Quiet luxury: saiba tudo sobre essa tendência

26 de setembro, 2023
4 minutos de leitura
Estilo
Quiet luxury: saiba tudo sobre essa tendência

Você já ouviu falar em quiet luxury? Essa tendência vem ganhando cada vez mais espaço no mundo da moda nos últimos meses, dominando a discussão na internet e conquistando adeptos ao redor do mundo. Para contextualizar esse termo, a Yuool trouxe tudo que você precisa saber sobre a tendência.

Vamos contar o que é a moda quiet luxury, quais as origens desse movimento e mostrar exemplos de marcas que adotam esse conceito nas suas criações. Quer ficar por dentro de todos os detalhes? É só continuar a leitura!

O que é quiet luxury?

Afinal, o que é quiet luxury? Esse termo é utilizado para designar uma tendência de moda que valoriza peças discretas e minimalistas, mas com acabamento e qualidade leves e ultrassofisticados. 

São aquelas roupas que não precisam “gritar” para serem lidas como luxuosas. Pelo contrário, roubam a cena pela simplicidade, uma elegância sem ostentação. As peças que seguem o quiet luxury têm uma estética minimalista, básica e limpa, valorizando a leveza e sofisticação sem excessos ou extravagâncias.

Outra característica desse estilo, que pode ser traduzido para o português como luxo discreto ou silencioso, é o tempo de vida útil das peças. Elas são confeccionadas em materiais duráveis e de qualidade, como couro sustentável, seda, lã e algodão, o que aumenta a sua vida útil.

Como destaque, é possível citar os detalhes de confecção, como alfaiataria e bons cortes e caimentos. Além disso, tecidos em tons neutros chamam a atenção pela praticidade e versatilidade.

Origens do movimento

quiet luxury

O estilo quiet luxury ganhou a cena da moda principalmente a partir das mudanças ocorridas no período pós-pandemia. É um movimento que tem coerência com os tempos atuais, uma vez que os clientes passaram a valorizar peças versáteis e necessárias de fato.

O sucesso do quiet luxury, portanto, tem relação com uma mudança na percepção de valor das roupas por parte do público. Hoje, as pessoas entendem a importância de investir em roupas de luxo que tenham alta durabilidade, complementando o que já compõe seu guarda-roupa. É a filosofia de consumo consciente, de comprar sem excessos.

Por conta disso, as marcas de luxo têm investido cada vez mais em peças atemporais, tendência influenciada pelo momento econômico de crise do pós-pandemia. Os consumidores passaram a ser mais atenciosos e cuidadosos com suas compras, investindo em itens que durem por muito tempo.

Especialistas também já afirmam que a busca por uma moda mais limpa e sem excessos é um reflexo da sociedade atual, extremamente digitalizada e com abundância incessante de informações. Nesse sentido, o quiet luxury funcionaria como um escape, valorizando roupas que possam ser usadas mais do que apenas para fotos do Instagram.

Quiet luxury na alta-costura

O conceito de quiet luxury ganhou as passarelas dos desfiles de moda das últimas estações. Em várias ocasiões, marcas como Chanel, Miu Miu, Gucci, Bottega Venetta, Louis Vuitton e Hermès expressaram peças que vão ao encontro da ideia de estilo atemporal sem extravagâncias.

Exemplo de quiet luxury no Brasil: Yuool

A Yuool é um exemplo de marca de moda casual de luxo que incorpora o conceito de quiet luxury no Brasil. Entregamos conforto no sentido mais amplo da palavra, englobando a estética do produto, a experiência de compra, o atendimento até a entrega.

Nossos calçados contam com design minimalista luxuoso, com fabricação precisa e busca constante pela inovação. Pesquisa e tecnologia são nossas aliadas para o desenvolvimento de cada peça, visando entregar qualidade excepcional em cada produto.

Acreditamos que um calçado de qualidade gera menos problemas e menos descarte para o planeta. Para colaborar com nosso pilar sustentável, temos uma essência minimalista, atemporal e sem distinção de gênero, oferecendo peças que podem ser usadas por muito tempo nas mais diversas ocasiões do dia a dia.

Escolhemos materiais e seguimos processos que respeitam o meio-ambiente. Hoje, produzimos peças em lã Merino com garantia de bem-estar animal e utilização de algodão orgânico, tecido natural de baixo impacto, poliamida biodegradável e garrafa PET reciclada e rastreada. Tudo isso garante uma decomposição mais rápida na natureza.

Conheça nossos calçados sustentáveis e minimalistas

Então, gostou de saber tudo sobre quiet luxury? Como comentamos, a Yuool é uma marca que se encaixa nesse movimento graças ao design minimalista e elegante dos nossos calçados. Somos uma empresa focada em moda atemporal e sem distinção de gênero, com o objetivo de prolongar a vida útil dos produtos.

Acreditamos que uma vida confortável é uma vida mais simples. Por isso, oferecemos calçados versáteis para acompanhar você em qualquer ocasião com leveza e conforto. Conheça mais sobre a nossa marca aqui.