Sneakerhead: o que é e como ser um

12 de abril, 2023
5 minutos de leitura
lifestyle
Sneakerhead: o que é e como ser um

Você conhece a palavra sneakerhead? Esse é um termo que tem sido cada vez mais utilizado nos últimos anos graças às redes sociais, que propagaram a ideia tanto dentro quanto fora da comunidade de pessoas interessadas em tendências de moda.

Por isso, se quer descobrir o que é sneakerhead, você chegou ao lugar certo. Aqui, no blog da Yuool, nós contamos o que significa esse termo, qual a sua origem e como ele se aplica na prática. Acompanhe para não perder nenhum detalhe e fique por dentro dessa tendência!

Sneakerhead: o que significa?

“Sneakerhead” é um termo em inglês que deriva da palavra sneakers (“tênis”, em português). Em geral, ele é utilizado para falar sobre pessoas que são adeptas da cultura urbana Sneaker, que inclui jovens que gostam de usar tênis estilosos e cheios de personalidade.

Muitas pessoas acham que um sneakerhead é alguém viciado em tênis. Isso pode até ser verdade, mas o termo também é amplamente utilizado para se referir a colecionadores de itens especiais e/ou artistas que confeccionam e personalizam seus próprios calçados.

Cultura Sneaker

Até aqui, vimos algumas características do sneakerhead: significado da palavra e características das pessoas que se identificam com esse termo. Porém, também é interessante entender alguns comportamentos que são associados aos sneakerheads enquanto comunidade.

A cultura sneaker começou a entrar em evidência nos anos 1960 e 1970, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Japão. Foi nesse momento que alguns lançamentos especiais da indústria de calçados passaram a chamar a atenção de pessoas que se interessavam — e muito! — pelo estilo dos tênis.

Ser um sneakerhead está muito associado a gostar do estilo streetwear, visto que o movimento surgiu conectado à cultura do hip hop e à tendência do uso de roupas esportivas no dia a dia. 

Sneakerheads e o mercado

sneakerhead

Hoje, as marcas de calçados têm se esforçado cada vez mais para conquistar o público sneakerhead. A quantidade de amantes de tênis interessados em colecionar esses calçados tem crescido nas últimas décadas, impulsionada principalmente pelo marketing de redes sociais e o movimento de revenda.

No entanto, esse movimento também já foi observado no passado, quando, em 1980, a Nike virou febre com o lançamento do Air Jordan 1, em parceria com o jogador de basquete Michael Jordan.

Segundo relatório da Grand View Research Inc, o movimento sneakerhead pode ser responsável por movimentar cerca de 95 bilhões de dólares até 2025, seja com a compra de produtos novos, revenda ou compra de itens de colecionador a preços exorbitantes.

Tipos de sneakerhead

O movimento sneakerhead cresceu tanto que hoje é possível dividir os amantes desse sapato em algumas categorias, de acordo com os hábitos de consumo e preferências particulares. Alguns dos segmentos mais comuns são:

  • sneakernerd: são aqueles consumidores que gostam de saber todos os detalhes sobre a peça que compram, como material, história, ano de lançamento, concepção de design, entre outros;
  • high end: são os aficionados por tênis de luxo, que gostam de colecionar peças exclusivas de marcas de grife;
  • despreocupado: é aquela pessoa que não se preocupa muito em manter o sapato no estado perfeito. Ele só quer usar e não se importa se a peça vai ficar desgastada com o tempo;
  • OG: gosta de modelos clássicos e tradicionais, evitando peças que fogem do básico;
  • fashionista: é o sneakerhead que se preocupa com a moda de forma geral e gosta de combinar os sapatos com as demais peças do look;
  • colecionador: gosta de colecionar todo tipo de tênis, mas busca comprar aqueles modelos que são mais exclusivos e que têm edição limitada;
  • hypebeast: prefere seguir as tendências do momento, mesmo que a um alto custo.

Como ser um sneakerhead?

Se você quer se tornar um sneakerhead, não tem segredo. Gostar de tênis, se interessar por buscar e comprar modelos novos e exclusivos, e colecionar algumas peças já é suficiente para se considerar um.

Para ser um sneakerhead “raíz”, comece montando sua pequena coleção. Vale pesquisar lojas on-line que ofereçam calçados adequados ao seu gosto e orçamento. 

Conheça os tênis da Yuool!

E aí, gostou de saber tudo o que é ser um sneakerhead? Se você gosta de tênis e quer se manter antenado nas últimas tendências do setor, precisa conhecer a Yuool. Somos uma empresa nascida no digital, cujo propósito é oferecer calçados de qualidade a preços justos, prezando pela sustentabilidade e tecnologia.

Na Yuool, você encontra tênis confortáveis e minimalistas para usar em qualquer ocasião. Nossos modelos de calçado são versáteis e sem gênero, pois acreditamos no poder do minimalismo para reduzir o descarte desnecessário de materiais poluentes na natureza. 

Nossos produtos são ideais para colecionadores que se preocupam com a saúde do planeta! A cadeia produtiva é sustentável do começo ao fim: da confecção à entrega. Achou interessante? Acesse já o nosso site e confira nosso catálogo completo de tênis esportivos e casuais para adicionar à sua coleção.