Casual Day: saiba o que usar e o que evitar

17 de novembro, 2021
5 minutos de leitura
Estilo
Casual Day: saiba o que usar e o que evitar

Se você trabalha em grandes empresas ou agências, já deve ter participado do Casual Day. O evento nada mais é do que um “dia casual”, ou seja, uma ocasião específica em que o dress code é liberado. Nele, você pode ir com um visual menos formal, diferente do que costuma usar de segunda a sexta, por exemplo.

 

Porém, mesmo com a liberdade de vestir-se de uma forma diferente de um dia útil comum, sem o uniforme ou a vestimenta adequada durante a semana, ainda é preciso tomar alguns cuidados dependendo do ambiente de trabalho. Em algumas empresas, o Casual Day não é tão casual quanto parece.

 

Separamos as dicas de looks casuais de acordo com o grau de formalidade de cada empresa. Afinal, não dá para aparecer de bermuda e camiseta estampada em um ambiente mais formal, certo? O Casual Day é um dia de descanso, mas ainda há regras.

 

Empresas formais

 

Se você trabalha em uma empresa mais formal, o ideal é não fugir demais do dress code habitual. Neste caso, o indicado é investir em peças de cores diferentes, que saiam um pouco do padrão branco, preto e cinza. Um dos principais exemplos são as peças em vinho, marrom ou bege.

 

Para um look casual feminino, além de peças mais coloridas, a make pode ser uma excelente parceira no Casual Day. Sair um pouco do comum, apostando em diferentes cores de batom e até em um novo penteado, são ótimas sugestões sem ousar demais.

 

Caso o nível de formalidade da sua empresa seja mais elevado, vale investir em peças elegantes, que substituem algumas já tradicionais desses ambientes. Coletes e jaquetas de alfaiataria, por exemplo, mantêm a formalidade, causando um impacto diferente no visual.

 

Já nas empresas que são um pouco mais tranquilas, vale investir em acessórios diferentes, como um brinco e um colar mais chamativo, ou até uma bolsa colorida, que marque presença no look. O importante é sentir-se confortável e vestir peças que transmitam segurança.

 

Empresas semiformais e casuais

 

 

As empresas semiformais e casuais encaixam-se em um meio-termo entre as companhias mencionadas anteriormente e as mais casuais. Isto é, elas são menos rígidas, mas ainda não dão total liberdade de vestir bermuda e camiseta. Pensando nisso, vamos às dicas!

 

A moda casual é ampla e engloba diversas vertentes. Para um estilo casual-chique, aposte em um mix de estampas, o que foge um pouco do universo das peças lisas. Neste caso, o ideal não é não ousar demais, ou seja, finalizar com outro item mais neutro e um acessórios não tão chamativo.

 

Para não errar no look masculino casual, as camisas de botões são opções infalíveis. Já é bastante comum usá-las em dias tradicionais, então o Casual Day é uma ocasião especial para você inovar nas cores. Tente investir em um artigo que fuja do habitual, trazendo tonalidades mais vibrantes de rosa ou azul, por exemplo.

 

É hora de deixar os calçados sociais de lado! Então, tire os seus sapatos mais confortáveis do armário, ou garanta os tênis da Yuool, por exemplo. Eles encaixam perfeitamente em ambientes semiformais, ainda mais se optadas por cores mais sóbrias.

 

Empresas casuais

 

Vestir-se para o Casual Day em empresas casuais é sempre mais tranquilo. Isso não quer dizer que decotes, peças transparentes e comprimentos curtos (no estilo cropped, por exemplo) estejam liberados. Ainda estamos em um ambiente de trabalho, por isso, atente-se.

 

Esta é a hora compor um look com o seu estilo casual preferido. Jaquetas, cardigans e suéteres ajudam a proteger do frio. Já para os dias mais quentes, saias de algodão, vestidinhos com o comprimento adequado ou calças jeans mais escuras encaixam-se perfeitamente nessas ocasiões.

 

Os homens podem deixar as calças de alfaiataria de lado e apostar nos jeans mais confortáveis. Para a parte de cima, camisetas básicas e jaquetas de malha fina ajudam a compor o visual. Nada de regatas, viu? Elas são confortáveis, mas o melhor é deixá-las para outros momentos!

 

Está em dúvida do que usar nos pés? Tanto para looks femininos quanto masculinos, os tênis caem superbem no Casual Day.

 

Yuool: os calçados para o seu Casual Day estão aqui

 

A Yuool acredita que a moda sustentável deve ser uma obrigação. Por isso, que tal apostar em um calçado que preza por esse tipo de produção no seu Casual Day? Além de todos os fornecedores serem certificados com selos de sustentabilidade, a própria marca possui certificação internacional pela Native Precious Fiber.

 

Nossas coleções trazem calçados confortáveis, produzidos em lã Merino, fiada e tecida na Itália. A presença de palmilha em viscoelástico proporciona o bem-estar necessário para o seu dia de trabalho ser o mais produtivo possível. Conheça as nossas coleções de tênis e botas, adotando-as na sua rotina.