Tempo de decomposição dos materiais: saiba como o processo funciona

21 de novembro, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Tempo de decomposição dos materiais: saiba como o processo funciona

Você sabe qual é o tempo de decomposição dos materiais usados para a fabricação de produtos do seu dia a dia? Vidro, tecido, papel e plástico apresentam diferentes períodos para desintegração na natureza. 

Neste artigo, você vai entender o que é decomposição e qual é o tempo de decomposição dos materiais utilizados no seu cotidiano. Também vai compreender a importância da reciclagem e as medidas em prol da sustentabilidade adotadas na produção dos calçados da Yuool. 

O que é a decomposição? 

A decomposição é o processo em que um objeto é degradado em partes menores. Em outras palavras, trata-se da desintegração de um produto na natureza. Por isso, o tempo de decomposição dos materiais varia conforme o que são fabricados.

O processo de decomposição funciona de maneira diferente para matéria orgânica e inorgânica. No primeiro caso, a decomposição de produtos é feita por fungos e bactérias. O resultado são partes solúveis, cheias de nutrientes, que podem ser absorvidas pelas plantas. 

Já a finalização da decomposição dos materiais inorgânicos, a exemplo de alumínio e vidro, pode demorar. A depender do tipo de elemento, esse período pode corresponder a centenas ou até milhares de anos.

O papel da decomposição na natureza é a manutenção da cadeia alimentar. Assim, os nutrientes são levados de volta ao meio ambiente para alimentar o solo e contribuir para a formação de plantas saudáveis. Também é por meio desse processo que são produzidos os alimentos de fungos e bactérias. 

Um exemplo de decomposição é o processo de apodrecimento dos alimentos que você consome no dia a dia, como frutas e legumes. Da mesma forma, produtos como plástico, papel e vidro desintegram-se gradualmente.

O tempo de decomposição dos materiais biodegradáveis é mais curto. Além do mais, esse tipo de elemento é absorvido completamente pela natureza, sem deixar resíduos. Assim, também gera menos impacto ao meio ambiente. 

Quanto tempo as principais matérias-primas demoram para se decompor? 

A seguir, reunimos informações sobre o tempo de decomposição dos materiais presentes no cotidiano. Veja as diferenças na estimativa para a desintegração de cada um deles no meio ambiente. 

Plástico

Para começar, o tempo de decomposição do plástico é de mais de 400 anos. Por isso, o acúmulo de resíduos no oceano ameaça diversas espécies de animais. 

Só para você ter uma ideia, cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos mares anualmente. A estimativa foi divulgada em encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Tecido 

O período de decomposição de tecido pode variar entre seis meses a um ano. Assim, quando for comprar uma roupa ou um calçado, é interessante analisar o material. 

Ao adquirir um tênis, você pode dar preferência a um produto elaborado com fibras naturais, que são mais sustentáveis. O algodão orgânico é um dos tecidos que causam menos impactos à natureza e leva cinco meses para se decompor.  

Vidro

Por sua vez, o tempo de decomposição do vidro pode alcançar mais de mil anos. O longo prazo para esse material se desintegrar na natureza reforça a necessidade de descarte apropriado, além de reaproveitamento e reciclagem. 

Papel 

O tempo de decomposição do papel dura de três a seis meses. Ainda que esse período seja mais curto em relação a outros materiais, é importante levar em conta outras substâncias usadas na fabricação, que podem demorar mais tempo para se decompor. Portanto, a reciclagem do papel também deve ser estimulada. 

Por que a reciclagem é um processo importante? 

A reciclagem é importante porque os materiais deixam de ser descartados no meio ambiente e voltam à cadeia de produção. Já que determinados produtos demoram muito tempo para se decompor, o reaproveitamento ajuda a diminuir o lixo e otimiza o uso dos recursos naturais. 

Itens como o plástico, o vidro e o papel podem ser reciclados e transformados em novos produtos para os consumidores. Um dos exemplos é a embalagem reciclada, que causa menos poluição e provoca economia no consumo de energia elétrica.

Conheça as práticas sustentáveis da Yuool 

A sustentabilidade é um dos principais pilares da Yuool. A marca defende que as práticas sustentáveis sejam uma obrigação e, com isso, fabrica peças que podem ser usadas por mais tempo, gerando menos lixo. 

A Yuool se preocupa com os materiais empregados em toda a cadeia de suprimentos. Uma prova disso é que os calçados são produzidos em lã Merino (com garantia de bem-estar animal), além de algodão orgânico e garrafa PET reciclada e rastreada (com garantia de segunda vida útil). 

Os calçados são entregues em caixas feitas de material reciclado. Além do mais, o molde que acompanha os produtos é confeccionado com bagaço de cana-de-açúcar e projetado para diminuir a geração de resíduos. 

A marca ainda apresenta a Certificação B. Para receber esse certificado, a Yuool comprovou o impacto positivo em cinco aspectos: colaboradores, governança, meio ambiente, clientes e comunidade. 

A empresa também conta com o Nativa Precious Fiber, um selo mundial para produtores de lã. O certificado tem como fundamentos a rastreabilidade, a responsabilidade social corporativa, a sustentabilidade e o bem-estar animal.