Solado de EVA: conheça as propriedades inovadoras do material

29 de julho, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Solado de EVA: conheça as propriedades inovadoras do material

Escolher um calçado apenas pela aparência e negligenciar, dentre outros aspectos, sua composição, pode ser uma grande cilada! Afinal, é de suma importância conhecer a fundo o item que fará parte do seu dia a dia. Por isso, a Yuool preparou este conteúdo para falar especificamente sobre o solado de EVA.

Quais serão as características que o material confere aos tênis da marca e por que ele faz tanto sucesso no universo calçadista? Continue a leitura e descubra quão resistente, confortável e segura é essa opção!

O que é o solado de um tênis?

Antes de mais nada, é preciso definir o que é solado, certo? Embora possa parecer óbvio, muita gente não sabe, por exemplo, se é a mesma coisa que sola. Sim, é a mesma coisa! Essa é a parte do tênis, portanto, que fica em contato com o solo e tem a função de oferecer aderência e estabilidade à pisada.

De acordo com cada tipo de situação, pode ser necessário um tipo específico de solado. Atividades físicas, por exemplo, demandam solados apropriados, bem como os tênis que compõem a linha Yuool Fit, criados justamente para essa finalidade.

Por outro lado, a rotina de hoje, que vai desde o trabalho até os eventos noturnos, passando pela academia, exige solados flexíveis e confortáveis. Além disso, a segurança e o estilo são indispensáveis. Nesse cenário, o solado de EVA desponta como uma excelente alternativa!

Como o EVA passou a ser usado em calçados?

Depois de entender melhor o que é e qual é o papel do solado em um calçado, é hora de descobrir o que é EVA e como ele se tornou importante para a indústria calçadista.

O EVA é um polímero da família das borrachas que se destaca por ser flexível e possuir propriedades adesivas e impermeáveis. Utilizado com diferentes propósitos, o material ganhou evidência na fabricação de calçados, especialmente ao substituir o couro.

Desde então, o solado de EVA passou a ser uma opção muito mais viável e sustentável, promovendo uma infinidade de benefícios e se consolidando como o preferido do setor.

Quais são as principais características do solado de EVA?

solado de eva

A princípio, o EVA era usado majoritariamente em tênis esportivos. Porém, com o avanço da tecnologia têxtil, virou um elemento imprescindível à fabricação dos tênis casuais. Mas e aí, no fim das contas, será que isso deu certo? Será que o solado de EVA é bom? Confira a seguir algumas de suas vantagens e faça sua análise:

1. Estabilidade e absorção de impacto

Uma das questões cruciais quando o assunto é a sola de um calçado diz respeito à estabilidade. Em outras palavras, é fundamental que haja firmeza e tração no contato com o piso. Sabendo disso, será que o solado de EVA escorrega?

A resposta é não, não escorrega! Obviamente, isso dependerá da qualidade do produto, então é bom ficar atento. No caso dos tênis da Yuool produzidos com lã, o solado de EVA oferece aderência e segurança ao caminhar. Além disso, a absorção de impacto é absoluta, protegendo as articulações ao distribuir com equilíbrio o peso do corpo.

2. Leveza aliada à eficiência

A depender do processo produtivo, o EVA pode apresentar diferentes pesos e densidades. Entretanto, na sua essência, o material é leve e proporciona conforto aos passos.

Assim, o tênis ganha em desempenho e eficiência, uma vez que calçados pesados tendem a dificultar o uso por longas horas, causando dores e incômodos aos pés e às panturrilhas.

3. Resistência e alta durabilidade

Outra funcionalidade viabilizada pela sola de EVA que merece destaque é a resistência. Embora seja leve, o material suporta com maestria os mais variados tipos de esforços e se comporta de maneira impecável quando exposto a ambientes corrosivos.

Consequentemente, o solado de EVA confere mais durabilidade ao tênis, prolongando sua vida útil e impedindo que o produto se torne descartável. Logo, sendo o desgaste precoce evitado, o calçado fortalece o consumo consciente.

4. Flexibilidade e conforto

Por meio de tecnologias inovadoras, o solado de EVA vem ganhando cada vez mais qualidade e sofisticação. Tudo isso sem perder duas de suas melhores características: a flexibilidade e o conforto!

O material pode ser facilmente moldado conforme a necessidade. Por isso, os tênis que carregam o composto emborrachado na sola se ajustam perfeitamente aos pés, pois não possuem a estrutura enrijecida que aperta e até machuca.

Eles são capazes de voltar ao estado original após serem submetidos a um esforço. Depois de tantas vantagens, conseguiu concluir se o tênis com solado de EVA é bom?

Yuool: inovando em cada parte do calçado

Referência na utilização de tecnologia têxtil, a Yuool desenvolve seus tênis a partir de muitos testes e pesquisas. Seus processos de fabricação possuem certificados de sustentabilidade, garantindo o respeito ao meio ambiente e à sociedade.

Além do EVA, a Yuool faz uso de grafeno, garrafa PET reciclada em outros modelos, além de fibras naturais. Tudo isso a fim de promover praticidade, conforto e funcionalidade à rotina.

No entanto, cada etapa é executada sem abrir mão do estilo, do design autêntico, tendo como premissa a inovação. Portanto, se você quer fazer parte desse movimento de transformação, junte-se à Yuool e conheça os produtos revolucionários da marca!