Como chama o buraco onde passa o cadarço do tênis?

27 de abril, 2023
5 minutos de leitura
Limpeza
Como chama o buraco onde passa o cadarço do tênis?

Você já se perguntou como chama o buraco onde passa o cadarço do tênis? Esse acessório é tão comum que, muitas vezes, pode passar despercebido. No entanto, ele é parte fundamental da confecção do tênis e faz toda a diferença para deixar o modelo mais confortável.

Pensando nisso, preparamos um artigo para responder como chama o buraco onde passa o cadarço do tênis. Vamos ajudar você a entender também o que fazer caso a peça precise ser substituída ou ajustada com o passar do tempo. Vem com a gente para não perder nenhum detalhe!

Ilhós

Afinal, como chama o buraco onde passa o cadarço do tênis? Bem, a resposta é simples: o nome dessa peça é ilhós. Os ilhoses nada mais são do que essas argolas (que podem ser fabricadas em metal ou plástico) usadas nos sapatos para passar o cadarço.

A função do ilhós é muito importante, já que um tênis com cadarço é muito mais adaptável aos pés, permitindo mais conforto durante o uso. Além disso, ter o furo para o cadarço permite que o tênis seja ajustável no tornozelo, o que ajuda a evitar possíveis lesões durante o exercício físico, por exemplo.

No entanto, os ilhoses não têm apenas a utilidade prática de serem o buraco do cadarço dos sapatos. Em alguns modelos, eles também podem ser usados como elementos decorativos. É o caso de peças como sandálias e sapatilhas.

O ilhós também é muito utilizado na confecção de roupas, seja para substituir zíperes e botões, seja para decorar. Por isso, é comum encontrar ilhoses em jaquetas, saias, blusas, calças, entre outros. No mercado, é possível ver ilhoses de diferentes materiais, cores e acabamentos.

Como consertar ou substituir os ilhoses do tênis

como chama o buraco onde passa o cadarço do tênis

Agora você já sabe o nome do buraco onde passa o cadarço do tênis. Por mais que essa peça passe despercebida por muita gente, às vezes, ela demanda uma atenção especial. É o caso de quando fica velha, desgastada, enferrujada e/ou precisa de reparos.

Então, se você quer substituir o buraco onde passa o cadarço do tênis, pode utilizar um alicate comum para retirar os ilhoses antigos. Se não sentir segurança para fazer o processo sozinho(a), procure um profissional especializado para ajudar e não danificar o tênis.

Na hora de colocar novos ilhoses no tênis, é essencial investir em um alicate de ilhós. Essa ferramenta serve exclusivamente para aplicar ilhoses em diferentes superfícies planas, como tecidos e lonas. Ela funciona aplicando pressão sobre o ilhós para que ele seja fundido e preso à peça.

Se o ilhós do seu tênis vier danificado, não deixe de entrar em contato com o fabricante para ter as melhores orientações sobre o que fazer. Pode ser que você consiga realizar a troca do calçado se ele realmente tiver um defeito de fabricação. 

Como limpar o buraco por onde passa o cadarço do tênis?

Quer saber como limpar o buraco do tênis? Essa é uma tarefa que deve ser feita com alguma regularidade, sempre que você for lavar o seu tênis. Especialmente se o ilhós for feito de um material metálico, como alumínio ou ferro, é comum que ele fique enferrujado e desgastado com o passar do tempo.

O ilhós dos tênis Yuool, por exemplo, não é feito de metal e nem de plástico. Por conta disso, a limpeza é muito mais fácil de ser feita, além de não correr o risco de enferrujar ou de desgastar.

Não se preocupe, é fácil limpar o buraco do cadarço! Primeiro, retire o cadarço do sapato. Depois, use uma escovinha para esfregar a parte interna do buraco e o ilhós com sabão de coco ou detergente neutro. Esfregue bem até sair toda a sujeira. Em seguida, é só lavar o tênis normalmente e colocar para secar.

No caso de ilhoses enferrujados, uma misturinha de bicarbonato de sódio com água pode resolver. Basta preparar uma pasta e passar na área enferrujada. Deixe agir por dez minutos e, em seguida, retire com água ou com um pano úmido.

Para prevenir o surgimento de ferrugem nos ilhoses do seu tênis, a dica é evitar guardar o calçado em local úmido. Além disso, sempre que o tênis ficar molhado por ter entrado em contato com água da chuva, seque-o assim que possível para não deixar a umidade tomar conta e enferrujar a peça.

Yuool: inovação e sustentabilidade no nosso DNA

Agora que você sabe como chama o buraco onde passa o cadarço do tênis, que tal conhecer alguns dos modelos de tênis da Yuool? Nossa marca traz a inovação em seu DNA, utilizando o melhor da tecnologia para entregar produtos confortáveis e sustentáveis para as pessoas, os animais e o meio ambiente.

Na nossa coleção, contamos com dois modelos de tênis para usar no dia a dia. E o melhor: ambos com cores versáteis e designs minimalistas para você não se preocupar em combinar o sapato com as suas roupas. 

O Yuool Tênis é o modelo casual perfeito para usar no dia a dia, seja no trabalho ou em momentos de lazer. Já o Yuool Fit é a aposta ideal para a prática de exercícios físicos, pois conta com ação antiodor e tecnologia supermacia, além de ser resistente à água e à sujeira. Acesse já o site e confira!