Atitude empreendedora: o que é e como desenvolver

24 de novembro, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Atitude empreendedora: o que é e como desenvolver

Você sabe o que é atitude empreendedora? Ela exige determinados comportamentos e formas de pensar que vão além da regularização legal e fiscal e do investimento inicial, por exemplo, que são as partes mais burocráticas do processo.

Neste artigo, a Yuool explica o que é uma atitude empreendedora e como desenvolvê-la para alavancar seu negócio. Você vai conferir alguns exemplos desse comportamento e como eles podem ser benéficos para a empresa a longo prazo. Quer saber mais? Continue a leitura e confira!

O que é atitude empreendedora?

A atitude empreendedora envolve uma série de comportamentos importantes para quem deseja iniciar um negócio próprio ou já tem um estruturado. Essa mentalidade envolve ações que ajudam a alavancar a visão de negócio e expandir a empresa, melhorando resultados a longo prazo.

Se você se pergunta o que é uma pessoa empreendedora, saiba que é alguém visionário e proativo, que assume riscos e responsabilidades dentro da empresa. Empreendedores são indivíduos que, além de gerenciar o negócio, buscam criar novas oportunidades, desenvolver habilidades e solucionar problemas constantemente.

Por isso, vale ressaltar que a atitude empreendedora não deve ser restrita aos donos da empresa. Pelo contrário: para que um negócio cresça, é preciso que todos os envolvidos desenvolvam essa mentalidade para assumir o papel de liderança nas respectivas atividades e contribuir para alcançar os objetivos da organização.

Em resumo, o mindset empreendedor não se limita a abrir um negócio. Ele abraça uma mentalidade proativa e propõe o comprometimento com a excelência, a resiliência e a busca contínua por soluções criativas.

Exemplos de atitudes empreendedoras

1 – Tolerância ao risco

No cerne da atitude empreendedora, está a coragem de assumir riscos calculados. Empreendedores não temem o desconhecido; eles o abraçam como uma chance de aprender, crescer e alcançar novos horizontes. Essa disposição para enfrentar desafios de frente, mesmo diante da incerteza, é uma característica importante para ter sucesso nos negócios.

2 – Persistência

Persistência para continuar mesmo frente a obstáculos é parte fundamental da atitude empreendedora. Fracassos não são encarados como derrotas definitivas, mas como oportunidades de aprendizado que alimentam o desejo de melhorar e progredir, moldando uma equipe mais preparada para os desafios futuros.

3 – Curiosidade

A curiosidade pelo novo, para estar em constante aprendizado, e a busca por inovação movem muitos negócios. Por isso, uma postura curiosa diante do mundo faz parte da atitude empreendedora. Com ela, você evolui em diferentes campos do conhecimento que possam agregar para a organização.

4 – Capacidade de adaptação

Existem muitos tipos de empreendedorismo, porém, independentemente de qual você escolher, a capacidade de adaptação é uma característica que precisa estar presente no seu mindset.

Os negócios estão em constante mudança, com desafios e oportunidades se apresentando a todo momento. Por isso, é preciso saber se adaptar e redesenhar a rota quando necessário, além de se antecipar a problemas que possam surgir no futuro.

atitude empreendedora

5 – Senso crítico

A tomada de decisão faz parte do dia a dia do empreendedor. Por isso, é essencial desenvolver senso crítico para ter uma visão questionadora, investigar informações e fazer escolhas mais assertivas, levando sempre em consideração o que é melhor para o negócio naquele momento.

6 – Criatividade

A criatividade é outra marca registrada desse mindset. Empreendedores veem possibilidades onde outros enxergam obstáculos. Eles são mestres em encontrar soluções inovadoras e criativas para problemas complexos, criando um impacto significativo nos campos em que atuam.

7 – Networking

A colaboração e a capacidade de construir redes — o famoso networking — são habilidades essenciais para quem deseja embarcar no empreendedorismo. Ninguém atinge o sucesso sozinho, e empreendedores reconhecem a importância de se conectar com outros, seja para trocar ideias, buscar parcerias ou ter apoio em projetos.

Dicas para desenvolver uma atitude empreendedora

Se você ainda não tem todas as características de uma atitude empreendedora, não se preocupe. É possível desenvolver essas habilidades com o passar do tempo, evoluindo a cada dia.

Afinal, como ter uma atitude empreendedora se ela não é natural para você? Bem, a primeira dica é estar sempre se atualizando sobre as mudanças do mercado, além de investir em aprendizado para explorar novas soluções que possam ser benéficas para o seu negócio.

Além disso, também é importante buscar diferentes perspectivas para aprimorar o seu senso crítico. Olhar as situações de outros ângulos ajuda a ter uma visão mais ampla de um problema e de possíveis soluções para ele. Escute as pessoas com quem trabalha e em quem confia para debater ideias.

Seja proativo e tenha autonomia para tomar decisões por conta própria, mesmo que elas sejam arriscadas. Lidar com riscos e incertezas faz parte do negócio, assim como remanejar a estratégia caso algo saia do planejamento inicial.

Yuool: atitude empreendedora para revolucionar o varejo

Se você gostou de saber mais sobre a atitude empreendedora e como desenvolvê-la, é interessante conhecer exemplos de marcas que seguem esse princípio. A Yuool é uma startup digital de calçados nascida em 2017 e veio para revolucionar o mercado do varejo no Brasil.

A empresa é movida por propósito e resultado e oferece conforto no sentido mais amplo da palavra: na estética do produto, na experiência de compra, no atendimento ao cliente e na entrega. Os calçados da Uol são minimalistas, atemporais e sem distinção de gênero. Quer saber mais sobre a marca? Clique aqui e descubra!