Como começar a treinar: passo a passo para iniciar o quanto antes

16 de outubro, 2023
5 minutos de leitura
Fitness
Como começar a treinar: passo a passo para iniciar o quanto antes

Fazer exercícios físicos é crucial para uma vida mais saudável e ativa. Se você está iniciando, saber como começar a treinar da maneira correta pode ser um desafio, mas, com o mindset correto, é possível superar essa barreira inicial.

Neste artigo, a Yuool traz algumas dicas superimportantes para ajudar você a começar a malhar. Venha aprender a manter uma rotina de exercícios realista e sustentável e aproveite os benefícios físicos e mentais dessa prática. Confira todos os detalhes abaixo!

1 – Defina seus objetivos

Para aprender como começar a treinar na prática, é essencial definir quais são os seus objetivos. Você quer melhorar o condicionamento físico? Emagrecer? Ganhar massa muscular? Seja qual for o motivo, ter metas claras vai ajudar a direcionar seu foco para a atividade correta.

2 – Consulte um médico

Se você está começando a treinar musculação, pode ser muito interessante se consultar com um médico para garantir que está apto para realizar atividades físicas sem prejudicar a sua saúde. Algumas condições médicas preexistentes podem limitar os tipos de exercício que você pode fazer, então, é importante se atentar a isso.

3 – Escolha uma atividade física prazerosa

Quando o assunto é como começar a treinar, muitas pessoas acham que a musculação é a única opção de treino, mas não é! Há diversas atividades físicas para todos os gostos, como aulas de dança, corrida, ioga, entre tantas outras. A chave para uma rotina de exercícios consistente é escolher uma prática de que você realmente goste a fim de se manter motivado e ativo.

4 – Comece aos poucos

Se você não está acostumado a praticar exercício físico, é importante começar com calma e respeitar os limites do seu corpo para evitar lesões. Conforme for aderindo à rotina saudável, vá aumentando gradualmente a intensidade da atividade.

5 – Invista em um calçado adequado

Outra dica essencial para começar a se exercitar com segurança é escolher um calçado adequado. O ideal é investir em um tênis esportivo que ofereça amortecimento e estabilidade para os movimentos. Isso evita que você se machuque por acidente durante a prática de atividade física

como começar a treinar - pessoa com tênis de treino

O Yuool Fit é o tênis de exercício perfeito para quem busca conforto. O cabedal é produzido com 50% algodão orgânico e 50% garrafa PET reciclada, mantendo os pés arejados devido à trama de knit. A entressola tem tecnologia supermacia, e o solado é feito em grafeno, um material extremamente leve e resistente.

6 – Estabeleça metas realistas

Quem está começando a praticar exercícios pode se empolgar e achar que logo no início vai conseguir treinar muitas vezes por semana. Para evitar frustrações, o mais importante é estabelecer metas realistas, que estejam de acordo com o seu estilo de vida e sua realidade atual. Lembre-se de celebrar suas pequenas conquistas ao longo do caminho.

7 – Crie uma rotina

Criar uma rotina consistente é fundamental para o sucesso a longo prazo. Reserve em sua agenda um horário específico para treinar e trate-o como uma prioridade. Quanto mais você tornar o exercício uma atividade constante de sua vida, mais fácil será manter a regularidade.

8 – Varie seus exercícios

Entre as dicas para começar a treinar, uma das mais úteis é variar os exercícios que você costuma praticar. Principalmente para quem fica entediado muito facilmente, pode ser interessante intercalar diferentes modalidades para não perder a motivação ao longo do tempo.

9 – Acompanhe a sua evolução

Faça registros periódicos para ver como está evoluindo. Você pode usar um diário de exercícios, aplicativos ou simplesmente tirar fotos de tempos em tempos. A visualização de seu progresso pode ser uma fonte poderosa de motivação.

10 – Cuide da alimentação

Para saber como começar a treinar com qualidade, cuidar da alimentação é essencial. Uma dieta variada e nutritiva vai ajudar a alcançar seus objetivos, sejam eles estéticos ou de desempenho, durante o treino. Consultar um nutricionista pode ser útil para montar um plano individualizado.

11 – Tenha um tempo de descanso para se recuperar

Se você se pergunta como começar a treinar na academia, saiba que o descanso é uma parte crucial do processo. Seu corpo precisa de tempo para se reparar após o exercício. Insira dias sem exercício físico em sua programação e priorize o sono adequado para garantir uma recuperação eficaz.

12 – Seja persistente

O caminho para uma vida mais saudável e ativa tem altos e baixos. Alguns obstáculos, como imprevistos, falta de tempo ou até mesmo preguiça podem interferir de tempos em tempos. Adapte-se às circunstâncias e seja persistente para retomar sua rotina de exercícios sempre que ela estiver desestabilizada.

Yuool: os melhores calçados para te acompanhar no estilo de vida saudável

Agora que você já sabe o passo a passo completo de como começar a treinar e ter um estilo de vida saudável, que tal investir em um calçado apropriado para atividades físicas? Aqui na Yuool, você encontra um tênis esportivo versátil, que pode ser usado em diversas atividades físicas e ainda combina com outros momentos do dia a dia, graças ao seu design minimalista.

A Yuool preza pelo conforto, pela inovação e pela sustentabilidade na confecção de cada peça. Os calçados são versáteis, minimalistas e projetados com tecnologias que tornam o seu dia a dia mais simples, como ação antiodor e possibilidade de lavar na máquina. Conheça a coleção completa clicando aqui!