5 dicas de sustentabilidade em casa para o seu dia a dia

05 de dezembro, 2023
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
5 dicas de sustentabilidade em casa para o seu dia a dia

Em um cenário de crescente preocupação com o meio ambiente e com os impactos das atividades humanas no planeta, pensar em maneiras de preservar a natureza é essencial. Você sabia que, além das políticas públicas e das iniciativas coletivas, é possível adotar a sustentabilidade em casa?

Ações cotidianas e pequenas mudanças na rotina podem fazer grande diferença nos impactos ao meio ambiente. A Yuool preparou este artigo com cinco dicas de atitudes que você pode adotar em casa para seguir os princípios da sustentabilidade. Confira abaixo!

Por que é importante adotar a sustentabilidade em casa?

A sustentabilidade se tornou essencial atualmente. Com as mudanças climáticas, a redução da biodiversidade e o desmatamento, é urgente a preocupação com os impactos humanos no meio ambiente e com a forma com que eles afetam a vida no planeta agora e no futuro.

É claro que, para enxergar diferenças significativas nas questões ambientais, é necessária uma ação conjunta de governos, empresas e cidadãos em prol de atividades que sejam menos negativas para o planeta. Porém, as atitudes individuais, como a sustentabilidade em casa, também fazem toda a diferença nesse cenário.

Ao ter uma casa ou apartamento sustentável, você investe em práticas para reduzir o consumo de energia, reaproveitar a água, evitar o descarte incorreto de alimentos e resíduos em geral, entre outras.

Se você está interessado em incluir a sustentabilidade no seu estilo de vida, um dos primeiros passos é repensar o seu consumo. Comprar de empresas que se preocupam com o meio ambiente e reduzem os impactos ambientais negativos, por exemplo, é uma ótima forma de começar.

Cinco dicas para ser mais sustentável em casa

sustentabilidade em casa

Você sabe o que são casas sustentáveis? Muita gente acha que elas requerem grandes tecnologias e investimentos, mas a verdade é que não se precisa de muito para reduzir os efeitos negativos da atividade humana no planeta. É possível começar com mudanças simples no dia a dia, como você pode ver abaixo.

1 Fazer o descarte adequado de lixo

A gestão responsável dos resíduos é outra ação importante da sustentabilidade em casa. Separar materiais como papel, plástico, vidro e metal e adotar outras práticas de reciclagem é fundamental.

Além disso, a compostagem de resíduos orgânicos pode transformar restos de alimentos em adubo, enriquecendo o solo e reduzindo a quantidade de detritos enviados para aterros sanitários. Em diversos tipos de casas ecológicas, essa já é uma prática adotada recorrentemente.

2) Repensar suas escolhas de consumo

Outra forma de aplicar a sustentabilidade na sua casa é repensar suas escolhas de consumo no dia a dia. Você pode, por exemplo, passar a comprar frutas, legumes e verduras de pequenos produtores locais, que em geral oferecem alimentos orgânicos a preços convidativos.

Além disso, busque conhecer também as marcas de produtos para a casa das quais você costuma comprar. São empresas que consideram o impacto ambiental das suas atividades e que são comprometidas com a sustentabilidade? Essas são perguntas a se fazer antes de fazer suas compras do dia a dia.

3) Fazer escolhas alimentares mais sustentáveis

Também é possível cultivar hábitos sustentáveis na alimentação para impactar positivamente o meio ambiente. Optar por frutas e verduras locais e sazonais, por exemplo, ajuda a reduzir a pegada de carbono associada ao transporte desses alimentos.

Já a diminuição no consumo de carne no dia a dia também é uma escolha que faz a diferença, já que a indústria da agropecuária é uma das que mais emite gases de efeito estufa na atmosfera.

4) Reduzir o uso de embalagens descartáveis

O uso excessivo de embalagens de plástico descartáveis é muito nocivo ao meio ambiente, visto que esse material demora muitos anos para se decompor na natureza. Por isso, para ter uma casa sustentável, tente evitar ao máximo as embalagens desnecessárias.

Evite usar copos e pratos descartáveis com frequência, dando preferência a utensílios que podem ser reutilizados. Você também pode reduzir o uso de sacolas plásticas no mercado, priorizando bolsas ou ecobags para carregar suas compras, e optar por produtos frescos que não venham embalados em plástico.

5) Consumir conscientemente

Ao invés de praticar o consumo desenfreado, tente pensar antes de fazer uma compra se ela é realmente necessária para a sua vida no momento. Além disso, você pode aproveitar a tendência de brechós para reutilizar roupas, móveis e outros itens de decoração que normalmente seriam descartados.

Yuool: onde sustentabilidade e estilo andam juntos

É o caso da Yuool: a startup brasileira do varejo surgiu em 2017 e oferece calçados minimalistas, atemporais e sem distinção de gênero. Do design à matéria-prima utilizada na confecção dos sapatos, a marca investe em processos que prolongam a vida útil de cada peça e reduz o descarte desnecessário no planeta.

Na Yuool, a sustentabilidade é uma obrigação. Graças ao compromisso com práticas ecologicamente corretas, a empresa tem certificação B, um sistema internacional que valoriza negócios que equilibram propósito e lucro. Ficou interessado? Saiba mais sobre a marca aqui!