PET reciclado: saiba o que é e como o utilizamos na Yuool

04 de novembro, 2021
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
PET reciclado: saiba o que é e como o utilizamos na Yuool

Com o aumento da preocupação sobre os impactos ambientais causados pelo uso do plástico, o PET reciclado tornou-se uma opção sustentável para a fabricação de produtos de diversas indústrias.

 

Na Yuool, esse material faz parte do processo de produção dos nossos calçados. Por isso, preparamos um conteúdo para ajudar você a entender porque reciclar PET é importante e como ele é utilizado por aqui. Confira!

 

O que é PET reciclado?

 

O polietileno tereftalato, também conhecido como PET, é uma resina termoplástica utilizada como matéria-prima para a fabricação de tecidos e embalagens, como as garrafas de água, sucos e refrigerantes.

 

O material pode ser reutilizado porque consegue ser refundido e moldado diversas vezes, sem perder a qualidade. Portanto, o PET reciclado nada mais é do que uma garrafa PET que foi reprocessada e voltou para a cadeia produtiva.

 

PET reciclado: benefícios para o meio ambiente e a economia

 

No Brasil, a partir de 1990, o PET começou a ser amplamente utilizado por diferentes indústrias devido ao baixo custo e à alta resistência. No entanto, a utilização em larga escala do material vem causando grandes danos ao meio ambiente.

 

Como demoram cerca de 750 anos para decompor-se na natureza, os produtos PET causam sobrecarga nos lixões e nos aterros, poluindo os oceanos. Segundo um estudo realizado pelo Fundo Mundial pela Natureza (WWF), 10 milhões de toneladas de plástico vazam para os oceanos todos os anos, gerando o desequilíbrio do ecossistema marinho.

 

Portanto, reciclar garrafa PET é uma importante forma de combater o problema e evitar ainda mais acúmulo de lixo na natureza. Além disso, o PET reciclado favorece o surgimento de empregos em cooperativas, ONGs e empresas que trabalham diretamente com esse material.

 

A reciclagem do polímero ainda incentiva novas ideias empreendedoras, já que o material possibilita diferentes aplicações, gerando demanda por produtos reciclados. Conforme os dados da Associação Brasileira da Indústria do PET (AbiPET), o crescimento médio do setor supera 11% desde 2000.

 

Como o processo de reciclagem acontece?

 

 

Agora, é hora de saber como reciclar garrafa pet. Antes do início da reciclagem, é realizada uma triagem para separar o que é PET do que não é PET, como os rótulos e as tampas, que são feitos de polipropileno (PP). Além disso, os materiais são divididos por cor, origem e conteúdo. Esse processo é importante porque evita possíveis contaminações.

 

Depois de separados, os materiais vão para a fase da moagem, que consiste no corte e na trituração para a diminuição do tamanho. Ali, eles se transformam em flocos de PET e seguem para a etapa de lavagem, com o objetivo de retirar impurezas.

 

Após a lavagem, os flocos passam por grandes secadores, que removem toda a água e os secam para a extrusão. Nessa etapa, eles são submetidos a altas temperaturas em uma máquina extrusora e transformados em grãos. Na sequência, eles se tornam fios de poliéster, que podem ser utilizados para diversas finalidades, como embalagens, objetos e tecidos.

 

Conheça os principais usos do PET reciclado

 

O PET reciclado é um material versátil, utilizado em diferentes indústrias. De acordo com a AbiPET, os principais aplicadores e consumidores do material são os fabricantes de pré-formas e garrafas, combinando 23% do total.

 

Depois, aparece a indústria têxtil, com 22%, seguida de laminados e termoformados, com 17%, e setor químico, com 15%. Assim, o material pode servir para a produção de roupas de cama, caixas d’água, tubos, carpetes de carros e até na produção de itens esportivos, como bolas, redes e chuteiras.

 

Como a Yuool utiliza o PET reciclado?

 

Na Yuool, acreditamos que a sustentabilidade é muito mais do que um simples diferencial, uma obrigação. Por isso, utilizamos o reciclado de garrafa PET no tecido dos nossos calçados. Assim, reaproveitamos os materiais e geramos menos lixo desnecessário.

 

Aqui, a garrafa PET é rastreada, o que significa que todos os nossos fornecedores possuem certificados, podendo ser rastreados e mapeados quanto às práticas. Com esses cuidados, conseguimos garantir que elas estão vindo de aterros sanitários e que nenhuma garrafa virgem é usada no processo.

 

Yuool: aqui, a sustentabilidade é muito mais que um diferencial

 

Para nós, a sustentabilidade faz parte do nosso DNA e está presente em toda a nossa cadeia de produção: desde a fabricação dos nossos calçados até as embalagens que utilizamos para eles chegarem até você. Por isso, você tem a certeza de levar para casa um calçado verdadeiramente sustentável e que irá acompanhá-lo por muito tempo.