Tipos de pantufa: conheça as opções e saiba qual escolher

02 de agosto, 2022
5 minutos de leitura
Estilo
Tipos de pantufa: conheça as opções e saiba qual escolher

Sabe aquele calçado macio, confortável, que você só usa para ficar em casa? Seria tão bom se ele fosse casual o suficiente para ser usado em outros locais, não é mesmo? Pois essa já é uma realidade para determinados tipos de pantufa.

A convenção ultrapassada de que as pantufas não eram calçados adequados para ir à padaria, ao shopping ou buscar as crianças na escola, felizmente, caiu por terra. Isso porque, alguns modelos são extremamente sofisticados e modernos, perfeitos para situações do dia a dia. Saiba mais sobre qual opção escolher!

O que é uma pantufa?

Antes de conhecer os principais modelos, é fundamental entender o que é uma pantufa, certo? Resumidamente, trata-se de um calçado, normalmente, semifechado e acolchoado capaz de promover absoluta sensação de bem-estar.

Os calçados são simples de calçar, como um chinelo. Porém, são muito mais leves e macios. Não à toa, as pantufas se tornaram populares por sua utilização em ocasiões privadas, onde não era necessário se vestir com elegância.

Entretanto, as coisas têm mudado bastante nesse sentido. Afinal, com o avanço da tecnologia têxtil, os pares passaram a ser produzidos a partir de novos materiais e em formatos, cores e designs diversos, ganhando em qualidade e requinte.

Por que é vantajoso usar uma pantufa?

Sem dúvida alguma, as pantufas estão entre os tipos de calçados mais agradáveis de usar. Isso porque as peças envolvem os pés com muita delicadeza. Algumas opções, inclusive, apresentam função antitérmica, aquecendo nos dias frios e permitindo a respirabilidade e o frescor nos dias quentes.

Além disso, os calçados possuem uma grande variedade de estilos, assim como qualquer tipo de tênis, sandália ou chinelo. Outro ponto muito positivo é que já existem tipos de pantufa confeccionados com tecidos nobres, altamente sustentáveis, funcionais e fáceis de lavar.

Como escolher a pantufa certa para comprar?

tipos de pantufa

Depois de entender o que é e para que serve a pantufa, é chegado o momento de descobrir quais aspectos devem ser levados em consideração antes de escolher um modelo.

Dentre as características mais relevantes, a Yuool listou as três mais importantes e que não podem ser, em hipótese alguma, negligenciadas. Por isso, ao analisar as pantufas disponíveis no mercado, fique de olho no material, no tamanho e no solado.

Material

Os materiais mais usados na fabricação dos mais variados tipos de pantufa são tecidos como algodão, pelúcia e poliéster. Porém, modelos mais modernos e inteligentes, como os desenvolvidos pela Yuool, levam fibras naturais e material reciclado em sua composição.

É o caso, por exemplo, do Yuool Home que é feito de garrafa PET reciclada e possui a palmilha forrada com lã Merino, sendo uma alternativa absolutamente sustentável. O modelo ainda conta com furos na superfície que melhoram a respiração dos pés e apresenta ação antiviral.

Tamanho

Outro ponto que merece muita atenção antes de realizar a compra é o tamanho. Isso pode variar bastante de uma marca para outra. Alguns tipos de pantufa apresentam tamanhos restritos, chegando a ser únicos. No caso da Yuool, no entanto, a numeração é ampla e vai do 33 ao 44.

Para escolher o tamanho ideal para os seus pés, é possível fazer uma comparação com certos tipos de chinelo e usar os mesmos critérios. Uma dica que costuma dar certo é procurar escolher pelo menos um número acima do que você costuma calçar.

Contudo, caso você ainda tenha dúvidas, dê preferência a fabricantes que disponibilizem informações claras e que te auxiliem nessa missão. Para saber qual é o tamanho certo da sua pantufa na Yuool é muito simples através deste vídeo.

Tipo do solado

Por último, mas não menos importante, é a parte da pantufa que fica em contato com o solo, ou seja, o solado. É primordial que ele ofereça aderência suficiente para garantir segurança e flexibilidade para dar conforto.

Certos tipos de pantufa utilizam materiais plásticos emborrachados, como o PVC, com texturas antiderrapantes. O Yuool Home 2.0, por sua vez, apresenta o solado feito de EVA, que é muito mais leve, maleável e durável.

A versão 2.0 conta com redução de aproximadamente 20 g no peso total, proporcionando maior leveza e permitindo que os passos se tornem macios, como se fossem dados sobre nuvens. Além disso, o acabamento das costuras é refinado, oferecendo maior conforto à pisada e durabilidade ao produto.

Quais são os principais tipos de pantufa?

Apesar da vasta gama de possibilidades, não há como negar que os principais tipos de pantufa são os modelos fechados e semifechados. A praticidade dessas opções garante que os calçados sejam colocados e retirados dos pés com agilidade.

Outra propriedade muito valorizada é a respirabilidade. Afinal, as pantufas já não são procuradas apenas para o uso durante o inverno, a fim de aquecer os pés. Também são muito requisitadas durante as estações quentes, pois são confortáveis e estilosas. Logo, é imprescindível que não haja incômodo quanto à transpiração.

Yuool: tecnologia que promove conforto e elegância

Agora que você já conhece os modelos mais populares e sabe o que analisar, pode ser que esteja pensando sobre onde comprar pantufas. A Yuool, portanto, está à disposição para resolver essa questão!

A marca produz pantufas minimalistas e atemporais, perfeitas para serem usadas em ocasiões diversas e combinadas com qualquer roupa. Além disso, a tecnologia envolvida no desenvolvimento dos pares confere sofisticação e funcionalidades essenciais à rotina contemporânea.

Para terminar, a Yuool ainda tem um compromisso firmado com a preservação do meio ambiente, garantindo que todos os seus processos sejam sustentáveis, e os produtos, feitos para durar muito tempo, visando a redução da geração de resíduos. Portanto, conheça a Yuool e vista-se de forma consciente, elegante e confortável!