Saiba como se tornar uma empresa sustentável em 5 passos

24 de janeiro, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Saiba como se tornar uma empresa sustentável em 5 passos

Os lucros gerados por um negócio são essenciais para mantê-lo ativo para donos e acionistas. Porém, indo além disso, discutir como se tornar uma empresa sustentável é importante para diminuir o impacto na natureza, além de conversar diretamente com a própria imagem.

 

Uma empresa que se mostra preocupada com a sustentabilidade ambiental contribui com a preservação de recursos naturais, a redução de emissão de poluentes e muitos outros fatores. É uma forma de mostrar para os companheiros de negócios e para as gerações futuras que ser sustentável importa.

 

Afinal, o que é ser uma empresa sustentável?

 

Considerando o impacto que a sustentabilidade possui no meio empresarial, você deve estar se perguntando: o que é uma empresa sustentável? Podemos resumir esse conceito em três pilares: econômico, ambiental e social.

 

Ser sustentável é adotar estratégias que juntem esses termos da melhor forma. Por meio de ações simples, como evitar desperdícios, diminuir custos e melhorar relacionamentos, por exemplo, a empresa tomará atitudes que trarão mudanças positivas e significativas não só para o meio empresarial, como também para o planeta.

 

A sustentabilidade é uma das principais tendências atuais. Mesmo que essa pauta não estivesse no topo dos tópicos mais comentados, ainda assim, a empresa sairia na frente das concorrentes por implantar mudanças visando os três pilares citados. Afinal, as vantagens de ser uma empresa sustentável vão muito além de seguir tendências.

 

Dicas de como se tornar uma empresa sustentável

 

 

Agora que você já sabe a importância do movimento, vamos ao ponto crucial da discussão: como se tornar uma empresa sustentável? Nós, da Yuool, separamos alguns passos que você pode seguir para obter os melhores resultados.

 

Transparência

 

Considerando os pilares da sustentabilidade, uma empresa sustentável preocupa-se com o impacto social. Pensando nele, é importante ser transparente com as ações, mostrando não só quais são elas, mas também os resultados que estão gerando para os próprios consumidores e afiliados ao negócio.

 

É essencial apresentar as ações sustentáveis para o público, gerando mais empatia e conhecimento sobre o assunto. Além disso, a empresa torna-se mais aberta sobre os valores, fazendo com que mais pessoas confiem nela e, talvez, tornem-se até afiliados.

 

Coleta seletiva

 

O lixo está diretamente conectado com a sustentabilidade, certo? Por isso, adotar a coleta seletiva na empresa é um ótimo passo para tornar o seu negócio sustentável. As ações são muito simples: basta separar o lixo de acordo com as categorias, ou seja, orgânico, papel, plástico, metal, etc.

 

Porém, para a coleta seletiva funcionar, é preciso colaboração de todos os funcionários. O trabalho em equipe é indispensável ao iniciar o processo de como se tornar uma empresa sustentável. Por isso, procure orientar e inspirar os envolvidos, mostrando o quanto a coletiva é benéfica.

 

Fornecedores

 

Ao tornar o seu negócio sustentável, os processos da empresa devem corresponder a essa ideia. O que isso significa? Eles precisam seguir a responsabilidade sustentável na produção dos produtos, na matéria-prima e na entrega de mercadorias.

 

Trabalhar com fornecedores que possuem o certificado de empresa sustentável é bastante válido. Assim, o negócio não entra em inconsistência com o próprio discurso e ações. Isso também ajuda consideravelmente na incentivação dos clientes e dos funcionários.

 

Práticas conscientes

 

Não há nada melhor do que economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, beneficiar o meio ambiente, não é? Juntar esses dois benefícios é muito simples: basta adotar algumas práticas conscientes no dia a dia de trabalho.

 

A economia de energia pode ser o pontapé inicial para essas práticas. Comece substituindo as lâmpadas convencionais por LED, muito mais econômicas. Outra dica é retirar os eletrônicos da tomada assim que o expediente acabar. Você não faz ideia do quanto isso irá ajudar!

 

A economia de água é uma das práticas de como se tornar uma empresa sustentável. Procure substituir as torneiras por modelos que fecham automaticamente, evitando o desperdício. Lavar os ambientes externos com água reutilizável também é uma ótima ação. Lembra da nossa matéria sobre reutilização da água da máquina de lavar?

 

Documentação eletrônica

 

Esta etapa é muito importante! A documentação eletrônica diminui o consumo de papel, além de economizar espaço na empresa para o armazenamento de documentos. Com ela, você não só ajuda o meio ambiente, mas também a própria segurança, tendo tudo o que você precisa a um clique de distância.

 

A documentação eletrônica é uma prática bastante adotada no Brasil, estando de acordo com a legislação vigente do país. Em busca de incentivar ainda mais essa medida, já existem até ferramentas de assinatura eletrônica, facilitando o processo de documentação tanto para a empresa, quanto para o funcionário/afiliado.

 

Yuool: sustentabilidade e conforto em primeiro lugar!

 

Gostou de saber sobre como se tornar uma empresa sustentável? A Yuool é adepta desse conceito, sendo reconhecida com o selo “Nativa Precious Fiber”, que se baseia nos pilares de rastreabilidade, sustentabilidade, bem-estar animal e responsabilidade social corporativa.

 

Não só a própria Yuool é adepta à sustentabilidade, como os nossos fornecedores também. Estendemos nossa responsabilidade ambiental não só à produção de calçados com materiais sustentáveis, mas também à forma com que os itens são entregues aos consumidores!

 

Conheça as nossas linhas Yuool Tênis, Yuool Fit e Yuool Home, que prezam não só pela sustentabilidade, como também pelo conforto dos seus pés.