• Moda

    Moda atemporal: o que é e como investir em peças que sigam este conceito

    A moda atemporal é um estilo que vale a pena investir por conta de vantagens como a versatilidade e a simplicidade. As peças deste conceito enquadram-se em um modelo de consumo consciente.

     

    Neste artigo, apresentamos o que são peças atemporais e qual é a relação desse estilo com a sustentabilidade. Também citamos alguns modelos e cores que podem se ajustar a essa demanda. Confira!

     

    O que é a moda atemporal

     

    As peças atemporais podem atravessar épocas sem perder a validade. Em outras palavras, são aqueles verdadeiros coringas do armário, que não saem de moda.

     

    Desse modo, esses itens não atendem ao apelo fashion de renovação constante, nem à lógica do excesso de produção. Em vez disso, esse tipo de moda está mais próximo de um modelo minimalista.

     

    As peças que atravessam o tempo também transmitem elegância. São itens simples e versáteis, que combinam prontamente com outras peças do guarda-roupa.

     

    Dessa forma, você economiza tempo ao se vestir, seja para ficar em casa ou para sair. Adotar esse estilo também proporciona economia de dinheiro porque esse tipo de peça tende a não ficar abandonada no seu armário, nem ser descartada facilmente.

     

    Moda atemporal e sustentabilidade

     

    A moda atemporal também está ligada à sustentabilidade. Isso porque as características desse tipo de item fashion permitem que você o utilize por mais tempo, o que diminui a geração de resíduos.

     

    Portanto, o look atemporal atende aos anseios de quem busca formas mais conscientes de consumo. Assim, você não precisa se preocupar com a transitoriedade dos modelos, diferentemente de outras peças da moda, que tendem a ser passageiras.

     

    De outro modo, priorizar o consumo de itens com tendência atemporal também significa investir na produção de peças feitas para durar mais, estimulando essa modalidade que apresenta mais responsabilidade ambiental.

     

    Moda atemporal: quais são os modelos e as cores principais

     

     

    Quer aprender a identificar a moda atemporal no seu armário e nas vitrines virtuais ou físicas das lojas? Os itens atemporais não são só roupas clássicas, incluindo calçados e acessórios. Elaboramos um guia que reúne as principais cores e modelos que se encaixam nesse conceito.

     

    Cores

     

    Inicialmente, os tons que se adaptam melhor à moda atemporal são aqueles mais sóbrios. No entanto, não é necessário se limitar a comprar somente peças brancas e pretas. Invista em uma paleta de cores neutras, mas que também demonstra a sua personalidade.

     

    Com isso, um bom exemplo são as peças jeans, que podem ser combinadas de um jeito mais simples. Também é possível adotar os tons terrosos, que não costumam sair de moda.

     


    Ainda dá para apostar em tons de nude para aumentar as chances de usar as peças novamente. A tonalidade cinza é mais uma possibilidade interessante se você busca um guarda-roupa que atravessa o tempo.

     

    Modelos

     

    Quando se trata de roupa, a camisa branca é aquela peça-chave que dificilmente será inutilizada no seu armário. Ela pode ser usada com outros itens da sua rotina facilmente.

     

    O vestido preto é outro item que compensa investir. Os modelos com um corte mais clássico são as melhores opções porque são prontamente combinados com jaquetas no inverno ou usados para sair à noite no verão, por exemplo.

     

    Os cardigans em tons neutros também são opções versáteis para você levar na sua bolsa. Essas peças não correm o risco de sair de moda e ficam bem com vestidos, camisas, t-shirts, entre outros itens.

     

    Entre os calçados, os tênis são peças que podem ser atemporais e confortáveis. Nesse sentido, dê preferência a itens de cores neutras, que demonstram elegância e multifuncionalidade. Algumas marcas, como a Yuool, comercializam tênis sem gênero, que são ainda mais versáteis.

     

    As sapatilhas também são peças curingas para o dia a dia. Além de não saírem de moda, elas podem ser utilizadas em estações mais quentes ou frias do ano, dando conforto a quem usa.

     

    Yuool: moda para qualquer época

     

    Gostou de aprender o que é a moda atemporal? Na Yuool, acreditamos que a sustentabilidade é uma obrigação. Por isso, criamos calçados que podem ser utilizados por mais tempo e em várias situações da sua rotina.

     

    Dessa maneira, os nossos produtos não seguem tendências. Em vez disso, são minimalistas, genderless e atemporais. Por consequência, ao ampliar o tempo e as ocasiões de uso dos nossos itens, também geramos menos lixo para a natureza.

     

    O nosso cuidado com a sustentabilidade vai desde a escolha da matéria-prima até à entrega dos produtos para os consumidores. Fabricamos calçados em garrafa PET reciclada e rastreada, lã Merino, com a garantia de bem-estar animal, e em algodão orgânico, um tecido natural e de baixo impacto de produção.

     

    As caixas dos produtos Yuool também levam material reutilizado. O molde dos nossos calçados é produzido com o bagaço da cana-de-açúcar, elaborado de um modo que forme menos resíduos. Além disso, o folheto que apresenta os detalhes dos nossos itens é feito com material reciclado e formato de marcador de livro para ser reaproveitado.