Regtech: o que é e quais são os benefícios

28 de novembro, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Regtech: o que é e quais são os benefícios

Você sabe o que é uma regtech? Apesar da terminação “tech” estar presente em inúmeras empresas modernas, muitas pessoas ainda se confundem na hora de diferenciar cada modelo de negócio.

Para ficar por dentro dessa tendência, neste artigo, você vai entender o que é regtech, quais são as vantagens e como ela pode ser o braço direito das companhias. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é regtech?

Apesar de ter uma terminologia semelhante a de outros tipos de startup, como a fintech, responsável pelo setor financeiro, e a healthtech, da área de saúde, a regtech oferece soluções tecnológicas que ajudam as empresas a se manterem de acordo com as normas reguladoras do setor.

Isso significa que a regtech está sempre em busca de novas atualizações das normas regulamentadoras para auxiliar as empresas a atuarem em conformidade com as leis, ao mesmo tempo em que fiscaliza se os colaboradores estão agindo de acordo com elas. 

Uma das ferramentas utilizadas nesse processo é a de verificação de identidade, que, muitas vezes, inclui a biometria, com o objetivo de evitar casos de corrupção nas empresas. Também há um monitoramento contínuo por meio de softwares especializados, que emitem alertas sobre quaisquer atividades suspeitas.

Além disso, esse modelo de startup atua para criar relatórios e orientar as empresas na gestão de riscos. Isso porque otimiza os processos, garantindo a segurança dos dados. De forma resumida, podemos dizer que ela tem o papel de compliance.

O que o compliance faz? Unificar os processos e os conhecimentos necessários para garantir o cumprimento das normas pelas empresas e pelo quadro de funcionários, evitar desvios de recursos e melhorar a transparência do setor financeiro.

Outro motivo que explica por que compliance é importante é que o valor de mercado das empresas aumenta por meio desse processo, o que gera maior credibilidade para os stakeholders e a sociedade em geral, bem como melhoria na imagem da corporação. Logo, o compliance traz resultados tanto a curto quanto a longo prazo.

Quais são as vantagens da regtech?

imagem de trabalhadora em startup regtech

Entre as principais vantagens, está a economia de recursos financeiros e tempo para as empresas que aderem aos serviços da regtech. Afinal, todas as etapas são realizadas pela regtech, como o monitoramento constante do mercado e a análise das alterações das normas e as implicações.

A automatização de processos também é uma das funções da regtech. Isso significa que tarefas repetitivas são delegadas aos softwares adequados, o que gera mais tempo para os gestores tomarem decisões estratégicas com base nos dados coletados.

Quando as regulamentações são acompanhadas com frequência, torna-se mais rápido, fácil e econômico realizar as medidas necessárias para aplicá-las nas empresas. Tudo isso ajuda a diminuir o risco de inadimplência e fraudes, especialmente em companhias de atuação nacional, como bancos e varejos

Por causa da alta demanda fiscal, a maior parte das regtechs é voltada para o setor financeiro. Além delas, é possível encontrar especialistas nas áreas médicas, alimentícias, ambientais e químicas.

Regtech no Brasil: uma nova tendência

Além de serem verdadeiros sucessos na Europa, as regtechs ganham espaço no continente americano. De acordo com um estudo divulgado pela Global Fintech Market, espera-se que as regtechs cresçam 22,05% até 2023, devido à implementação de novas regulamentações no setor de fintech.

A regtech no Brasil deve seguir a mesma tendência. Afinal, de acordo com o mesmo relatório, “a América Latina está emergindo lentamente como uma das regiões de destaque em termos de desenvolvimento de fintech, impulsionada principalmente por iniciativas empreendidas no México e no Brasil”.

Fora isso, o consumidor e as leis de mercado estão mais exigentes nessa era de globalização, o que faz com que as empresas adotem cada vez mais tecnologias que as auxiliem no cumprimento adequado dessas normas. 

As normas são especialmente importantes quando se faz referência ao mundo digital. Um exemplo é a crescente preocupação com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Muitas vezes, atentas à segurança das informações dos usuários, as empresas recorrem às regtechs para obter orientações.

As regtechs ainda estão em constante evolução para se manterem atualizadas com as novas demandas do mercado. Por isso, precisam criar soluções tecnológicas cada vez mais abrangentes para dar conta das novidades do setor.

Por causa da ampliação do mundo digital, outra startup ganha espaço no mercado: a fintech. Leia este artigo e fique por dentro desse modelo de empresa que utiliza a tecnologia para solucionar problemas nas companhias.

Conheça a Yuool, referência em tecnologia no mercado de calçados

Gostou de aprender sobre a regtech e as vantagens que ela traz para as empresas? Então, conheça a Yuool, uma startup nascida em 2017 para revolucionar o varejo que prioriza o conforto, a inovação e a tecnologia em cada um dos produtos.

Para cumprir esses objetivos, são utilizados materiais de qualidade e alta tecnologia nos processos de fabricação dos calçados. Além disso, busca-se entregar conforto de diversas formas, como no design dos produtos, no atendimento e em todo o processo de entrega.

Por fim, a empresa é classificada como DNVB (Digitally Native Vertical Brand). Isso significa que a venda é realizada diretamente ao cliente final, eliminando canais de distribuição ou intermediários desse processo. Como resultado, os calçados podem ser adquiridos a preços mais justos.