A importância da reciclagem de materiais

15 de setembro, 2021
3 minutos de leitura
Meio Ambiente
A importância da reciclagem de materiais

A reciclagem se caracteriza pela coleta e processamento de resíduos, reaproveitando os mesmos e transformando em novos produtos ou materiais aquilo que seria descartado como lixo.

Desde os primórdios da humanidade, o homem produz e descarta lixo, seja ele orgânico ou inorgânico. Porém, com a Revolução Industrial do século XX, esse descarte aumentou exponencialmente com a produção e consumo em massa.

Assim, a reciclagem começou a ganhar força na década de 1970 com o fim de diminuir os impactos ambientais que os materiais como plástico, papel e alumínio descartados incorretamente geravam. 

O reprocessamento do material durante a reciclagem consome menos energia do que a produção inicial de um produto.

Um dos materiais mais poluentes é o PET (Polietileno Tereftalato), um composto utilizado principalmente para a produção de garrafas e de fibras para a indústria têxtil e quando descartado incorretamente, leva aproximadamente 800 anos para se decompor.

Reciclando este material, não haveria a necessidade de adicionar mais Produtos de materiais poluentes, como PET no mundo e consequentemente no meio ambiente, diminuindo a poluição.

 

 

No Brasil, a indústria de reciclagem de PET está bem desenvolvida, sendo uma das mais avançadas. Esse material pode se tornar roupas, objetos de uso diário, material de construção ou mesmo outro tipo de embalagem.

 

 

O Yuool HomeOffice e o Yuool Fit são exemplos de produtos que contêm PET reciclada e rastreada em sua composição. O fio utilizado na produção é composto por 50% reciclados de garrafa PET e 50% reciclados de algodão orgânico originado de roupas e tecidos descartados. Isso significa que o poliéster no tecido do calçado é proveniente de garrafas PET recicladas. Além disso, o fato de elas serem rastreadas, significa que é possível identificar exatamente de onde aquela garrafa PET saiu, quando foi produzida e se veio realmente de um centro de reciclagem. Isso garante que a garrafa não tenha sido produzida e reciclada imediatamente, algo que ocorre em alguns casos não comprovados. O certificado Global Recycled Standart (GRS) comprova essa rastreabilidade do material e o não tingimento do mesmo, sendo assim, a cor do material vem dos produtos recebidos para reutilização. Isso faz com que utilizar este material não incorra no gasto de mais recursos, o que aconteceria caso ocorresse a fiagem e tintura do zero.