Selos de sustentabilidade: saiba o que são e qual é a importância

30 de maio, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente

Você conhece a importância dos selos de sustentabilidade? Este tipo de certificação beneficia empresas e consumidores, além de contribuir para a diminuição dos impactos ao meio ambiente.

Neste artigo, apresentamos os principais selos sustentáveis, além de explicarmos por que compradores e investidores reconhecem a relevância desse tipo de certificado. Confira!

Entenda o que são selos de sustentabilidade

O que é selo verde? Os selos de sustentabilidade têm a função de comprovar a adoção de práticas que minimizem os impactos ao meio ambiente. Essas certificações mostram que as empresas colocam em prática medidas sustentáveis tanto no processo de desenvolvimento quanto na estrutura dos produtos.

Há vários tipos de selos de sustentabilidade que avaliam diferentes aspectos das empresas. Cada selo apresenta exigências que devem ser cumpridas pelas corporações para validação.

Por exemplo, alguns deles podem certificar as companhias em relação a critérios para a gestão de resíduos ou a eficiência energética. Também existem certificados que avaliam quesitos como a gestão da água e o manejo florestal.

Saiba porque esse tipo de selo é importante

As certificações sustentáveis são relevantes para as empresas porque ajudam a transmitir credibilidade ao consumidor. Elas também contribuem para a melhoria dos processos e para a atração de investidores. Veja mais detalhes sobre as vantagens adiante.

Credibilidade

Para começar, as empresas que reconhecem a importância da sustentabilidade e se tornam certificadas também demonstram confiança para os clientes. Assim, os consumidores podem verificar que os princípios de sustentabilidade vão além do discurso, sendo colocados em prática.

Só para você ter uma ideia, um estudo feito pela consultoria de marketing Good Must Grow registrou um aumento do Conscious Consumer Spending Index, traduzido em português como Índice de Gastos do Consumidor Consciente (#CCSIndex), entre 2020 e 2021.

O índice, que subiu de 39 para 51, avalia a importância que os consumidores atribuem às compras de empresas socialmente responsáveis e a intenção de aumentar a quantia gasta com esse tipo de compra.

Melhoria nos processos

As empresas que investem na venda de produtos com selos ambientais ainda conseguem melhorar os processos internos, já que precisam atender a diversas exigências.

Por consequência, o fluxo de prestação de serviços também tende a ser aperfeiçoado. Ainda é provável que, a longo prazo, as empresas diminuam os custos com matéria-prima.

Atração de investidores

As companhias que adotam selos de sustentabilidade também atraem mais investidores. Isso porque as empresas sustentáveis cumprem regulamentos ambientais e oferecem menos riscos ao dinheiro aplicado.

Esse tipo de empresa tende a ganhar mais atenção do mercado e dos consumidores. Em função disso, as chances de expansão do negócio também aumentam.

Selos de sustentabilidade diminuem impactos no meio ambiente

Conheça os principais selos de sustentabilidade

Entre os principais selos de sustentabilidade que as empresas podem garantir atualmente, estão: o Nativa Precious Fiber, o Selo Procel, o Rainforest Alliance e a Empresa B.

Empresa B

A organização sem fins lucrativos B Lab entrega a certificação de Empresa B a companhias que cumprem critérios relativos à governança, ao meio ambiente, à comunidade, aos clientes e aos funcionários.

Para isso, é feita uma análise de todos esses pontos e condições que podem passar por melhorias. As corporações que recebem o selo se comprometem a aprimorar os padrões de gestão e transparência. Já são 4.999 empresas que garantiram esse certificado em todo o mundo.

Selo Procel

O Selo Procel de Economia de Energia foi criado por um decreto presidencial no Brasil, em 1993. A certificação busca garantir ao consumidor equipamentos mais eficientes e que reduzem o consumo energético.

Os produtos candidatos ao selo devem passar por ensaios em laboratórios indicados pela Eletrobras. Apenas os equipamentos que atingem os índices de consumo e desempenho recebem o selo Procel.

Rainforest Alliance

A certificação Rainforest Alliance foi desenvolvida por organizações internacionais em 1987. O objetivo do selo é o reconhecimento em relação a agricultores e empresas que tomam medidas para tornar os produtos mais sustentáveis, a fim de contribuir para um futuro melhor para a natureza e as pessoas.

Nativa Precious Fiber

O Nativa Precious Fiber é uma certificação mundial destinada a produtores de lã. A Yuool é uma das empresas que garantiu o selo, sustentado em fundamentos de bem-estar animal, rastreabilidade, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade.

Com isso, todos os fornecedores da empresa podem ser rastreados e mapeados em consideração às práticas. O Nativa Precious Fiber exige o cumprimento de um longo processo de comprovação de práticas sustentáveis e bons tratos aos animais.

Yuool: sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos

A preocupação da Yuool com a sustentabilidade pode ser verificada em toda a cadeia de suprimentos. Utilizamos matéria-prima sustentável, como a lã Merino com garantia de bem-estar animal, o algodão orgânico e a garrafa PET reciclada e rastreada.

As caixas em que os nossos tênis são entregues são feitas de material reciclado. Já o molde é produzido com bagaço de cana-de-açúcar e projetado para diminuir a geração de resíduos. Além disso, o folheto com as características dos produtos é feito com material reciclado em formato de marcador de livro.