O que é moda sustentável? Entenda tudo sobre esse conceito

24 de fevereiro, 2023
5 minutos de leitura
Estilo
O que é moda sustentável? Entenda tudo sobre esse conceito

Você sabe o que é moda sustentável? Esse conceito tem sido cada vez mais adotado pelas principais marcas do mercado nos últimos anos. Trata-se da utilização de métodos de produção e consumo que diminuem o impacto no meio ambiente, priorizando a conduta da nossa sociedade do ponto de vista ecológico.

Até alguns anos atrás, a moda sustentável era considerada apenas uma tendência passageira. Hoje, ela vem se consolidando no setor e propondo diversas discussões e mudanças na indústria têxtil. Quer saber mais sobre o assunto? A Yuool vai contar tudo. Boa leitura!

Como surgiu o conceito de moda sustentável?

Ao longo da história, a indústria da moda e a sustentabilidade ambiental nem sempre andaram de mãos dadas. A partir dos anos 90, o modelo de lojas fast fashion se popularizou, e a produção de roupas assumiu uma proporção frenética devido à grande demanda, gerando impactos diretos na natureza.

O modelo impactou não só o meio ambiente, como também os trabalhadores da indústria têxtil, que passaram a ter sua mão de obra explorada. Essa é uma discussão frequente nesse setor, já que a desvalorização do trabalho se torna um problema social que perpetua ciclos de pobreza em países subdesenvolvidos.

Tudo isso ocorreu, ainda, em um contexto de uso de agrotóxicos no plantio de algodão e do descarte de roupas em locais inapropriados, gerando 8% da emissão de carbono na atmosfera. Bastante coisa, não é mesmo? Por isso, a indústria têxtil é considerada hoje uma das mais poluentes do mundo.

Sendo assim, é inegável a importância da moda sustentável, já que ela confronta esses problemas, buscando utilizar recursos naturais que não são nocivos ao meio ambiente. A reutilização de materiais e roupas, assim como a adoção de tecidos eco-friendly, estão entre as boas práticas da sustentabilidade na moda.

 

 

Conheça as mudanças propostas pela moda sustentável

Agora que você já sabe o que é moda sustentável e qual é a sua importância, é hora de ir mais a fundo nas mudanças propostas por essa vertente. A seguir, você confere uma série de práticas que muitas marcas têm tentado aplicar em seus processos de produção para tentar minimizar os impactos ambientais da indústria.

Zero-waste fashion

Em tradução livre, a expressão “zero-waste fashion” significa “moda sem desperdício”. O conceito defende a produção zero de lixo durante a fabricação de roupas. Para isso, designers e grandes marcas buscam utilizar materiais que possam ser reaproveitados inteiramente, como as garrafas PET, por exemplo.

Tecidos eco-friendly

Os tecidos eco-friendly são produzidos a partir da reutilização de materiais descartados, como os desfibrados (junção de retalhos e polímero PET). Assim, essa prática é recorrente na moda sustentável: marcas utilizam resíduos têxteis para a confecção de novas roupas, evitando descarte em aterros de lixo ou nos oceanos.

Slow fashion

Diferentemente do fast fashion, o slow fashion é adepto a uma moda mais lenta, ou seja, com a produção têxtil feita sem pressa, com menos roupas sendo feitas de cada vez. A ideia é que essa prática gere menos descartes e evite estimular um modelo de negócios que explora os trabalhadores.

Tingimento natural

Assim como os materiais, as tintas precisaram ser renovadas. Afinal, elas também causam impacto no meio ambiente, contaminando o solo e a água. Com isso, uma das propostas da moda sustentável é que o tingimento seja feito por meio de elementos naturais e menos tóxicos.

Produção de peças atemporais

Enquanto o fast fashion é focado em coleções de roupas que se renovam a cada temporada, a moda sustentável defende a produção de peças atemporais, que não são descartadas assim que a estação ou a tendência chega ao fim.

Consumo em brechós

Sim, brechó é moda sustentável. Isso porque quando uma peça é doada para um brechó e comprada por uma nova pessoa, evita-se o descarte desnecessário de roupas que ainda estão em bom estado de uso. Além disso, a compra em brechós evita que a demanda por produtos de fast fashion continue aumentando.

A moda sustentável da Yuool

A moda sustentável no Brasil tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos. Nesse contexto, a Yuool nasceu como uma marca que acredita que a preocupação com a sustentabilidade deve ser obrigação. Aqui, criamos peças atemporais de alta durabilidade, gerando menos lixo. 

Para manter a qualidade dos produtos e dos materiais utilizados, todos os nossos fornecedores são certificados com selos de sustentabilidade. A lã Merino, por exemplo, faz parte de nossa produção, assim como o algodão orgânico e a garrafa PET reciclada e rastreada.

Somos certificados internacionalmente pela Native Precious Fiber, que garante o bem-estar dos animais e colaboradores que fazem parte da cadeia de suprimentos e produções. Contamos também com certificação B, sistema internacional que valoriza negócios inclusivos e benéficos para as pessoas e para o planeta.

A sustentabilidade é mantida até na entrega, pois nossos produtos são enviados em caixas feitas de material reciclado. O molde dos calçados, refeito em 2021, é confeccionado com bagaço de cana-de-açúcar para gerar menos resíduos.

Conheça os calçados sustentáveis da Yuool

Agora você já sabe tudo sobre o conceito de moda sustentável e como a Yuool vem seguindo as boas práticas de sustentabilidade na indústria. Falando nisso, que tal conhecer os nossos calçados? Contamos com coleções de sapatos casuais, esportivos e slides que se encaixam em qualquer momento da sua rotina.

Os tênis da coleção Fit, por exemplo, têm o propósito de levar conforto e bem-estar para a prática de exercícios físicos, além de serem produzidos com algodão orgânico e garrafa PET reciclada. Ficou interessado(a)? Acesse o nosso site oficial para conhecer a seleção completa de produtos.