• Home office

    Produtividade no home office: dicas para fazer o seu dia render

    Com a pandemia da COVID-19, trabalhar em casa virou uma realidade para inúmeras pessoas ao redor do mundo. Porém, considerando o fato de que agora todas as nossas atividades, incluindo lazer, estão sendo feitas no mesmo espaço, a produtividade no home office pode ser afetada.

     

    É muito fácil se distrair com televisão, celular ou até mesmo com as tarefas domésticas. Apesar do conforto, estar em casa implica em uma maior disciplina para conseguir se concentrar no trabalho e não deixar entregas ou reuniões se acumularem no cronograma.

     

    Crie um ambiente confortável

     

    O primeiro passo é estabelecer um ambiente confortável, bem iluminado, de preferência com a luz do dia, assim mantendo uma boa qualidade de vida no home office. Deixe o espaço reservado apenas para trabalhar, diferenciando-o daquele que você usa para relaxar ou estudar, por exemplo.

     

    É importante saber determinar um ambiente agradável para fazer cada atividade, pois isso faz com que sua mente trabalhe melhor. Ela entende que, a partir do momento em que você estiver naquele espaço, deve focar no trabalho e não em outras distrações.

     

    Faça um planejamento

     

    Quando a sua casa se torna o único lugar de convívio, é muito fácil misturar os afazeres e acabar se atrapalhando. Por isso, o indicado é fazer um planejamento de tarefas. Estabeleça um horário para você trabalhar, realizar os afazeres domésticos, fazer as refeições e relaxar.

     

    Feito isso, você verá como a produtividade no home office aumenta consideravelmente. Com o planejamento, as horas do dia ficarão mais organizadas, te ajudando a não se perder e a ter que parar o horário de trabalho no meio para completar uma tarefa que você havia esquecido.

     

    Organize a sua agenda

     

    Essa pode parecer uma dica semelhante à anterior, mas garantimos que elas são bem diferentes. A agenda de trabalho e o planejamento diário se diferem em vários sentidos. Nela ou em um bloquinho, coloque todas as datas de entregas de projetos.

     

    Tendo uma visualização física de datas importantes, você consegue planejar quais trabalhos deve priorizar, aumentando a produtividade no home office e, assim, não passando do prazo de entrega. 

     

    Vestimenta

     

     

    Estar em casa nos permite usar a roupa que quisermos ao longo do dia. Isso traz um conforto e uma liberdade maior para trabalhar. Porém, quando sentir que a produtividade no home office está sendo afetada, que tal vestir um look social, que você usaria no trabalho presencial, para iniciar seu dia?

     

    O sentimento de vestir uma roupa social pode dar novos ares ao home office, abrindo a sua mente para novas ideias e ajudando no foco. Só tenha cuidado para que, nos dias mais tranquilos, não aparecer de pijama nas reuniões!

     

    Evite distrações

     

    Evitar distrações pode parecer óbvio, mas essa é uma das principais dicas para trabalhar no home office. Caso não precise trabalhar com o celular, deixe-o no silencioso, ou pelo menos silencie grupos que podem te distrair ao longo do dia. Desativar as notificações das redes sociais também é uma ótima estratégia.

     

    Faça pausas

     

    Se até no presencial você fazia uma pausa para um café, por que não também no home office? De hora em hora, procure levantar da cadeira, andar pela casa e esticar o corpo. Isso faz com que você relaxe a cabeça e consiga voltar ao trabalho sem causar exaustão mental e física. Afinal, ninguém aguenta ficar oito horas em completo foco, certo?

     

    Saia de casa

     

    Com a correria do dia a dia, é muito fácil deixar de lado as saídas rápidas de casa para espairecer. Antes do término da hora do almoço, ou até mesmo após o fim do expediente, coloque seu tênis e procure sair de casa, passear com o pet ou até mesmo praticar exercícios físicos. Isso ajuda consideravelmente na produtividade no home office.

     

    Se for possível e caso se sinta seguro, vá a cafés ou espaços colaborativos de trabalho, os chamados coworking. Com a flexibilização das medidas restritivas, você consegue mudar o ambiente e aproveitar horários mais sossegados em cafeterias.

     

    Yuool: conforto a qualquer hora do dia!

     

    E aí, conseguiu deixar o home office organizado com as nossas dicas? Para ajudar no conforto, a Yuool oferece calçados especiais que podem virar seus grandes companheiros no dia a dia. A linha Home se assemelha aos chinelos e é voltada para relaxar em casa, ou até mesmo para fazer pequenas tarefas, como trabalhar remotamente, ir ao mercado ou passear com o pet.

     

    O Yuool Home é fabricado com garrafa PET reciclada e rastreada, além de algodão e lã Merino. Esse calçado possui microfuros que auxiliam na respirabilidade dos pés. O solado é feito em EVA, que é um material superleve. Encontre o tamanho ideal para você e intensifique a produtividade no home office!