Como lavar tênis na máquina?

04 de maio, 2023
5 minutos de leitura
Estilo
Como lavar tênis na máquina?

Durante o uso dos sapatos no dia a dia, é normal que eles fiquem sujos, acumulem poeira ou manchas indesejáveis. Para limpá-los de maneira prática, uma boa alternativa é lavá-los na máquina. Mas você sabe como lavar tênis na máquina de maneira correta?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas de como fazer essa limpeza, pois têm medo de danificar o calçado no processo. Afinal, lavar tênis na máquina estraga o item? Quais produtos utilizar durante a lavagem? Para ajudá-lo a entender tudo sobre o assunto, preparamos um conteúdo recheado de dicas e informações. Confira!

Como saber se o tênis pode ser lavado na máquina?

Antes mesmo de aprender como lavar tênis na máquina, é preciso entender se o calçado realmente pode ser colocado na lavadora. Por isso, verifique as indicações na etiqueta, localizada na língua do sapato, para saber se esse método de limpeza é recomendado. Busque pelo símbolo que se parece com uma bacia cheia de água.

Fazer essa confirmação é importante para evitar que o tecido do tênis fique danificado se ele for colocado na máquina indevidamente. Entre as restrições estão os calçados de couro ou camurça, que não devem ser lavados na máquina. Nesse caso, o ideal é realizar uma limpeza com pano seco e hidratante.

Na Yuool, todos os calçados podem ser lavados na máquina sem problemas. O Yuool Tênis, por exemplo, é confeccionado em lã Merino, a rainha das fibras naturais que não danifica a lavadora. Por isso, você pode lavar o tênis da marca na máquina sem preocupações e mantê-lo sempre limpo com tranquilidade.

Como lavar o tênis na máquina: passo a passo

Agora, chegou a hora de colocar a mão na massa e realmente aprender como lavar tênis na máquina de lavar. Os passos são simples, mas é importante se atentar a alguns detalhes para que a limpeza seja feita corretamente, deixando o seu calçado limpo e bem-conservado.

O primeiro passo é retirar as palmilhas do tênis. Lembre-se de utilizar detergente neutro com a parte macia da esponja, aquela amarelinha, para limpar os dois lados da palmilha e remover odores. Depois, enxágue para eliminar o excesso de sujeira nas solas.

O próximo passo do tutorial de como lavar tênis na máquina é amarrar os cadarços com um nó duplo para garantir que eles não irão se soltar durante a lavagem. Feito isso, basta colocar o tênis dentro da máquina e configurá-la no ciclo curto com duração de 30 minutos. Se quiser, você também pode optar pela centrifugação.

Quais são os cuidados para lavar tênis na máquina?

 

 

Antes de lavar tênis na máquina, é importante seguir algumas recomendações básicas para evitar dor de cabeça. A primeira dica é utilizar apenas sabão em pó ou líquido neutro durante a lavagem. Deixe o amaciante longe do calçado, já que esse produto pode ser abrasivo para alguns tipos de tecido e danificá-los.

Outros produtos que não devem ser utilizados para lavar tênis na máquina incluem alvejantes e água sanitária, que têm composições químicas fortes e podem acabar desgastando o tecido do tênis. Se precisar tirar sujeiras mais pesadas antes de colocar o calçado na máquina, prefira utilizar sabão de coco ou detergente neutro.

Utilize água fria para a lavagem, pois as altas temperaturas também podem prejudicar o seu tênis. Se você tem receio de estragar o tênis ao lavá-lo na máquina, uma boa opção pode ser investir em sacos especiais para lavagem na máquina, que vai ajudar a proteger ainda mais o calçado de possíveis danos.

Saiba como secar o seu tênis após a lavagem

Ok, já sabemos que pode lavar tênis na máquina, se esse processo estiver de acordo com as recomendações do fabricante. Mas e a secagem? Como fazer esse processo da maneira correta?

O primeiro passo para secá-lo corretamente é não utilizar a secadora. Você já ouviu falar que utilizar demais a secadora pode encolher as roupas? Pois então, um processo parecido pode acontecer com o seu tênis. Por isso, não é recomendado lavar tênis na máquina lava e seca, caso seja usada a secadora.

A forma mais indicada de fazer a secagem é deixar o tênis secar naturalmente, à sombra, junto com os moldes que acompanham o calçado. Evite deixar o tênis secando direto na luz solar, porque o calor pode deformar o formato e desgastar o tecido.

Os moldes dos tênis da Yuool são feitos de bagaço de cana-de-açúcar e foram projetados para gerar menos resíduos. Graças a esse material, a forma original do tênis é preservada no momento da secagem. 

Yuool: caminhe com mais leveza, por muito mais tempo

Agora que você já sabe como lavar tênis na máquina sem danificá-lo, que tal conhecer os calçados da Yuool que tornam o seu dia a dia mais simples e descomplicado? Somos uma marca nascida no digital que tem como objetivo revolucionar o varejo brasileiro.

Trabalhamos sem intermediários com entrega direta ao cliente final, o que nos permite entregar peças de alta qualidade e durabilidade a preços justos. Aqui, você encontra modelos casuais e tênis esportivos versáteis que podem ser usados tanto  no dia a dia quanto durante a prática de exercícios físicos.

Sustentáveis, minimalistas e atemporais, eles proporcionam todo o conforto que os seus pés precisam para um caminhar dinâmico e simples, onde quer que você vá. Confira o nosso catálogo completo e tenha mais leveza na rotina.