Tênis para caminhada: 6 dicas para escolher o melhor

01 de junho, 2022
5 minutos de leitura
Estilo

Está em busca de um tênis para caminhada que ofereça conforto na prática de atividades físicas? Para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar, é necessário ter atenção com alguns aspectos.

Neste artigo, você vai saber quais são os principais pontos que deve observar antes de escolher o melhor tênis para caminhada. Confira adiante e se prepare para os seus treinos!

Seis dicas para a escolha do melhor tênis para caminhada

A escolha de um calçado pode considerar fatores individuais, mas é possível enumerar algumas questões gerais importantes na hora de comprar um tênis para caminhada e corrida. O conforto e a durabilidade estão entre os principais pontos. Saiba mais!

1. Conforto

Primeiramente, é necessário que o tênis para caminhada seja bastante confortável para quem usa. Não adianta escolher um modelo apenas porque você considera bonito ou porque está na moda. Afinal, se o tênis estiver machucando o seu pé, é provável que você deixe de usá-la e isso prejudique os seus treinos.

Portanto, é fundamental que o calçado se ajuste bem ao seu pé e ofereça leveza na caminhada. Avalie a composição dos principais itens que fazem parte do tênis, como o cabedal, a palmilha, a entressola e o solado.

2. Amortecimento

Ao comprar um tênis para caminhar, analise ainda qual tecnologia de amortecimento o calçado apresenta. Isso porque o produto precisa oferecer estabilidade, seja para usar a esteira ou para fazer caminhadas ao ar livre. O solado ainda deve ser antiderrapante para dar mais segurança.

Assim, priorize a escolha de um tênis apropriado especificamente para a prática de atividades físicas. Caso utilize um modelo de tênis casual, sem amortecimento, o calçado não vai absorver o impacto e você pode se machucar durante a caminhada.

3. Durabilidade

Caso você esteja em dúvida entre diferentes modelos de tênis para caminhada, outro fator significativo para observar é a durabilidade. Verifique se o calçado é composto de materiais duráveis.

Também é recomendado por especialistas que você utilize tênis com tempos de uso diferentes na prática de atividades físicas regulares. Você pode revezar entre um tênis mais antigo e outro mais novo, por exemplo.

4. Tamanho

Para ter um tênis confortável para caminhada, é essencial considerar o tamanho mais apropriado. É indicado escolher a numeração padrão dos seus tênis e confirmar as dimensões conforme a tabela de medidas ao fazer uma compra virtual.

5. Modo de lavagem

Do mesmo modo, na hora de comprar um tênis para caminhada, é preciso se informar sobre a forma de lavagem. Caso o calçado permita a lavagem na máquina, você pode ter mais praticidade para higienizar o produto no dia a dia e otimizar o seu tempo.

6. Tipo de pisada

Também analise o seu tipo de pisada e escolha um calçado que se adeque bem. Existem três: a neutra, a pronada ou a supinada. A primeira é quando o impulso para caminhar começa na região externa do calcanhar, favorecendo a distribuição do peso do corpo de maneira uniforme.

A pisada pronada, por sua vez, começa com o lado esquerdo do calcanhar e termina na parte do pé próxima ao dedão. Com isso, a distribuição de cargas nos pés fica desproporcional.

Já a pisada supinada é o contrário da pronada. A pessoa que tem esse tipo de pisada usa a parte externa do pé e o dedo mínimo para dar impulsos. Dessa forma, a descarga do peso se concentra principalmente nesta região.

Homem usa Yuool Fit preto, tênis para caminhada

Conheça o Yuool Fit

Depois de saber como escolher tênis para caminhada, conheça o Yuool Fit, um modelo esportivo que pode acompanhar você na caminhada, na corrida, na academia e até mesmo no escritório. O calçado é versátil porque tem um design minimalista, sem gênero e atemporal para estar com você em vários momentos.

Além disso, o tênis é recomendado para qualquer tipo de pisada. Já que esse ponto pode variar de caso a caso, é recomendado que você vá até um ortopedista para confirmar o melhor calçado para os seus pés.

Ao adquirir o seu Yuool Fit, você investe em um produto elaborado com materiais de alta qualidade, que seguem critérios de sustentabilidade. O tecido do tênis é composto por 50% de algodão orgânico e 50% de PET reciclada e rastreada. Além disso, o calçado consegue manter os seus pés arejados por meio da trama de knit.

Para oferecer um excelente padrão de conforto, o tênis esportivo da Yuool apresenta uma entressola com tecnologia muito macia. Já o solado é feito com grafeno para garantir leveza, resistência e estabilidade.

Por último, a linha Yuool Fit pode ser exposta tanto à água como à sujeira sem risco de danos. O produto também tem ação antiodor e pode ser higienizado na máquina de lavar.

No catálogo da Yuool, os calçados estão disponíveis dos tamanhos 33 ao 44. Ainda é possível confirmar a sua numeração por meio da tabela de medidas disponível no site.

O produto é acompanhado de duas formas modeladoras e uma sacola de algodão orgânico. Desse jeito, você pode guardar o tênis de uma maneira que favoreça a durabilidade.