Semana do Meio Ambiente: conheça o conceito e sua importância

15 de março, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Semana do Meio Ambiente: conheça o conceito e sua importância

A Semana do Meio Ambiente é um dos eventos mais importantes do nosso calendário. O marco desse período busca implementar iniciativas para a preservação do patrimônio ambiental.

 

Neste artigo, abordamos a importância da Semana do Meio Ambiente e explicamos como esse evento surgiu. Você também vai entender de que maneira pode adotar iniciativas na sua rotina, a fim de reduzir os impactos aos recursos naturais. Boa leitura!

 

O que é?

 

 

Você sabe quando é a Semana do Meio Ambiente? Primeiramente, é importante explicar a origem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data é celebrada no dia 5 de junho, em referência à data de início da Conferência de Estocolmo (Suécia).

 

O evento ocorreu em 1972 e foi a primeira Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano. Na ocasião, representantes de 113 países se reuniram para discutir o tema, o que resultou em uma declaração com 19 princípios, que servem de base para a agenda ambiental das Nações Unidas.

 

Desde então, todos os anos, o evento da ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente busca sensibilizar a sociedade em torno de iniciativas para problemas ambientais. Além disso, a cada data, é escolhido um tema para ser debatido.

 

Em 2022, o tópico vai ser novamente uma “Uma Só Terra”, o mesmo da Conferência de Estocolmo. Cinquenta anos depois, o evento vai voltar a ser sediado na Suécia e vai discutir a necessidade de promover transformações por meio de políticas públicas e estilos de vida com menor impacto ambiental.

 

Já a Semana do Meio Ambiente foi criada pelo governo brasileiro e tem abrangência nacional. A semana foi instituída pelo decreto n. 86.028, do dia 27 de maio de 1981. A lei faz referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente e determina que ela deve ocorrer na primeira semana do mês de junho.

 

Qual é a importância?

 

Qual é o objetivo da Semana do Meio Ambiente? O decreto do governo brasileiro justifica que a semana tem a finalidade de “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”.

 

Com isso, essa semana é importante para proporcionar discussões sobre a necessidade de preservação, além de estimular ações para minimizar os impactos ambientais. Neste ano, será entre os dias 5 e 9 de junho.

 

Só para você ter uma ideia da importância dessa questão, um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apontou os riscos para o bem-estar da humanidade devido à crise climática, aos danos à biodiversidade e à poluição.

 

Conforme o documento, se continuarmos no ritmo atual, a tendência é de aquecimento de ao menos 3 ºC acima dos níveis pré-industriais até o ano de 2100. Assim, 1 milhão de espécies de plantas e animais estão ameaçadas de extinção.

 

O que fazer?

 

Durante a Semana do Meio Ambiente, instituições públicas e empresas costumam organizar iniciativas com o intuito de reduzir os efeitos causados pela ação humana ao meio ambiente ou promover debates em torno desse assunto.

 

Lista de ações para a Semana do Meio Ambiente

 

Caso você queira saber o que fazer na Semana do Meio Ambiente, algumas ações individuais podem ser colocadas em prática. Além disso, você pode estender esse tipo de iniciativa para outros dias do ano, bem como engajar outras pessoas em torno dessa causa. Confira a seguir algumas sugestões:

 

  • realize o descarte apropriado do lixo e não jogue os resíduos nos córregos;
  • diminua o consumo de água no seu dia a dia e procure maneiras de reutilizá-la;
  • reduza o consumo de energia elétrica e mantenha as lâmpadas acesas somente quando necessário;
  • caso seja possível, diminua também o uso do seu carro e dê preferência ao transporte público e às bicicletas;
  • separe as roupas que você não usa mais para doação em vez de descartá-las;
  • reutilize objetos, como vasos e latas de produtos, para a decoração da sua casa;
  • selecione o lixo reciclável, a fim de diminuir a quantidade de resíduos em aterros sanitários;
  • procure informações sobre as marcas que você consome e verifique quais ações sustentáveis são praticadas;
  • cobre iniciativas governamentais para que a legislação ambiental seja respeitada;
  • denuncie problemas ambientais, a exemplo das queimadas.

 

Yuool: moda com responsabilidade ambiental

 

Gostou de conhecer as recomendações de atividades para a Semana do Meio Ambiente? Aproveite para conhecer as ações da Yuool para desenvolver produtos com responsabilidade ambiental e, assim, atender a clientes conscientes da urgência dessas práticas.

 

Para começar, a Yuool enxerga a sustentabilidade como uma obrigação, e não somente como um diferencial. A marca cria calçados que podem ser usados em diversas situações e por mais tempo. Dessa forma, também promovemos a redução da geração de resíduos.

 

A preocupação com as ações sustentáveis passa por toda a nossa cadeia produtiva. Por isso, nós apresentamos o certificado Nativa Precious Faber, um selo mundial para produtores de . Essa conquista só ocorreu após a comprovação de práticas sustentáveis e de bons tratos aos animais.

 

Além disso, nossos fornecedores de matéria-prima também são certificados com selos de sustentabilidade. Todas as caixas que levam os nossos produtos são feitas de material reciclado, e o molde que acompanha o tênis é elaborado com bagaço de cana-de-açúcar e desenhado para gerar menos lixo.