Supply chain: saiba o que é e como funciona na prática

01 de agosto, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Supply chain: saiba o que é e como funciona na prática

Você já ouviu falar em supply chain? Esse conceito é importante para as empresas e os consumidores porque envolve diversas etapas da produção e de entrega de mercadorias.

Neste artigo, explicamos o que é supply chain e como essa cadeia funciona. Também citamos as prioridades que as empresas devem adotar ao fazerem o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Confira!

Entenda o que é supply chain

Supply chain é o conjunto de procedimentos que envolvem o tempo de vida útil de um produto. Dessa forma, relaciona desde os insumos até a produção e o momento de compra pelo cliente.

Nessa perspectiva, a cadeia de suprimentos é uma etapa importante para o mercado, já que é necessário qualidade e eficiência para entregar boas mercadorias dentro de um prazo previamente determinado.

O supply chain integra todos os processos da cadeia produtiva de uma mercadoria. Portanto, envolve o primeiro contato com os fornecedores de matéria-prima e engloba as redes de distribuição, os processos de armazenagem e de vendas, o relacionamento com os clientes e a compra.

Saiba como uma cadeia de suprimentos funciona

Se você está em dúvida de como funciona o supply chain, podemos esclarecer que esse setor envolve diversas áreas. Alguns exemplos incluem:

  • matéria-prima;
  • armazenagem;
  • equipamentos;
  • transporte;
  • informações.
  • compras;
  • estoque;
  • planejamento da demanda;
  • pessoas.

Um dos principais desafios da cadeia de suprimentos é a complexidade desse processo. Afinal, atualmente, muitas empresas terceirizam e descentralizam as operações.

Com a cadeia mais ramificada, os processos são menos lineares e há mais agentes envolvidos. Desse modo, um dos obstáculos pode ser alinhar as atividades para que os processos ocorram como se espera e sejam unificados.

A integração precisa ser feita em todos os processos do supply chain, alinhando as equipes envolvidas direta ou indiretamente nas atividades. Nesse sentido, a integração necessita de empenho para a comunicação, o planejamento e o monitoramento de tarefas em diferentes campos.

A mensuração frequente de resultados também é essencial. Considerando que cada etapa da cadeia impacta as demais, é recomendado estabelecer métricas de performance por etapas e, ainda, compreender o processo como um todo.

Por fim, a gestão do estoque se revela fundamental, com o propósito de evitar prejuízos financeiros e garantir a satisfação dos clientes. Isso porque um estoque elevado de insumos demanda maior capacidade de armazenamento e contratação de mais colaboradores responsáveis pelo estoque.

Confira o que é Supply Chain Management

imagem de estoque de supply chain

Também vale a pena esclarecer o que é SCM (Supply Chain Management). Esse termo ficou mais comum na década de 1990, com a globalização e a colaboração entre empresas e fornecedores ao redor do mundo.

Dessa maneira, o compartilhamento de informações e processos com todos os envolvidos na cadeia de produção se tornou importante. O método de gerenciamento dessa cadeia pretende gerar valor para o consumidor final por meio da participação de diferentes atividades relacionadas.

O SCM se diferencia da gestão logística porque engloba toda a cadeia produtiva. Nesse caso, envolve até mesmo empresas terceirizadas, que estão fora da corporação. As duas áreas, portanto, devem atuar em conjunto.

Um exemplo dessa interação é o planejamento logístico, que pode se beneficiar com o SCM. Ao gerenciar os dados de transporte e agilizar as entregas, o gerenciamento da cadeia de suprimentos proporciona o cumprimento de prazos e o relacionamento com o cliente.

Para obter mais eficiência, as empresas podem contar com softwares SCM, que permitem visualizar o funcionamento da cadeia de suprimentos e colher dados de todos os setores envolvidos.

Os sistemas também possibilitam a emissão de relatórios, com análises de custos e identificação de gargalos na operação. Assim, os gestores podem tomar decisões melhores.

SCM com foco na experiência do cliente

Atualmente, o gerenciamento da cadeia de suprimentos é voltado para a experiência do cliente. O consumidor assume um papel de maior destaque nas prioridades para que as empresas consigam atender de forma rápida e precisa às expectativas.

As matérias-primas, a fabricação e a logística: tudo deve ser coordenado para que as entregas sejam feitas no prazo determinado. Com esse propósito, as companhias devem direcionar as cadeias de abastecimento, levando em conta as demandas dos consumidores.

Nesse ponto, um dos principais desafios é garantir agilidade. Portanto, caso um fornecedor não consiga abastecer o fabricante com determinado material, é necessário que se adapte rapidamente para obtê-lo em outro local.

Yuool: conheça a nossa cadeia de suprimentos

Gostou de aprender alguns exemplos de supply chain? Aproveite para conhecer a cadeia de suprimentos da Yuool, uma marca que se preocupa com todos os materiais que são empregados na produção.

A Yuool garante que todos seus fornecedores sejam certificados com selos de sustentabilidade. Os calçados são produzidos em lã Merino, com garantia de bem-estar animal, além de algodão orgânico e garrafa PET reciclada e rastreada — o que garante a sua origem.

As nossas caixas são feitas de material reciclado, já o molde que acompanha o calçado é feito de bagaço de cana-de-açúcar e projetado de uma forma que gera menos resíduos. O folheto com os atributos dos produtos é de material reciclado e em formato de marcador de livro, para que os clientes possam reutilizá-lo.