Como começar a correr: passo a passo para iniciar esse hábito

27 de março, 2024
5 minutos de leitura
Fitness
Como começar a correr: passo a passo para iniciar esse hábito

A corrida é um esporte muito prático e acessível que oferece inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Se você quer incluir esse exercício na sua rotina, mas ainda não sabe como começar a correr da forma certa, sem ter o risco de se lesionar, este conteúdo é para você.

A Yuool preparou um manual completo com tudo que você precisa saber para aprender a correr do zero. Aqui, você confere todas as dicas, desde a escolha do tênis ideal até a intensidade dos treinos para tirar esse plano do papel hoje mesmo. Continue a leitura e confira todos os detalhes!

Corrida: por que praticar?

A corrida é um excelente exercício físico para quem deseja começar a se movimentar no dia a dia. É uma atividade muito prática e acessível, pois pode ser realizada ao ar livre, sem a necessidade de comprar equipamentos caros ou pagar uma academia mensalmente.

Os benefícios da corrida para a saúde são inúmeros: ela melhora o condicionamento físico e a qualidade do sono, previne o surgimento de doenças cardiovasculares, fortalece a musculatura, contribui para mais saúde mental ao amenizar sintomas de depressão e ansiedade e ainda aumenta a disposição para realizar atividades cotidianas.

Se você quer saber como começar a correr, mas não quer praticar sozinho neste primeiro momento, uma boa opção é buscar grupos de corrida com acompanhamento de um profissional de educação física. Ele pode ajudar a atingir a biomecânica correta do exercício e a prevenir lesões.

Como começar a correr: passo a passo

Está decidido a incluir a corrida como um hábito na sua vida, mas não sabe como começar a correr? Abaixo, você confere as principais dicas para quem está iniciando no universo da corrida e deseja seguir um passo a passo cuidadoso para praticar o esporte com saúde e segurança. Leia!

1) Faça uma consulta médica

Antes de começar a correr, é importante fazer um check-up médico para verificar se suas condições de saúde estão em dia, principalmente se você tiver alguma doença preexistente. Esse é um ponto essencial para evitar que o esporte prejudique seu corpo a longo prazo.

Uma consulta com nutricionista também pode ser útil para verificar os níveis de hidratação necessários e a dieta adequada para corrida, garantindo que você tenha a energia que precisa para praticar o exercício.

2) Escolha um par de tênis adequado

Escolher um tênis adequado para correr também faz parte dos preparativos de quem quer começar a fazer corrida. O calçado correto oferece o amortecimento e a estabilidade adequados para evitar lesões. Se necessário, conte com a ajuda do médico para entender o par ideal para o seu tipo de pisada.

Uma excelente opção para quem está começando a correr e deseja percorrer poucos quilômetros é o Yuool Fit. Versátil, ele pode ser usado em diversas ocasiões do seu dia a dia para além da atividade física. Também tem ação antiodor, tecnologia supermacia e resistência a respingos de água e sujeira, sendo ideal para quem quer treinar ao ar livre.

Se você precisar de um tênis para corridas de longa distância ou quiser aprimorar sua performance durante o treino, vale buscar algum calçado mais específico. O Yuool Fit é indicado para corridas curtas e acompanha seus passos no cotidiano.

3) Comece devagar, mas mantenha a constância

Quando o assunto é como começar a correr na rua, uma das dicas mais importantes é começar devagar. Não tente correr longas distâncias ou manter um ritmo rápido logo no início, pois o seu corpo precisa se acostumar gradualmente com o novo exercício.

Comece intercalando caminhadas rápidas com corridas em ritmo moderado e vá aumentando a intensidade aos poucos. O mais importante é manter a constância nos treinos, correndo regularmente pelo menos três vezes por semana para notar o progresso.

4) Escute seu corpo

Se você quer saber como correr corretamente, um dos pontos mais importantes é escutar o seu corpo. Se sentir dor excessiva ou desconforto durante a corrida, é sinal de que é preciso diminuir a intensidade ou parar por alguns minutos e descansar. Forçar além dos limites pode trazer consequências sérias para a saúde.

5) Aqueça e alongue seu corpo

Aquecer e alongar o corpo é uma das mais importantes dicas de como começar a correr. Logo antes, faça um aquecimento rápido para preparar os músculos e as articulações para o exercício. Já depois que finalizar, não deixe de fazer alguns alongamentos para estimular a recuperação do tecido muscular.

Quem quer iniciar na corrida também deve ter em mente a importância de fazer musculação para fortalecimento geral do corpo. Além de ajudar no desempenho, o treino de força é essencial para evitar lesões. O Yuool Fit é um excelente tênis para academia, perfeito para acompanhar você nessa jornada.

6) Varie os treinos

Outro ponto importante no passo a passo de como começar a correr é variar os seus treinos. Tente alterar a velocidade ou fazer percursos diferentes. Também é interessante variar a intensidade da corrida e o tipo de terreno em que você treina.

Tudo isso é útil para desafiar seu corpo de maneiras diferentes e evitar o tédio. Assim, você desfruta de verdade do exercício e consegue criar e cultivar o hábito de correr.

Yuool: com você da corrida ao escritório

Agora que você já sabe como começar a correr, pode estar empolgado para comprar o seu par de tênis de corrida e iniciar hoje mesmo. Se essa é a sua ideia, conheça a Yuool, uma marca de calçados confortáveis, minimalistas e sem distinção de gênero que nasceu em 2017 para revolucionar o varejo no Brasil.

Os calçados da Yuool são versáteis e acompanham seus passos nas mais diversas ocasiões do dia a dia, da corrida ao escritório. Além disso, o design atemporal combina com tudo e foi desenvolvido para prolongar a vida útil das peças, já que não sai de moda. Acesse o site e saiba mais sobre a marca!