Viajar na pandemia: saiba como fazer com segurança

10 de novembro, 2021
5 minutos de leitura
Viagem
Viajar na pandemia: saiba como fazer com segurança

Durante o surto de COVID-19, diversas viagens foram adiadas e até canceladas devido à circulação do vírus. No entanto, com o aumento da cobertura vacinal e a diminuição de casos em todo o mundo, cada vez mais pessoas estão buscando dicas para voltar a viajar na pandemia.

 

Porém, medidas restritivas ainda são aplicadas em diversos países. Então, se você quer saber se é seguro viajar na pandemia e como fazer isso seguindo os protocolos sanitários, continue a leitura do conteúdo que preparamos.

 

Viajar na pandemia é realmente seguro?

 

Viajar nesse período gera dúvidas em muitas pessoas. Afinal, mesmo com a melhora do cenário mundial, o vírus ainda circula ao redor do mundo. Por isso, saber para onde viajar na pandemia e fazer isso de forma segura é uma maneira de evitar vulnerabilidade e insegurança.

 

O fato é que o setor de turismo precisou se reinventar para garantir que as pessoas continuem fazendo viagens da forma mais segura possível. Dessa forma, companhias aéreas, hotéis, pousadas, aeroportos e rodoviárias começaram a implementar rigorosos protocolos de saúde.

 

Seja com redução de capacidade ou outros procedimentos, viajar na pandemia é uma forma de sair de casa para relaxar, mas ainda é necessário se atentar às medidas restritivas de cada local. Por isso, mantenha-se informado antes de iniciar a sua viagem.

 

Quais são as principais medidas restritas ao viajar na pandemia?

 

 

Que tal falarmos de uma forma geral? O Ministério da Saúde disponibilizou as principais medidas restritivas que devemos seguir ao viajar na pandemia. Afinal, apesar de cada local ter restrições próprias, algumas são indispensáveis em qualquer situação, certo?

 

Distanciamento social

 

Você pode viajar na pandemia com segurança se praticar o distanciamento social. Essa é uma das principais estratégias para controlar a disseminação do coronavírus. Ela diminui a velocidade de transmissão, limitando o contato entre pessoas saudáveis e infectadas.

 

Evite aglomerações e mantenha-se sempre a um metro de distância de outros indivíduos em locais públicos. Estabelecimentos com ambiente fechado e superlotação possuem risco maior de circulação do vírus. Portanto, preferia espaços abertos.

 

Uso de máscaras

 

O uso de máscaras é obrigatório em qualquer situação. Isso porque elas reduzem o risco de exposição ao vírus não só em locais públicos, como também em meios de transporte. Usá-las da forma correta, cobrindo nariz e boca, é a melhor maneira de prevenir-se ao viajar na pandemia.

 

Mas, afinal, qual é a melhor máscara para usar durante a viagem? Ao viajar de avião na pandemia, a PFF2 é o modelo que garante a melhor proteção, além do uso ser um pré-requisito antes de embarcar. Leve máscaras reservas para realizar a troca após algumas horas.

 

Higienização das mãos

 

Seja ao entrar ou sair de um local, higienizar as mãos é indispensável para proteger-se contra o coronavírus. Sabendo que a contaminação é feita por meio de gotículas transmitidas por vias respiratórias ou contato com a superfície de objetos, manter as mãos limpas é essencial. Por isso, tenha álcool gel sempre por perto.

 

Viajar na pandemia: quais são os melhores lugares?

 

Se você está planejando cair na estrada, deve estar perguntando quais são os melhores lugares para viajar na pandemia, certo? Pensando em evitar aglomerações, o recomendado é optar por locais mais vazios, como cidades pequenas ou do interior.

 

Campos do Jordão – SP

 

Para quem é de São Paulo e nunca viajou para Campos do Jordão, essa é a oportunidade perfeita. A cidade está flexibilizando as medidas restritivas, enquanto ainda exige a apresentação do comprovante de vacinação, o que torna a experiência mais segura.

 

Quem já visitou Campos do Jordão sempre quer voltar, principalmente por conta da gastronomia e do clima aconchegante, que lembra as terras suíças. É um ótimo lugar para deliciar-se com chocolates e bons vinhos. O restaurante Baden Baden é o ponto forte da cidade.

 

Jalapão – TO

 

Quem procura um destino mais aventureiro vai adorar as paisagens do Jalapão, no Tocantins. Até alguns anos atrás, os cenários eram desconhecidos. Hoje, são alguns dos destinos mais procurados do Brasil, principalmente pelo parque estadual reunido por dunas, cachoeiras e fervedouros de águas refrescantes.

O acesso é mais limitado, por isso, não se esqueça de levar o cartão de vacinação. É um local de pouca estrutura e que está crescendo aos poucos. Porém, esse detalhe não impossibilita apreciar a paisagem e aproveitar todas as atrações que o parque tem a oferecer.

 

Yuool: conforto garantido para viajar na pandemia

 

Agora que você já sabe das principais medidas restritivas e algumas dicas de onde viajar na pandemia, é hora de preparar a mala! Os calçados confortáveis da Yuool não podem faltar. Eles são compactos e leves, ideais para levar na bagagem, além de possuírem um design básico e minimalista. Conheça e aproveite!