9 dicas de como economizar água no dia a dia

16 de novembro, 2023
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
9 dicas de como economizar água no dia a dia

A preocupação com o desperdício é uma tendência global. Por isso, é importante saber como economizar água no dia a dia. Esse recurso tão abundante no planeta pode se esgotar, e esse problema cria cenários preocupantes de escassez.

Neste artigo, a Yuool explora a importância de economizar esse recurso e apresenta nove dicas para reduzir o desperdício de água nas suas atividades cotidianas. Confira como o consumo excessivo está presente em diversas atividades e por que isso precisa ser revisto!

Por que é importante economizar água?

como economizar água

Antes de aprender como economizar água no dia a dia, é importante saber por que essa atitude é importante. Esse é um recurso essencial para a vida humana na Terra e, por mais que seja encontrado em abundância na natureza, está ficando cada vez mais escasso.

As crises hídricas e os longos períodos de estiagens e secas têm sido cada vez mais frequentes devido à degradação ambiental e às mudanças climáticas. Esse tipo de cenário costuma afetar em massa as pessoas de baixa renda e/ou que moram em lugares de difícil acesso.

Por isso, reduzir o consumo de água excessivo deve ser um compromisso das pessoas, mas, em especial, das empresas. As atividades econômicas, como a agropecuária e o setor industrial (têxtil e metalúrgico, por exemplo), são as principais responsáveis pelo desperdício mundial desse recurso.

As dicas para economizar água não apenas ajudam o planeta e a sociedade, mas também têm efeito positivo para o seu bolso, já que o desperdício pode encarecer – e muito! – a conta no final do mês.

Dicas para economizar água no dia a dia

Existem algumas dicas práticas e simples de como economizar água no seu cotidiano. Abaixo, a Yuool selecionou algumas ideias principais para você reduzir o desperdício na sua casa. Confira!

1.    Tome banhos mais rápidos

Reduzir o tempo do banho é uma das dicas mais simples quando se fala em como economizar água em casa. Segundo dados da OMS, um banho de cinco a dez minutos já é suficiente para a higienização adequada do corpo e garante economia significativa tanto de água quanto de energia.

2.    Feche torneiras pingando

Torneiras pingando desperdiçam muita água, sabia? Por isso, é essencial fechá-las bem. Se o seu utensílio apresentar esse problema mesmo vedado, você pode trocar a borrachinha para garantir que não haja mais goteiras.

3.    Verifique canos para possíveis vazamentos

Confira o encanamento da sua casa para identificar possíveis vazamentos e infiltrações. De gota em gota, o desperdício pode ser imenso caso haja, de fato, algum problema nos canos. Caso encontre algum escoamento indevido, entre em contato com a companhia de água do seu estado.

4.    Reutilize a água da máquina de lavar

O reaproveitamento de água é uma das melhores formas de evitar o desperdício. Uma das formas de fazer isso é reutilizar a água da máquina de lavar para fazer pequenas limpezas em casa, como lavar o quintal, a calçada e o carro ou dar a descarga.

5.    Feche o registro de água

Vai viajar e passar um tempo fora de casa? Antes de sair, feche todos os registros para evitar possíveis vazamentos. Além de economizar água, essa medida deixa o imóvel mais seguro enquanto você estiver ausente.

6.    Desligue a torneira ao escovar os dentes

Escovar os dentes é uma atividade diária. Imagine o desperdício de deixar a água escorrendo durante toda higienização bucal! Comece a fechar a torneira enquanto não estiver precisando, de fato, usá-la.

7.    Lave o carro com balde

Quer saber como economizar água na lavagem do seu carro? É simples: em vez de usar a mangueira, experimente utilizar um balde com água e sabão para a limpeza e outro com líquido só para o enxágue.

8.    Faça a manutenção do ar-condicionado

O ar-condicionado vazando é um problema muito comum que, além de desperdiçar água, também impacta a conta de energia. Por isso, mantenha a manutenção do seu aparelho em dia para corrigir problemas como esse e evitar gastos desnecessários.

9.    Lave frutas e verduras em uma bacia

Troque a água corrente por uma bacia com água na hora de lavar legumes, frutas e verduras. Para fazer a higienização correta, utilize uma escovinha para remover sujeirinhas e terra e deixe os alimentos de molho em uma solução clorada específica.

Yuool: calçados sustentáveis e minimalistas

Agora você já sabe como economizar água no dia a dia por meio de pequenas mudanças de hábitos. Se você se preocupa com a sustentabilidade e a preservação ambiental, que tal começar a consumir produtos de marcas que se preocupam com o meio ambiente? É o caso da Yuool!

A Yuool é uma startup nascida no mundo digital que oferece calçados confeccionados em materiais sustentáveis, com alta qualidade e durabilidade. A empresa acredita que a sustentabilidade é uma obrigação. Por isso, é certificada internacionalmente em prol de um mundo mais equilibrado para as pessoas, a natureza e os animais. Saiba mais sobre a marca