• lifestyle | sustentabilidade

    Você sabe o que é o minimalismo?

     

    O minimalismo é um movimento que preza uma vida mais simples e com mais propósito, com menos posses e maior liberdade. Uma vida sem excesso de bens materiais, diminuindo o consumo acelerado e focando em compras de qualidade. Consequentemente, levando a uma vida financeira mais saudável e próspera.

     

    Produtos que são feitos com materiais de qualidade tendem a durar mais, possuindo um ciclo de vida mais longo, sem necessidade de um descarte no curto prazo. Ao fazer compras desaceleradas e essenciais, se tem mais tempo para priorizar e fazer coisas que realmente importam e trazem valor a sua vida.

     

    Marcas que são adeptas desse conceito, como a Yuool, costumam trabalhar com produtos feitos a partir de materiais sustentáveis, que apresentam melhores resultados em termos de durabilidade e qualidade. Esses produtos são normalmente atemporais e fazem parte de coleções enxutas, ao contrário das coleções de marcas fast fashion, em que o volume de peças é grande e acelerado e não se existe grande preocupação com o descarte. 

     

    Em resumo, o minimalismo é um estilo de vida em que a simplicidade e qualidade estão acima de quantidade. Dessa forma, promovendo a consciência sobre questões que envolvem o nosso meio ambiente também. Se você se identifica com esse conceito, existem muitos livros que abordam o tema de forma mais completa, como Menos é mais: Um guia minimalista para organizar e simplificar sua vida de Francine Jay e A riqueza da vida simples de Gustavo Cerbasi.