Saiba como viajar de avião na pandemia com segurança

02 de dezembro, 2021
5 minutos de leitura
Viagem
Saiba como viajar de avião na pandemia com segurança

Quem está com planos de arrumar as malas para viajar de avião na pandemia precisa ficar por dentro dos cuidados que são exigidos aos passageiros. Afinal, todo mundo quer se deslocar até o destino com tranquilidade, não é mesmo?

 

Por isso, preparamos um guia para ajudar você nesse sentido. A seguir, você vai saber quais são as regras para viajar de avião na pandemia, bem como os cuidados adotados nos aeroportos e nas aeronaves. Confira!

 

Viajar de avião na pandemia: conheça as normas

 

Para começar, diversos cuidados para viajar de avião na pandemia precisam ser cumpridos nos terminais e nas aeronaves para que os viajantes tenham mais segurança. Os aeroportos devem seguir as exigências sanitárias sobre o uso de máscaras e a circulação de pessoas no saguão e na área de check-in.

 

Sendo assim, você pode encontrar sinalização no piso para o distanciamento de pessoas na fila do embarque. As cadeiras de espera no saguão também podem ter alguns acentos interditados para ajudar no espaçamento entre os passageiros.

 

Já as regras sobre a exigência de vacinação e de teste negativo para COVID-19 variam conforme o destino da sua viagem. Por isso, é essencial que você pesquise quais são as normas cobradas aos viajantes no local onde pretende ir.

 

Os EUA, por exemplo, exigem o resultado de um teste negativo, realizado 72 horas antes do embarque. Também é preciso que o viajante apresente um certificado internacional que comprove a vacinação completa contra a COVID-19.

 

Os sistemas para filtrar o ar nos aviões são considerados eficientes para prevenir a doença. No entanto, a proteção não alcança 100%, e é preciso que os passageiros evitem a retirada da máscara dentro da aeronave para diminuir o risco de viajar de avião na pandemia.

 

4 dicas para ter uma viagem mais segura e tranquila durante a pandemia

 

Os cuidados para viajar de avião na pandemia devem começar antes de sair de casa. Os viajantes precisam planejar a ida ao aeroporto com antecedência, utilizar máscaras apropriadas e ter cuidados na hora das refeições.

Continue lendo e veja detalhes sobre essas recomendações de como viajar de avião na pandemia.

 

Chegar no aeroporto com antecedência

 

Antes mesmo da pandemia, já era recomendado chegar mais cedo aos aeroportos para evitar imprevistos nos voos. Com os protocolos, esse cuidado aumenta, a fim de garantir uma viagem tranquila.

 

A Infraero, que regula a infraestrutura dos aeroportos no país, recomenda que os passageiros que irão viajar de avião na pandemia estejam nos terminais 1h30 antes do horário, no caso de voos domésticos. Se o seu destino for em outro país, é indicado chegar com o mínimo de 3 horas de antecedência.

 

 

Usar máscaras adequadas

 

Para se prevenir do coronavírus e ter uma viagem mais sossegada, você deve evitar alguns tipos de máscara para usar no avião. A Infraero divulgou uma lista de proteções que não devem ser usadas pelos viajantes:

 

máscaras de acrílico ou plástico transparente;
face shield sem as máscaras de proteção por baixo;
máscaras de pano com somente uma camada de proteção;
bandanas e lenços;
máscaras com válvula de expiração.

 

As crianças com idade inferior a três anos estão dispensadas da utilização da máscara. Além disso, é fundamental que quem precisa usar o equipamento de proteção cubra o nariz e a boca, sem deixar aberturas. É indicado que os passageiros se protejam com as máscaras a seguir:

 

máscaras N95 e KN95 sem válvula;
máscaras PFF2 sem válvula;
máscaras cirúrgicas;
máscaras de tecido com duas ou mais camadas.

 

Fazer o check-in online

 

Depois, é recomendado que os passageiros que irão viajar de avião na pandemia utilizem os canais digitais, como o site e o aplicativo das companhias aéreas, para realizar o check-in. Assim, é possível evitar aglomerações nas filas de atendimento dos aeroportos.

 

Caso seja possível, os viajantes também podem utilizar cartões de crédito ou pagar com o smartphone em restaurantes e outros serviços dos aeroportos. Isso pode evitar o contato com o dinheiro e ajudar na proteção contra o vírus.

 

Adotar cuidados ao comer

 

Se o seu voo tiver curta duração, especialmente em voos domésticos, é recomendado se alimentar antes de sair de casa. Dessa forma, você evitará ter a necessidade de retirar a máscara para comer no aeroporto ou no avião.

 

Por outro lado, em voos com maior duração, principalmente em viagens internacionais, é indicado adotar alguns cuidados na hora de se alimentar. Se possível, retire a máscara por pouco tempo, apenas para comer e beber, e coloque a proteção bem ajustada ao rosto em seguida.

 

Yuool: o melhor tênis para a sua viagem

 

Gostou de aprender a viajar de avião na pandemia com segurança? Se estiver em dúvida sobre qual tênis pode acompanhar você no próximo destino, é possível que se encante com a qualidade dos calçados da Yuool.

 

Seja para enfrentar horas de voo ou para os diferentes passeios do seu roteiro de viagem, os nossos tênis são opções confortáveis e versáteis. Com design minimalista, podem ser combinados com outras peças da sua mala. Além do mais, por serem compactos e pesarem apenas 250g, cabem facilmente na sua bagagem.

 

Os calçados também podem ser lavados facilmente na máquina de lavar, dando mais praticidade para quem usa. Para completar, os tênis da Yuool são produzidos atendendo a critérios de sustentabilidade, desde a escolha de matéria-prima até a embalagem.