Solado PU: entenda o que é esse material de fabricação de sapatos

14 de fevereiro, 2023
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Solado PU: entenda o que é esse material de fabricação de sapatos

Ter um calçado confortável no guarda-roupa é essencial para quem precisa enfrentar uma rotina corrida, não é mesmo? Para garantir mais conforto e durabilidade aos produtos, os solados são partes essenciais da sua fabricação. Pensando nisso, você já ouviu falar no solado PU

Esse material inovador tem ganhado cada vez mais espaço na produção de sapatos nos últimos anos. Por isso, se você tem interesse em descobrir o que é PU e quais são as características e vantagens de calçados com esse tipo de solado, vem com a gente! Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é solado PU?

O solado é uma parte essencial na confecção dos sapatos. Afinal, é ele que dá a sustentação necessária entre os pés e o contato com o solo, oferecendo conforto, flexibilidade, proteção contra impactos e segurança. 

O material PU nada mais é do que o poliuretano, um tipo de polímero com uma textura muito próxima à da espuma. Graças às características químicas desse composto, ele forma um tipo de solado de alta durabilidade e resistência, que pode ser utilizado na fabricação de diversos modelos.

O solado PU pode ser encontrado tanto em calçados casuais (tênis, chinelos e sandálias) como em itens voltados especificamente para atividades que requerem solas de maior resistência, como equipamentos de proteção individual usados em indústrias e tênis para fazer trilhas, exercícios ou corrida.

Tipos de solado

solado pu

Agora que você já conhece a sola PU, pode ser que esteja se perguntando qual é a diferença entre esse material e os demais tipos de solados disponíveis no mercado. Abaixo, você confere uma lista com os principais materiais utilizados na fabricação de solas e as características de cada um.

Borracha

A borracha é um material leve e flexível que costuma ser encontrado em solados de sapatos casuais. Ele tem boa impermeabilidade e capacidade de amortecer impactos, por isso, é comum em tênis de corrida. Entre o solado PU e o de borracha, o último costuma ter mais amortecimento, sendo ideal para praticantes de esportes.

Couro

O solado em couro é elegante e facilmente encontrado em sapatos formais, voltados para ocasiões sociais, como trabalho, casamentos, formaturas, entre outros eventos. A principal vantagem desse material é sua durabilidade, já que ele é resistente e capaz de durar muitos anos se bem conservado.

EVA

O EVA, ou acetato de vinila, tem como principais características a leveza e a maciez. O material é mais acessível do que o couro, por isso, é muito buscado pelos fabricantes para baratear os custos de confecção. Uma grande vantagem de solados desse tipo é que eles se moldam com facilidade ao formato dos pés.

Quais são as vantagens dos sapatos com solado tipo PU?

Como vimos, o material PU é bom, resistente e durável. Por isso, ele é uma ótima opção para sapatos que serão usados em ocasiões que exigem muito do solado, como viagens, longas caminhadas e ambientes com condições adversas, como chuvas. São muitas as vantagens do poliuretano, como você confere a seguir.

Solado PU: confortável, resistente e eco-friendly

Esse material inovador é conhecido por sua alta durabilidade, o que o torna uma opção eco-friendly para a fabricação de sapatos, já que não é descartado com tanta rapidez no meio ambiente. E de sustentabilidade a Yuool entende! Nosso solado PU não agride o meio ambiente pois é livre de ftalatos e metais pesados.

Os itens confeccionados com solado PU também oferecem alto grau de conforto, graças à sua elasticidade e maciez. Outro grande benefício é o peso, já que a sola é bastante leve devido à sua composição semelhante à de uma espuma. Assim, torna o calçado mais confortável.

Com ótima capacidade de absorver impacto, esse tipo de solado oferece segurança e proteção contra lesões nos joelhos, pernas e pés. E não é só isso! Uma vantagem adicional é o fato de que o material não desliza em superfícies escorregadias, já que tem excelente capacidade antiderrapante.

Por falar em dias chuvosos, a sola PU é altamente resistente à água e a outros compostos químicos. Por isso, ela não estraga com facilidade, mesmo estando em contato com a chuva ou outras superfícies molhadas. Assim, se você mora em uma região chuvosa, peças com esse solado são uma aposta certeira!

Encontre na Yuool os melhores calçados com solado PU

Ficou interessado em investir em uma peça com solado PU? Como vimos, esse tipo de sapato tem inúmeras vantagens: é durável, macio e confortável. Na Yuool, você encontra opções de produtos estilosos, confortáveis e minimalistas, todos fabricados em materiais de alta qualidade.

Os novos modelos Yuool Slide, disponíveis nas cores Blue, Greige e Grigio, são bons exemplos do que estamos falando. Os chinelos são peças curingas, fáceis de combinar e ótimas para usar em diversas ocasiões. Aliando tecnologia à sustentabilidade, os calçados são fabricados com algodão reciclado de camisetas e sola PU, livre de ftalatos e metais pesados.

Além disso, a tecnologia Nuvem, importada da Europa, é utilizada na confecção do solado das peças para garantir maciez, conforto e durabilidade. Na Yuool, conforto e sustentabilidade são essenciais, então, o que está esperando para garantir seus produtos da marca com solado PU? Acesse o site e confira o catálogo completo!

banner yuool