7 lições de empreendedorismo que você pode aprender com esses filmes

29 de setembro, 2021
4 minutos de leitura
Empreendedorismo
7 lições de empreendedorismo que você pode aprender com esses filmes

Sabe quando você sai do cinema super motivado? Muitos filmes podem passar mensagens inspiradoras que nos incentivam a correr atrás do que acreditamos. Queremos trazer essa sensação até você, por isso separamos uma lista de filmes para você conhecer e se inspirar que exploram algumas competências e características indispensáveis para empreender. 

 

  1. A Procura da Felicidade (Resiliência)

 

Em meio a sua realidade turbulenta, Chris precisa sobreviver e cuidar de seu filho de 5 anos enquanto passa por uma grave crise financeira. Baseado em uma história real, este é um filme que fala da importância da resiliência nos momentos mais difíceis, sendo essa uma característica fundamental para empreendedores. É uma história extremamente comovente que vai mudar sua perspectiva em relação ao mundo. Recomendamos fortemente!

 

  1. Forrest Gump (Otimismo)

 

Forrest Gump é um clássico de 1994 e muito premiado que tem uma mensagem muito importante. É a história de um homem simples que durante suas aventuras pelos EUA conseguiu trilhar um caminho admirável influenciando a cultura local. Essa obra destaca o poder do otimismo do personagem e como essa característica o levou longe. Mesmo sendo constantemente julgado, Forrest não se deixou abalar e seguiu conquistando o país com seu otimismo e carisma. É uma história emocionante que, se você ainda não assistiu, deveria fazê-lo agora mesmo!

 

  1. Coach Carter (Liderança)

 

Lançado em 2005 por Thomas Carter, esse filme conta a história de Ken Carter, treinador de basquete da escola de Richmond, que ajuda um time de jovens sem esperança a superar as expectativas de toda a comunidade estudantil. Mesmo sendo contrariado, Carter mantém-se firme em sua didática comprovando sua vocação para a liderança. Esta história é uma ótima forma de se inspirar. Aproveitar o conhecimento do filme para aplicar na prática em sua própria equipe as virtudes apresentadas pelo treinador. O mais incrível é que é uma história verdadeira, fazendo com que seja ainda mais intrigante.

 

  1. Walt Antes de Mickey (Sonhar alto)

 

O império do Mickey que conhecemos hoje começou com uma ideia e uma folha de papel. Sabemos o que aconteceu depois disso, o mais inspirador é o que veio antes. Walt antes de Mickey explora os fracassos e a iniciativa de Walt Disney em sua jornada para conquistar um sonho, trabalhar com o que ama. O filme instiga a busca por correr atrás de seus sonhos independentemente dos problemas que ocorrem no caminho. Como um bom empreendedor, Walt agarrou-se à sua visão do futuro e seguiu firme sem desistir.

 

  1. Um Senhor Estagiário (Humildade)

 

Este é um filme que nos dá uma lição de humildade. Após conquistar o mercado em seu ramo, trabalhar em um cargo renomado e viver sua aposentadoria, Ben Whittaker, de 70 anos, agarra a oportunidade de se tornar um estagiário em um ecommerce de moda, vivendo um choque de gerações. Ben, mesmo com toda a sua experiência, deixa-se ser liderado para aprender com os jovens e se empenha no trabalho para ganhar reconhecimento. Humildemente, o personagem conquista a todos e nos mostra que sempre podemos aprender, não importa o quanto já saibamos.

 

  1. A Rede Social (Ambição)

 

A Rede Social conta sobre a trajetória de Mark Zuckerberg em sua conquista do posto de mais jovem bilionário da história, quando, em 2003, Zuckerberg desenvolve uma nova rede social que acaba por viralizar no mundo inteiro, o Facebook. A vida de Mark mostra a importância de equilibrarmos as nossas ambições, mostrando que se desejamos empreender é preciso mirar longe, mas em excesso pode trazer complicações, principalmente em nossas vidas pessoais. 

 

  1. Grande Aposta (Confiança)

A Grande Aposta é um filme sobre a previsão do colapso econômico americano provocada pela inadimplência de empréstimos voltados para o mercado imobiliário em 2008. Ao perceber essa movimentação, Michael Burry mobiliza os investidores de sua empresa com muita a seguir na direção oposta do mercado e aposta na quebra do setor imobiliário. Burry mostra-se coerente e confiante em relação a sua pesquisa e análise do início ao fim, mesmo sendo constantemente questionado e duvidado pelas pessoas ao seu redor.