Celebre 100 anos da Disney e as histórias que criam memórias que duram para sempre

23 de outubro, 2023
5 minutos de leitura
Estilo
Celebre 100 anos da Disney e as histórias que criam memórias que duram para sempre

Em 2023, celebramos os 100 anos da Disney com muita emoção! A história detalhada é uma jornada fascinante que abrange um século de inovação e muito entretenimento.

Muito se diz sobre os grandes sonhos que a Disney busca inspirar seus fãs a realizar. Ao longo dos 100 anos, a empresa nos emocionou, divertiu e reuniu de diversas formas diferentes. Quem nunca sentiu aquele quentinho no coração ao ver uma história da Disney? Conheça, a seguir, a trajetória da empresa!

100 anos de emoção: hora de conhecer mais a história da Disney

A história da empresa começou em 1923. Para ajudar você a entender melhor essa trajetória fascinante, vamos separá-la em partes, detalhando cada ponto marcante até chegar aos 100 anos Disney.

1 – Fundação da Disney e criação do Mickey Mouse (1923-1928)

Quando fundada, em 1923, a primeira produção foi uma série de curtas-metragens. Porém, em 1928, foi criado o personagem mais icônico da empresa, o Mickey Mouse. Ele estreou no curta “Steamboat Willie”, se consagrando sinônimo da companhia.

2 – Era dos curtas-metragens (1928-1937)

A história da Disney continuou com a era dos curtas-metragens! Com o sucesso de Mickey Mouse, a empresa produziu uma série de curtas estrelados pelo icônico camundongo e seus amigos, incluindo Minnie, Donald, Pateta e Pluto. Até esse momento, todos os desenhos animados eram em preto e branco.

Isso mudou com o lançamento de “Flowers and Trees”, em 1932, o primeiro curta-metragem em cores da Disney, que chegou até mesmo a levar um Oscar. Incrível, não é? O sucesso fez com que, em 1937, surgisse a primeira animação de longa-metragem da empresa, que abriu caminho para outros filmes animados.

3 – Era dos longas-metragens (1937-1942)

Não poderíamos falar do centenário da Disney sem mencionar o primeiro longa-metragem da empresa. “Branca de Neve e os Sete Anões” foi um sucesso instantâneo, que continua até os dias atuais. Isso fez com que outros longas animados surgissem.

“Pinóquio” (1940), “Dumbo” (1941) e “Bambi” (1942) vieram logo em seguida. Assim como “Branca de Neve”, conquistaram o público, se consagrando como clássicos na história do cinema e da Disney. No entanto, a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial afetou a produção e distribuição de filmes, levando a produtora a criar conteúdo de guerra e enfrentar dificuldades financeiras.

4 – Pós-guerra e expansão da marca (1940-1950)

Após a guerra, a Disney voltou à produção de filmes de animação. Como exemplo desse período, pode-se citar “Cinderela” (1950), que inspirou o tão conhecido castelo da Disney, presente nos parques da Flórida.

Walt Disney tinha a visão ambiciosa de criar o primeiro parque temático do mundo, o que se concretizou com a inauguração da Disneylândia na Califórnia em 1955. Hoje em dia, visitar a atração e tirar uma foto na frente do castelo é quase uma tarefa obrigatória!

100 anos disney

5 – Entrada na televisão e morte de Walt Disney (1950-1966)

Walt Disney também entrou no mundo da televisão na década de 1950. Alguns dos programas mais populares foram “The Mickey Mouse Club” e “Disneyland” (mais tarde conhecido como “Walt Disney’s Wonderful World of Color”).

Entretanto, 1966 foi um ano crucial e triste para a Disney devido à morte de seu criador. Sua visão e seu legado continuaram a moldar a empresa nas décadas seguintes, alcançando os 100 anos da Disney!

6 – Expansão de mídia e dos parques temáticos (1980-2000)

A Disney continuou a ser uma das empresas de entretenimento mais poderosas e influentes do mundo. Com a aquisição de empresas como Pixar, Marvel e Lucasfilm, ela expandiu o seu império de entretenimento.

Essa expansão aconteceu também nos parques temáticos, que atualmente contam com várias unidades ao redor do mundo, além dos já inaugurados na Califórnia. Isso inclui Walt Disney World, na Flórida, Tóquio Disneyland, Disneyland Paris e muitos outros.

7 – Era digital (década de 2000 até os dias de hoje)

Com a chegada da era digital, a Disney precisou acompanhar as inovações tecnológicas e o modo como o público assiste aos seus conteúdos. A partir disso, em 2019, a empresa lançou o serviço de streaming “Disney+”, tornando-se um grande player na indústria.

Durante o final da década de 1990 e o início dos anos 2000, a Disney começou a adaptar algumas das animações clássicas para versões live-action. A primeira delas foi “101 Dálmatas”, em 1996.

O sucesso foi tão grande que, nos anos seguintes, surgiram diversas outras adaptações que trouxeram aquele sentimento de nostalgia das animações originais. No aniversário da Disney de 100 anos, tivemos o lançamento de “A Pequena Sereia”.

Crie memórias que duram para sempre com a celebração dos 100 anos da Disney

Em uma jornada pela história e pela magia da empresa, a Yuool participa da celebração de 100 anos da Disney com um lançamento incrível que promove a nostalgia e o encantamento. O Yuool D100 é um modelo de tênis exclusivo, com unidades numeradas e limitadas, tendo frases e personagens icônicos aplicados no produto dos universos Disney, Pixar, Marvel e Star Wars.

A partir de outubro, fique de olho no catálogo da Yuool e celebre a magia dos 100 anos da Disney com a gente! O calçado Yuool D100 traz todas as características já conhecidas da marca, como o conforto e a sustentabilidade, promovendo os esforços de produção e de consumo consciente da startup brasileira.

Esse grande lançamento da Yuool também vai apoiar a Make-A-Wish Brasil, uma das instituições de auxílio à criança mais conhecidas e respeitadas globalmente. Ela é responsável por transformar a vida de menores com doenças graves.