Streetwear: saiba tudo sobre o estilo

22 de dezembro, 2021
5 minutos de leitura
Estilo
Streetwear: saiba tudo sobre o estilo

A gente sabe que a moda se manifesta de várias formas de acordo com a cultura. Uma dessas expressões pode ser vista no streetwear. Quer conhecer todos os detalhes sobre esse estilo e ainda aprender como aplicá-lo no seu dia a dia? Então, continue a leitura!

O que é streetwear?

Você pode até já ter ouvido falar desse estilo, mas realmente sabe o que é streetwear? Bem, esse estilo é bastante usado entre os jovens, principalmente por aqueles que adoram tribos urbanas. Sem contar que ele vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

Um dos principais pontos altos desse estilo é o conforto, já que as peças são mais folgadinhas, remetendo a elementos de roupas esportivas, punks e skatistas, que são movimentos sociais. Nele, também é bastante comum as pessoas usarem e abusarem dos acessórios.

Entretanto, o streetwear style vai muito além de produtos e da definição básica de “roupas de ruas”. Ele é bastante conectado ao comportamento, à mentalidade e ao lifestyle. É uma forma de mostrar a sua liberdade ao mundo sem deixar o bem-estar de lado.

História do estilo streetwear

O streetwear teve início lá nos anos 80, quando o hip-hop, o pop e o rock dominavam as ruas, principalmente em Nova York e na Califórnia. Esses gêneros musicais não tomavam conta somente da música, mas também de outras áreas culturais, como a dança e as artes plásticas.

Nessa época, o DIY (Do It Yourself/Faça Você Mesmo) também estava em alta, ou seja, peças fabricadas manualmente eram uma febre entre os jovens que buscavam esbanjar personalidade.

Porém, o sucesso do look streetwear só foi surgir quando um morador do litoral da Califórnia, Shawn Stussy, começou a estampar camisetas com o logotipo de sua marca de pranchas de surf. Além de conter o sobrenome dele estampado, o design era inspirado pelos estilos punk e rock.

Com muita naturalidade, as camisetas começaram a cair no gosto dos moradores da região e foram se espalhando. Quem mais as abraçou foram os jovens em protestos culturais e pautas sociais, principalmente os envolvidos com o hip-hop.

Moda streetwear: conheça as principais peças

Além das peças do streetwear serem mais folgadas e confortáveis, elas oferecem um modo único e sofisticado de se vestir, que chama a atenção por ser diferente do que vemos tradicionalmente. Ficou curioso para saber quais roupas e acessórios fazem parte da moda streetwear? Dê só uma olhada:

Moletons

Calças, blusas e jaquetas de moletom são algumas das principais peças do streetwear. Afinal, são bastante confortáveis, estilosas e ainda combinam com praticamente qualquer tipo de camiseta e tênis.

Se quiser deixar o look ainda mais a cara desse estilo de rua, vale a pena investir em peças oversized, que têm uma característica mais folgada e, consequentemente, tornam o visual mais despojado.

Quer aprender dicas de como usar uma calça de moletom do jeito certo? Neste artigo, contamos todos os detalhes para quem quer aproveitar a liberdade e a comodidade da peça nas produções do dia a dia.

Camisetas estampadas

Outro item que não pode faltar no guarda-roupa dos adeptos ao streetwear são as camisetas estampadas, geralmente com uma logomarca, símbolo, número ou gráfico.

Elas são peças fundamentais para criar looks autênticos, que demonstram personalidade e autoconfiança. Em relação às cores, preto e tons terrosos como marrom e laranja, costumam estar presentes nesse estilo de se vestir.

homem com calça e tenis streetwear

Tênis

Entre os principais itens do estilo está o tênis streetwear. Eles são elementos-chave do visual, principalmente devido ao formato que marca presença no look. Eles atendem a todos os gostos, desde os mais simples até os que adoram detalhes.

Inclusive, os tênis têm uma pegada mais esportiva, por isso, merecem um cuidado especial na hora de combinar com outras peças do look. Se você quer aprender a fazer a melhor combinação, nós te ensinamos.

Calças

As calças também seguem a mesma pegada. O modelo cargo é uma febre, assim como o jeans destroyed e o jogger. Você pode combinar com uma t-shirt oversized de beisebol ou basquete, esportes característicos do streetwear. A história deles está diretamente ligada a esse estilo.

Bonés

Por último, não poderia faltar esse acessório tão essencial para o streetwear: o boné. Esse item literalmente faz a cabeça de quem o usa e, uma vez usado, difícil abandonar, viu? Se você curte esportes, os bonés desse estilo costumam ser customizados com referências a várias modalidades.

A Yuool foca no seu conforto

Gostou de saber mais sobre o streetwear? A Yuool é uma grande apoiadora dessa tendência e disponibiliza tênis com design minimalista que formam uma ótima combinação com peças mais carregadas, que chamam a atenção no look.

Justamente por acreditar que é possível tornar o mundo um lugar mais confortável para todos, seja por meio de produtos, embalagens e acessórios de qualidade ou ações sociais, a Yuool acaba de conquistar a Certificação B, sistema internacional que valoriza negócios que equilibram propósito e lucro.

Estamos orgulhosos em ser uma startup que faz parte do Movimento B, com o objetivo de acelerar a mudança da cultura econômica global e torná-la significativa e duradoura. Juntos, vamos criando um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo para o planeta.