Roupas do futuro: conheça as perspectivas para a moda do amanhã

26 de novembro, 2021
5 minutos de leitura
Estilo
Roupas do futuro: conheça as perspectivas para a moda do amanhã

Você tem interesse em saber como serão as roupas do futuro? Já é possível antecipar algumas tendências que podem dar o tom do seu guarda-roupa nos próximos anos.

 

Neste artigo, você vai conhecer quais são as perspectivas da moda no futuro, assim como os tecidos que provavelmente estarão em alta. Também vamos explicar porque as roupas do amanhã devem priorizar o conforto. Saiba mais!

 

Quais são as perspectivas para o futuro da moda?

 

A moda do futuro engloba a adoção de estratégias para diminuir o impacto ambiental causado pela indústria fashion. Também há um movimento forte em torno da criação de roupas inteligentes, capazes de soluções inovadoras. Confira os detalhes dessas tendências a seguir.

 

Sustentabilidade e responsabilidade social

 

A reivindicação de consumidores cada vez mais exigentes com critérios de sustentabilidade deve moldar as roupas do futuro. Consequentemente, as marcas que apresentam responsabilidade social e tratam os colaboradores com respeito ficarão em destaque.

 

Inclusive, essa tendência foi confirmada no relatório “The State of Fashion” (O estado da Moda) de 2021, em que dois terços dos entrevistados afirmaram que deixariam de comprar ou poderiam diminuir de maneira significativa o volume de compras de marcas que não tratam bem os empregados.

 

As iniciativas sustentáveis são importantes diante de números que revelam os impactos do mercado da moda. Apenas 1% dos produtos dessa indústria são reciclados. Além disso, cerca de 12% das fibras têxteis utilizadas no processo de fabricação das peças são descartadas na fábrica.

 

Roupas inteligentes

 

Outra tendência de moda futurística são as roupas inteligentes. Esse movimento está em evidência em pesquisas de universidades e modelos que já são adotados por marcas ao redor do mundo.

 

Entre as novidades, estão as peças capazes de medir os movimentos do corpo, quando o usuário realiza uma atividade física, além de dar dicas de como melhorar a execução dos exercícios.

 

Outro exemplo é de uma marca de roupas que tem um sistema de pontos para recompensar os consumidores pelo uso de peças inteligentes. Por meio da conexão com um dispositivo móvel, é possível participar de desafios em um mapa interativo. Os pontos podem ser trocados por produtos da empresa.

 

Por que o conforto deve ser uma premissa do futuro da moda?

 

 

Com a pandemia, o uso de roupas confortáveis passou a ser uma preocupação para vários consumidores. A necessidade de distanciamento social levou muita gente a ficar mais em casa e a adotar o home office. Nesse contexto, as peças que proporcionam conforto também passaram a ganhar um novo status.

 

Essa tendência tende a continuar em alta nos próximos anos. A prioridade são modelos mais soltinhos, como as peças oversized. Esses looks podem se tornar mais elegantes quando combinados com um blazer e um calçado fechado, por exemplo.

 

Nessa perspectiva, cresce o conceito de comfy wear, que coloca o conforto no centro da moda. Dessa forma, calças com modelagem jogger ou pantalona, além das saias menos justas, encontram espaço. Tecidos com um toque mais suave também são os mais indicados para proporcionar mais conforto.

 

O athleisure, movimento que utiliza roupas esportivas fora das academias de ginástica, é mais uma tendência que privilegia o conforto. Nesse estilo, são incluídas peças como os moletons e os tênis esportivos.

 

Conheça os tecidos que devem estar em alta

 

Nos trilhos do futuro da moda, os tecidos sustentáveis seguirão em destaque. Eles podem ser produzidos a partir da reciclagem de materiais descartados, como o polietileno tereftalato (PET).

 

Afinal, os produtos PET demoram cerca de 750 anos para decompor-se na natureza e podem poluir os oceanos. Assim, a reciclagem desses materiais pela indústria têxtil é uma forma de diminuir os impactos ambientais e colaborar com as cooperativas que trabalham diretamente com esse elemento.

 

Ainda é indicado o uso de algodão e lã, que provocam menos prejuízos ambientais que as fibras sintéticas, como poliéster, acrílico e elastano.

 

O look futurista também pode envolver a utilização de materiais desenvolvidos para se decompor de maneira bem mais rápida. Um deles é a poliamida biodegradável, capaz de se decompor em um período de até três anos depois do descarte em um aterro sanitário.

 

Outros exemplos de roupas do futuro são aquelas produzidas com tecidos biodegradáveis, como o couro de abacaxi, a fibra de bambu e a fibra de laranja. Dessa maneira, consumir peças feitas com esse tipo de material colabora para minimizar impactos que poderiam ser causados nos lixões ao longo do tempo.

 

Yuool: calçados prontos para o futuro

 

Gostou de aprender sobre como serão as roupas do futuro? A Yuool é uma empresa que nasceu em 2017 agindo como uma marca do século XXI. Por isso, a sustentabilidade é enxergada como uma obrigação.

 

Os nossos calçados são confeccionados em lã Merino e garantia de bem-estar animal. Também utilizamos o algodão orgânico, um tecido natural que apresenta baixo impacto na produção, além de garrafa PET reciclada e rastreada. Assim, asseguramos que esse material terá uma segunda vida útil.

 

Ainda contamos com o Nativa Precious Fiber, um certificado mundial para produtores de lã, tendo como base fundamentos de rastreabilidade, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Dessa forma, todos os fornecedores podem ser rastreados e mapeados no que se refere às práticas adotadas.