Vai viajar sozinho? Confira dicas para ter uma boa experiência

14 de dezembro, 2023
5 minutos de leitura
Viagem
Vai viajar sozinho? Confira dicas para ter uma boa experiência

Viajar sozinho pode ser uma experiência muito enriquecedora e estimulante. Porém, se você está planejando fazer uma viagem sem nenhum acompanhante pela primeira vez, pode ser que esteja se perguntando quais medidas tomar para que essa vivência seja mais segura e divertida.

Pensando nisso, a Yuool preparou este post com as principais dicas para quem vai viajar sozinho pela primeira vez. Continue a leitura e confira algumas orientações de planejamento e segurança para garantir uma viagem tranquila e inesquecível. Leia mais abaixo!

Por que viajar sozinho?

Muitas pessoas estão acostumadas a viajar apenas acompanhadas da família, dos amigos ou dos parceiros. Porém, viajar sozinho é uma experiência com diversas vantagens, principalmente se você gosta de se desafiar e sair da sua zona de conforto.

Em primeiro lugar, viajar sozinho proporciona a oportunidade de se conhecer melhor, já que você tem a liberdade de seguir seus próprios interesses e o total controle sobre como deseja gastar seu tempo, o que ver, onde comer e como experimentar a cultura local.

Estar em um lugar desconhecido por conta própria também ajuda a criar mais independência para enfrentar situações inesperadas e resolver problemas, fortalecendo suas habilidades de tomada de decisão e resiliência. Você também melhora seu senso de flexibilidade para mudar de planos espontaneamente ou explorar lugares fora do roteiro.

Quando você está viajando sozinho, fica mais aberto a se envolver com os locais e a cultura do destino e a ter interações e experiências autênticas. Você aprende a se adaptar a diferentes ambientes, a lidar com desafios imprevistos e a se comunicar de maneiras diversas.

Dicas para quem vai viajar sozinho

viajar sozinho

Depois de decidir viajar sozinho, é hora de conhecer algumas dicas essenciais para garantir que essa experiência seja o mais tranquila e segura possível. Abaixo, você confere algumas orientações sobre o que fazer ou não durante sua viagem desacompanhado. Confira!

1) Planeje-se

Entre as dicas para quem viaja sozinho, o planejamento talvez seja a mais importante. É essencial pesquisar bastante sobre o seu destino para entender mais sobre a cultura, o clima, as tradições e as atrações turísticas.

Nessa etapa, você também pode fazer reservas de acomodação e comprar passagens ou passeios. Fazer o planejamento de viagem com antecedência não só deixa você mais seguro durante a viagem, como também ajuda a economizar dinheiro.

2) Mantenha a comunicação

A segurança é uma preocupação muito relevante para quem viaja sozinho. Para lidar com essa questão, o ideal é manter sempre o contato com amigos e familiares para tranquilizá-los de que tudo está correndo bem.

Deixe-os cientes do seu itinerário e informe-os quando chegar ao seu destino. Outra dica é usar um aplicativo que permite compartilhar a sua localização em tempo real com as pessoas da sua confiança. Além disso, procure sempre ter internet no celular ou visitar estabelecimentos com conexão para poder se comunicar em caso de imprevistos.

3) Fique atento ao redor

Converse com as pessoas para entender as áreas seguras e evite lugares perigosos, especialmente à noite. Além disso, fique sempre atento aos seus pertences e use medidas de segurança, como bloqueios para malas e rastreadores. Esteja ciente do ambiente ao seu redor: se algo não parecer certo, confie nos seus instintos e afaste-se da situação.

4) Socialize!

Apesar das várias vantagens, ao viajar sozinho, você também pode ter momentos de solidão. Por isso, além de encontrar maneiras de curtir o seu tempo de solitude, é super importante aproveitar as oportunidades de socializar. Você pode conhecer outros viajantes ou locais se hospedando em hostels, participando de eventos ou passeios em grupo.

Além disso, esteja aberto a novas experiências, como experimentar a cultura nova e sair com pessoas para entender seus hábitos e formas de viver. Vale aprender algumas palavras ou frases básicas do idioma local para conseguir se comunicar melhor e fazer amigos.

5) Mantenha cuidados com a saúde

Como viajar sozinho significa que você fica responsável por si o tempo todo, lembre-se de cuidar da sua saúde. Tenha um kit de primeiros-socorros básico e leve seus medicamentos de uso contínuo. Também é indicado comprar o seguro-saúde para estar precavido caso fique doente e precise ir a um hospital local.

6) Faça cópia de documentos

Ter uma cópia física dos seus documentos mais importantes, como passaporte e identidade, é uma ótima forma de se precaver. Se você, por acaso, perder algum deles, pode usar outras formas de identificação na viagem. Além disso, armazene na nuvem do seu celular as versões digitais por garantia.

7) Tenha um plano para emergências

É sempre bom estar preparado para emergências ou imprevistos que possam acontecer ao longo do caminho. Por isso, anote os números de emergência locais, como o telefone da polícia e dos bombeiros. Além disso, dê uma olhada na localização das embaixadas ou dos consulados, caso precise de ajuda governamental. 

Yuool: os melhores calçados para acompanhar você na viagem

O planejamento é essencial para quem pretende viajar sozinho, e isso inclui saber o que levar na mala de viagem. Para montar looks práticos e versáteis para usar quando estiver viajando, é interessante levar calçados que sejam fáceis de combinar com as roupas.

Aqui na Yuool, você encontra os modelos perfeitos para levar na viagem. Os sapatos têm design casual e minimalista e são genderless. Além disso, são confeccionados em materiais sustentáveis, por meio de práticas que respeitam o meio ambiente e as pessoas. Clique aqui e saiba mais sobre a marca!

banner yuool