Coloração pessoal: o que é e como fazer a sua

23 de fevereiro, 2024
5 minutos de leitura
Moda
Coloração pessoal: o que é e como fazer a sua

A coloração pessoal é uma técnica utilizada para identificar quais cores mais valorizam um indivíduo e harmonizam com sua aparência. Para isso, leva em consideração fatores como cor dos olhos, tom de pele e cor dos cabelos.

Essa prática vai além do simples uso de tendências da moda; trata-se de compreender como as cores podem realçar a beleza natural de cada pessoa, proporcionando uma aparência mais radiante e equilibrada. Se você quer saber tudo sobre coloração pessoal, como ela funciona e como aplicá-la, continue a leitura e confira!

O que é coloração pessoal?

Afinal, o que é coloração pessoal? Como vimos, essa é uma técnica que visa identificar quais cores mais harmonizam com a aparência de cada pessoa. Ela parte do princípio de que diferentes tons de cores têm o poder de influenciar a percepção da nossa aparência, podendo destacar pontos fortes e minimizar imperfeições.

Com essa informação, é possível fazer escolhas mais acertadas de roupas, sapatos, maquiagem e acessórios, optando pelas que mais valorizam seus atributos. Algumas das características físicas levadas em consideração para determinar a paleta de cores pessoal são, entre outras: tom, subtom e temperatura da pele, além de cor dos olhos e dos cabelos.

Com base nessas observações, é possível classificar a coloração pessoal em diferentes categorias, como primavera, verão, outono e inverno. Cada uma delas tem suas próprias características de tons quentes, frios, claros ou escuros.

Essa classificação da cartela de cores se desdobra ainda nas dimensões de intensidade e temperatura. Assim, somam-se 12 possibilidades de combinações de cores que mais combinam com cada pessoa.

Ainda que a paleta de cores pessoal funcione como um excelente guia na hora de se arrumar, ela não precisa ser uma prisão. O mais importante é se vestir da forma que você se sinta mais confortável e bonita, valorizando o seu bem-estar acima de tudo.

Como descobrir a coloração pessoal

Para descobrir a sua coloração pessoal, você pode contratar um profissional especializado em análise cromática ou um consultor de imagem. Eles utilizam uma variedade de métodos para determinar a paleta de cores que melhor se adapta a cada indivíduo

Isso inclui testes com tecidos de diferentes tons, observação das reações da pele diante de determinadas cores e até mesmo análise das veias do pulso. Um dos fatores mais determinantes é a consideração da cor dos cabelos e dos olhos.

Mas se você não quer ou não pode investir em um profissional agora, existem algumas dicas de como descobrir sua paleta de cores por conta própria. A primeira delas é a observação. Tente perceber com cuidado quais são as tonalidades que mais valorizam seu rosto e corpo, aquelas que as pessoas costumam dizer que caem bem em você.

Existem também alguns sites e aplicativos que você pode utilizar para descobrir as tonalidades que mais combinam com as suas características. Ainda que eles sejam úteis, nada substitui o trabalho de um profissional da área, que vai analisar por completo o seu perfil para fazer as recomendações mais precisas.

Vantagens de investir em coloração pessoal

Como vimos, saber a sua paleta de coloração pessoal é muito interessante para tomar decisões de estilo que valorizem a sua beleza natural. Mas e na prática? Quais são as principais vantagens de investir nesse serviço? Confira abaixo alguns motivos que reunimos para você.

1) Melhora na autoestima

Fazer a análise de coloração pessoal é um processo de autoconhecimento que pode melhorar – e muito! – a sua autoestima. Com ela, você passa a conhecer combinações e estratégias que valorizam a sua beleza natural, estimulando o amor-próprio e o bem-estar.

2) Compras mais assertivas

Conhecer a sua cartela de cores possibilita decisões mais assertivas na hora de fazer compras, seja de roupas, sapatos, maquiagem ou acessórios. Assim, além de você comprar peças que mais se adequam ao seu estilo, você ainda economiza no processo.

3) Guarda-roupa versátil e funcional

Montar um guarda-roupa versátil, prático e funcional é outra das vantagens de fazer a sua coloração pessoal. Entendendo os tons que mais valorizam sua aparência, você pode investir nos itens das cores da sua cartela que mais combinam entre si. Isso facilita bastante na hora de combinar as peças do seu armário.

4) Variedade sem perder a harmonia

Mesmo dentro da sua paleta de cores pessoal, você terá uma grande variedade de tons para escolher. Isso permite que você experimente diferentes estilos e tendências sem perder a harmonia.

Yuool: calçados que combinam com qualquer estilo

Agora que você já sabe tudo sobre coloração pessoal, já deve estar querendo fazer a sua, certo? Seja qual for o resultado da sua cartela de cores, saiba que na Yuool você encontra calçados versáteis e minimalistas que combinam com diferentes estilos.

Na Yuool, entregamos qualidade em tudo que fazemos. Nossos calçados são confeccionados em materiais rastreados que seguem padrões internacionais de sustentabilidade. Além disso, temos essência atemporal e sem distinção de gênero, criando peças que podem ser usadas por qualquer pessoa e por muito mais tempo. Saiba mais sobre a marca aqui!