7 tipos de empreendedorismo: conheça e implemente no seu negócio

02 de novembro, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
7 tipos de empreendedorismo: conheça e implemente no seu negócio

Você sabia que existem diversos tipos de empreendedorismo? Cada um tem características e valores específicos, mas todos mantêm um ideal comum: impactar a economia global impulsionando a inovação, a criação de empregos e o crescimento econômico. 

Se você pensa em empreender e ainda não sabe em que categoria o seu negócio vai se encaixar, este conteúdo pode ajudar. Venha conhecer quais os tipos de empreendedorismo mais comuns e as dicas para escolher o ideal para o seu negócio. Continue a leitura e confira todos os detalhes!

O que é empreendedorismo?

Há algumas noções sobre o que é empreendedorismo. Muitas pessoas acham que ele é sinônimo de abrir um negócio próprio, mas esse conceito vai além disso. Ser empreendedor envolve desenvolver novas soluções ou criar um novo mercado a partir da identificação de uma necessidade.

Empreender é transformar uma ideia em um produto ou serviço que seja útil para determinado grupo de pessoas, gere impacto positivo e seja rentável no longo prazo. No mercado, existem diferentes tipos de empreendedorismo. Acompanhe a seguir!

Tipos de empreendedorismo

tipos de empreendedorismo

Agora que você já relembrou o conceito de empreendedorismo, chegou a hora de conhecer os principais tipos, categorizados conforme os valores, os objetivos, as motivações e as características do investimento. Confira!

Empreendedorismo social

O empreendedorismo social visa resolver problemas sociais e ambientais por meio de modelos de negócios sustentáveis, equilibrando objetivos financeiros e impacto social positivo. 

É comum que esse tipo de negócio proponha soluções inovadoras para temas como educação, saúde, meio ambiente e desigualdade. Organizações sem fins lucrativos e empresas de impacto social comumente seguem essa prática de empreendedorismo.

Empreendedorismo corporativo

Já o empreendedorismo corporativo envolve a criação de novos empreendimentos dentro de uma empresa em atividade. Os empreendedores desse tipo são muitas vezes chamados de “intrapreneurs”, pois buscam gerar inovações e fundar novos mercados dentro da organização em que trabalham. 

Empreendedorismo individual

Entre os tipos de empreendedorismo, o individual é um dos mais conhecidos atualmente. Ele é caracterizado por ser um negócio próprio sem sócios, formalizado por meio do sistema do Microempreendedor Individual (MEI). Pessoas que realizam atividades que, antes, já eram exercidas informalmente estão nessa modalidade.

Empreendedorismo feminino

É caracterizado pelo protagonismo da mulher em todas as áreas do negócio, das posições de liderança aos cargos operacionais. O empreendedorismo feminino é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais força graças à discussão crescente sobre igualdade de gênero, diversidade e inclusão social.

Empreendedorismo sustentável

O empreendedorismo sustentável, também conhecido como verde, busca gerar um impacto ambiental positivo. Ele engloba negócios comprometidos com a preservação que buscam criar produtos e serviços sustentáveis e adotam práticas ecológicas nos processos empresariais.

Empreendedorismo digital

Entre os tipos de empreendedorismo em alta nos últimos anos, o digital é muito relevante. Na prática, esse tipo de negócio envolve a comercialização de produtos e serviços no ambiente virtual, seja por meio de uma loja on-line, da venda de cursos, de infoprodutos, do desenvolvimento de software etc.

Empreendedorismo cultural

O empreendedorismo cultural envolve negócios relacionados a patrimônio, cultura e arte, como galerias artísticas, estúdios de gravação, casas de espetáculos e até mesmo estabelecimentos gastronômicos que destacam a culinária local. Esse modelo promove a diversidade e a preservação culturais.

Como identificar o tipo de empreendedorismo ideal para você

Agora que você conhece os principais tipos de empreendedorismo, é hora de escolher a modalidade ideal para o seu negócio. O primeiro passo é refletir sobre seus valores, seus interesses e suas habilidades e entender quais resultados você quer atingir.

Além disso, é interessante aprofundar a sua pesquisa sobre as diferentes modalidades de empreendedorismo, buscando exemplos de negócios nas linhas que se adequam ao seu caso. Reflita também sobre as oportunidades de mercado, pensando nos problemas ou desafios que você gostaria de resolver.

O mais importante é lembrar que o tipo de empreendedorismo que você escolher no início não precisa ser definitivo. Esteja disposto a testar, se adaptar e reavaliar suas escolhas à medida que o negócio cresce e que você aprende mais sobre o mercado em que atua, definindo novas metas para o negócio.

Yuool: empreendedorismo sustentável no varejo

Gostou de saber mais sobre os tipos de empreendedorismo? Conhecer cases de sucesso de negócios é uma excelente forma de se inspirar, então, conheça a Yuool: uma startup brasileira do ramo do varejo que tem a sustentabilidade como um dos valores principais.

A Yuool é uma empresa com certificação internacional B, que valoriza negócios que equilibram propósito e lucro e ajudam a criar um sistema econômico equitativo para as pessoas e regenerativo para o planeta. A empresa utiliza matéria-prima sustentável, como algodão orgânico e poliamida biodegradável, e trabalha apenas com fornecedores comprometidos com a causa ambiental. Saiba mais sobre a marca!