Como organizar closet: dicas para um guarda-roupa mais organizado

23 de janeiro, 2024
5 minutos de leitura
Organização
Como organizar closet: dicas para um guarda-roupa mais organizado

Um armário bagunçado pode ser um incômodo para muita gente. Afinal, a desorganização pode fazer você perder bastante tempo na hora de procurar peças específicas. Por isso, se você está em busca de dicas de como organizar closet, chegou ao lugar certo.

Neste artigo, você confere algumas dicas de como organizar o closet de maneira eficiente. Com alguns passos simples, você pode criar um ambiente organizado e funcional que reflete o seu estilo pessoal. Quer saber mais? Continue a leitura e veja o passo a passo para arrumar roupas, bolsas, sapatos e acessórios.

Avaliação e limpeza

Antes das dicas práticas de como organizar o closet, o primeiro passo é fazer uma avaliação e limpeza de todos os itens que estão no seu armário. Comece retirando dos cabides e prateleiras todas as suas roupas, acessórios, bolsas e sapatos.

Com essa etapa, você consegue ter uma visão clara de todos os itens que possui. Então, é hora de avaliar cada item para decidir o que vai ficar e o que vai ser separado para doação, lixo ou ajustes. Para fazer essa avaliação, considere principalmente a utilidade e frequência com que você usa cada item.

Categorização

Depois de ter em mãos todas as peças que vão permanecer no seu armário, divida suas roupas em categorias que facilitem sua localização no dia a dia. Separe calças, blusas, vestidos, saias, casacos, roupas de ginástica, acessórios, sapatos, bolsas e calçados.

Organize as peças de acordo com a estação do ano e cores

Organize suas roupas conforme as estações do ano. Mantenha as peças da estação atual mais acessíveis e armazene as demais de forma mais reservada. Além disso, organizar roupas por cores facilita a identificação e combinação de peças.

Pendure tudo que for possível

Quando o assunto é como organizar closet, sabemos que o cenário ideal é sempre manter as roupas penduradas, inclusive calças, saias e shorts. Dessa forma, você evita que as peças amassem e consegue visualizar todas elas com facilidade. Se isso for possível, use também cabides iguais.

Aproveite o espaço vertical

Caso seu armário tenha mais prateleiras e estantes do que espaço para pendurar roupas, maximize o espaço vertical. Caixas e cestos são ótimos para armazenar itens menores, por exemplo. Além disso, ao organizar roupas dobradas, evite esconder as peças uma atrás da outra ou criar pilhas muito grandes que correm o risco de cair com o manuseio.

Utilize organizadores

Para as gavetas, uma boa alternativa de como organizar as roupas no closet é usar organizadores. Separe-os de acordo com o tipo de peça: roupas íntimas, roupas de banho, meias e assim por diante.

Etiquetagem e identificação

Outra dica importante de como organizar closet é colocar etiquetas ou identificadores nas prateleiras e caixas para saber a localização exata de cada item. Fazer isso ajuda a economizar tempo e manter a ordem.

Organização de sapatos

Como organizar sapatos no closet? A dica é acomodar os pares de calçados com um pé ao lado do outro e em fileira. Deixe na primeira fila os calçados que você mais usa no dia a dia e que precisam estar em um local de fácil acesso.

Se você está em busca de novos calçados para incluir no seu armário, que tal conhecer os modelos da Yuool? Versáteis e fáceis de guardar, eles são atemporais, sem distinção de gênero e combinam com tudo, otimizando o espaço no seu closet e estimulando o minimalismo.

Organização de bolsas

Para saber como guardar bolsas no closet, o primeiro passo é retirar todos os pertences de dentro das bolsas. Na hora de acomodá-las nas prateleiras e estantes, uma dica é não deixá-las grudadas, já que isso pode fazer com que uma manche a outra.

Uma alternativa interessante é guardar as bolsas em sacos de tecido com visor plástico. Assim, você consegue visualizá-las com facilidade na hora de escolher a peça para montar um look.

Use nichos para os acessórios

Joias e acessórios podem ser acomodados em uma gaveta forrada com camurça ou veludo. Um ponto importante nesse caso é organizar as peças em nichos para que não se embolem umas nas outras. Se houver espaço, vale separar alguns compartimentos para acessórios de festa, que não são tão utilizados no dia a dia.

Faça uma revisão regular

Estabeleça o hábito de revisar a organização do seu closet regularmente. Isso ajuda a manter a ordem ao longo do tempo, evitando o acúmulo desnecessário de itens. Essa prática também é importante para manter à mão as peças que você utiliza com mais frequência de acordo com seu estilo pessoal no momento.

Conheça a Yuool: calçados minimalistas para o seu dia a dia

A Yuool é uma marca de calçados que nasceu em 2017 com o objetivo de revolucionar o mercado do varejo no Brasil. Pesquisa, tecnologia e sustentabilidade são os pilares da empresa para desenvolver cada peça com qualidade, do planejamento à execução.

Um produto de qualidade gera menos problemas e, por consequência, menos descarte para o planeta. Além disso, a marca tem uma essência atemporal, minimalista e sem distinção de gênero, criando calçados que podem ser usados em diversas ocasiões e por muito mais tempo. Confira a coleção completa!