Como lavar pantufa: confira o passo a passo

05 de junho, 2023
5 minutos de leitura
Estilo
Como lavar pantufa: confira o passo a passo

Pantufas são calçados extremamente confortáveis e aconchegantes, perfeitos para usar em dias mais frios. Ainda que seja um sapato próprio para ficar em casa e que não acumule tanta sujeira, é essencial lavá-lo de tempos em tempos para que ele permaneça macio. Pensando nisso, vamos ensinar você como lavar pantufa.

Fique conosco e confira todas as dicas para fazer a lavagem correta do chinelo pantufa. Seja à mão ou na máquina de lavar, existe um passo a passo que você deve seguir para evitar danificar o calçado. Continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

De quanto em quanto tempo lavar as pantufas?

Bem, antes de contarmos como lavar pantufa da forma certa, é preciso primeiro entender a frequência certa de lavagem desses calçados. Como as pantufas só costumam ser usadas no inverno, duas lavagens — uma vez no começo e outra no final da estação, antes de guardá-las — são suficientes.

Isso porque lavar demais a pantufa pode danificar o tecido, principalmente se ele for delicado e/ou demorar para secar. Por outro lado, como o calçado costuma ficar muito tempo em ambientes fechados, lavar antes de usar é fundamental para evitar fungos e bactérias.

Como lavar pantufa à mão

como lavar pantufa

Se o seu modelo for confeccionado em materiais mais delicados, lavar pantufa à mão é o método mais comum. Para isso, você vai precisar ter em casa alguns produtos e materiais básicos de limpeza, como detergente, sabão neutro e escova.

O primeiro passo de como lavar pantufa à mão é limpar a sola da pantufa com a ajuda de uma escova e detergente. Esfregue bem para retirar as sujeiras que ficam acumuladas nessa parte do sapato.

Em seguida, molhe as pantufas no tanque e esfregue suavemente um pouco de sabão neutro dentro e fora da peça. Tome cuidado para não esfregar com muita força ou danificar partes mais delicadas, como os enfeites. Se quiser, aplique um desinfetante antibacteriano próprio para tecidos e deixe agir por cinco minutos.

Para finalizar, basta enxaguar em água corrente e colocar para secar após espremer o excesso de água. Pronto! Seguindo esse passo a passo simples de como lavar pantufa, seu calçado estará limpo como novo.

Como lavar pantufa na máquina

Pode lavar pantufa na máquina? A resposta é: depende! Para saber se o seu par pode ser colocado na lavadora, o ideal é conferir na etiqueta ou entrar em contato com a marca para tirar essa dúvida, já que não são todos os tecidos que podem ir na máquina.

Uma vez que você tiver certeza que o seu tipo de pantufa pode ser lavado na máquina, é hora de começar o passo a passo. Inicie esfregando a sola do sapato com uma escova ou esponja e detergente neutro para retirar sujeiras mais pesadas. Em seguida, coloque a pantufa na máquina com sabão neutro.

Evite utilizar produtos abrasivos, como amaciante e alvejante, já que eles podem danificar o tecido. Pode ser uma boa ideia colocar as pantufas em um saco protetor próprio para lavagem, principalmente se forem lavadas junto de outras roupas.

A próxima etapa de como lavar pantufa na máquina é configurar a lavadora no ciclo rápido de lavagem. Ao final, coloque as pantufas para secar em um local arejado, próximo à janela ou ao ar livre – nunca deixe-as secando no sol. Evite usar a secadora para fazer a secagem das pantufas. Pronto! Viu como é fácil lavar pantufas na máquina?

Como limpar pantufa branca

Quando se trata de pantufas de cores claras, muita gente tem dúvidas se é necessário algum procedimento a mais para tirar o encardido. Por isso, um bom truque de como limpar pantufa branca manchada é usar uma misturinha de bicarbonato de sódio com vinagre incolor.

Essa dupla tem o poder de retirar as manchas e restaurar a cor original da pantufa. Basta fazer a mistura, espalhar a pasta por todo o calçado e deixar agir por cerca de dez minutos. Depois, esfregue bem e lave a pantufa em água corrente para retirar a pasta.

Yuool Home: o calçado perfeito para acompanhar a sua rotina

Agora você já sabe como lavar pantufa da maneira certa. Se você está se perguntando onde adquirir um novo par,, a Yuool é o lugar certo. Somos uma marca que produz calçados confortáveis, minimalistas e atemporais, perfeitos para usar em ocasiões diversas e combinar com qualquer roupa.

O investimento em pesquisa e tecnologia faz parte do nosso DNA, assim como o compromisso em ter uma cadeia produtiva sustentável para as pessoas e para o planeta. É o caso da nossa pantufa Yuool Home, um modelo agênero que pode ser lavado à máquina para trazer mais praticidade para a sua rotina, podendo ser usado em diversas ocasiões.

Produzido com garrafa PET reciclada e rastreada e solado em EVA, ele ainda conta com uma palmilha ultrassoft forrada com lã Merino com certificado de sustentabilidade. Quer conhecer as cores disponíveis? Acesse já o nosso catálogo completo e compre já a sua!