O que é matéria-prima e quais são as principais soluções sustentáveis

03 de novembro, 2021
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
O que é matéria-prima e quais são as principais soluções sustentáveis

Se você se preocupa com o meio-ambiente e busca por um mundo mais sustentável, sabe que entender o que é matéria-prima é fundamental na hora de tomar decisões de compra mais conscientes.

 

Aqui, na Yuool, essa questão é um dos principais pilares dos nossos produtos. Por isso, entenda com a gente o que é matéria-prima, quais são as opções sustentáveis e como utilizamos esses elementos nos nossos itens.

 

Principais matérias-primas da indústria da moda

 

A matéria-prima pode ter origem animal, vegetal ou mineral. Diferentemente do insumo, ela agrega valor ao produto final. Neste caso, está diretamente envolvida na qualidade do item.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela ASSINTECAL (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), os principais itens utilizados na fabricação de sapatos são:

 

• cabedal: couro, laminado PVC, laminado PU, têxtil;

• forro: couro, laminado PVC, laminado PU, têxtil;

• solado:borracha (incluindo SBR, Látex e Laqueado), EVA, PVC, TR, PU, TPU, couro;

• enfeites: metal, plástico, pedraria, têxtil;

• adesivos: base solvente, hot melt, base água, ilmes;

• monocomponentes: borracha, PVC, TR, PU e EVA.

 

Principais matérias-primas utilizadas pela Yuool

 

Por que não utilizamos as matérias-primas acima? Acreditamos que sustentabilidade é uma obrigação. Com isso, a qualidade também é um diferencial. Abaixo, apresentamos os principais componentes dos nossos itens.

 

Lã Merino

 

A lã Merino é uma matéria-prima de origem animal, uma vez que vem de uma espécie de ovino. É muito utilizada na produção de vestuário e decoração. Na Yuool, trouxemos a maciez dessa fibra natural para alguns dos nossos modelos. A fiação é realizada na cidade de Biella, Norte da Itália, por um dos melhores tecelões do mundo.

 

Algodão orgânico

 

Mais comum no nosso dia a dia, este material também está presente nos nossos calçados. Por aqui, optamos pelo algodão orgânico, originado de roupas descartadas. As principais vantagens dele são a respirabilidade e a leveza.

 

Garrafa PET reciclada e rastreada

 

O PET (Polietileno Tereftalato) utilizado, principalmente, nas garrafas ganha nova vida como fibra têxtil. Nesse caso, ele é transformado em poliéster e utilizado junto do algodão em alguns modelos, como o Yuool Home e o Yuool Fit. A rastreabilidade permite que a cadeia de produção seja acompanhada desde o local de origem até o de reciclagem.

 

EVA

 

O EVA (Espuma Vinílica Acetinada) é uma ótima opção para solado graças à versatilidade, à resistência, à flexibilidade e à leveza. Além disso, garante aderência e estabilidade no caminhar.

 

Grafeno

 

Você já ouviu falar no grafeno? Este material inovador é derivado do carbono e do grafite. Ele foi descoberto por dois físicos no ano de 2004. A combinação entre esses dois elementos químicos proporciona um material leve, fino e resistente. Por isso, optamos por fazer o solado do Yuool Fit com ele.

 

Viscoelástico

 

Já para as nossas palmilhas, optamos pelo viscoelástico devido à disposição do peso uniforme e ao autoajuste do material, que se molda ao formato do pé. O componente é o mesmo utilizado nos travesseiros da NASA.

 

Papelão reciclado

 

Garantindo o critério de sustentabilidade que guia todos os produtos da Yuool, também possuímos uma cadeia de suprimentos de acordo com essa visão. Assim, olhamos em todos os detalhes o que é a matéria-prima das nossas embalagens. Por isso, elas são feitas com papelão reciclado.

 

Bagaço de cana-de-açúcar

 

Por aqui, até bagaço vira matéria-prima. O elemento é utilizado na elaboração dos moldes que acompanham os nossos calçados. Além disso, o processo de produção é realizado por um fluxo que gera menos resíduos.

 

Como o certificado para matéria-prima funciona?

 

A Yuool possui dois certificados quanto à matéria-prima. O primeiro é o Nativa Precious Fiber. Ele diz respeito à lã Merino utilizada nos produtos e reconhece os produtores de lã com base em quatro pilares: rastreabilidade, bem-estar animal, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

 

Foi preciso algum tempo para obtermos tal selo. Afinal, ele só é concedido após a comprovação e a garantia das práticas de acordo com os pilares propostos. Assim, além do reconhecimento da nossa marca com o certificado, sempre trabalhamos com fornecedores que possuem o mesmo selo.

 

O segundo certificado é o Global Recycled Standard (GRS). Ele é o responsável por acompanhar a rastreabilidade das garrafas PET escolhidas para integrar os nossos produtos.

 

Nesse caso, o ponto importante é o não tingimento do material durante a reutilização, ou seja, a pintura do item é aproveitada e não feita novamente. Isso é fundamental porque implica menos uso de recursos para uma nova coloração, por exemplo.

Escolha o melhor para você e para o planeta

Agora que você já sabe o que é matéria-prima, entende que os diferenciais da Yuool só fazem sentido porque, além de possibilitarem um futuro plausível, oferecem qualidade, conforto, minimalismo e atemporalidade para quem usa nossos calçados. Acreditamos em uma vida mais descomplicada. Você também? Então, continue acompanhando nossos artigos.