Como planejar uma viagem: 7 passos que não podem faltar

30 de setembro, 2022
5 minutos de leitura
Dicas
Como planejar uma viagem: 7 passos que não podem faltar

Como planejar uma viagem para aproveitar bem o roteiro e evitar imprevistos? Você pode ser uma viajante iniciante ou mais experiente em visitar novos destinos. Em todo caso, o planejamento ajuda a cuidar dos principais detalhes antes de embarcar para a rota escolhida.

Neste artigo, citamos os principais passos de como planejar uma viagem. Com isso, você pode ter mais tranquilidade e segurança para curtir momentos inesquecíveis no próximo destino. Boa leitura!

Por que planejar a viagem é importante?

Você pode até considerar que o planejamento de viagem é uma tarefa um pouco chata. No entanto, já imaginou aguardar uma viagem durante meses e, na hora de embarcar no avião, descobrir que está faltando um documento obrigatório para decolar?

Quando você faz uma pesquisa detalhada sobre o que levar na viagem, pode cumprir com a documentação exigida e evitar surpresas desagradáveis. Do mesmo modo, o planejamento ajuda a economizar na reserva de passagens ou hospedagem.

Ter um roteiro bem definido também faz com que você aproveite ao máximo a experiência de viajar. É possível saber quais são as atrações e pontos turísticos que mais interessam e, assim, encaixá-los na sua programação de viagem.

Como planejar uma viagem? 7 passos para se preparar

As etapas de planejamento de uma viagem vão além da escolha por passagens e itens da mala. Também é importante analisar os custos da viagem e a época do ano em que você vai fazer o passeio. Confira os passos adiante.

1. Pesquise sobre os seus destinos favoritos

O primeiro passo de como planejar uma viagem é listar seus destinos favoritos e pesquisar informações sobre eles. Você pode ler blogs e sites especializados em viagens para aprender sobre as localidades, as atrações disponíveis e as características especiais de cada uma.

Assim, dá para saber com qual destino você mais se identifica e que se ajusta melhor aos seus planos. O roteiro pode ser criado conforme o seu perfil de viajante, seja para descobrir lindas paisagens naturais, seja para entrar em contato com diferentes culturas.

2. Defina a duração da viagem

Delimitar a duração é mais um passo indispensável de como planejar uma viagem. Se você tiver apenas três dias disponíveis para viajar, não é indicado ir a destinos mais complexos, que demandam mais tempo para conhecer.

Nesse caso, você pode aguardar um pouco mais para ir até esse tipo de destino durante as suas férias e escolher outra opção mais adequada para uma curta temporada.

3. Saiba a melhor época para viajar

De outro modo, é importante saber qual é a melhor época para viajar conforme o destino escolhido. Algumas localidades podem ser boas para conhecer durante o verão ou o inverno, por exemplo.

Também há destinos como o Caribe, que apresenta temporada de furacões, quando há mais chances desse tipo de fenômeno atrapalhar as suas férias. Portanto, o planejamento promove uma melhor experiência nesse sentido.

amigos comemorando depois de descobrir como planejar uma viagem

4. Avalie os custos

Mais um ponto fundamental ao planejar uma viagem internacional ou dentro do país é avaliar os custos. Faça uma tabela com as despesas de hospedagem, transporte, alimentação e passeios. Também dá para investir em um seguro-viagem, que pode cobrir eventuais despesas médicas.

5. Cuide da documentação

Principalmente em viagens internacionais, cuidar da documentação é uma etapa essencial de planejamento. O passaporte e o visto podem ser exigidos em alguns destinos, assim como algumas vacinas. Ainda há outros países que pedem somente a identidade brasileira para os viajantes.

6. Confira o que levar

Na hora de fazer a sua mala de viagem, faça uma lista das roupas, acessórios, medicamentos e outros itens que não podem faltar. Calçados confortáveis e versáteis também são essenciais para a sua bagagem.

Em alguns destinos, pode ser necessário o uso de roupas de inverno, e você pode avaliar se é melhor levar ou comprar ao chegar. Também é indicado escolher uma mala do tamanho mais adequado para o destino, já que alguns lugares podem ser mais difíceis de chegar, e uma mala grande não seria uma boa ideia.

7. Conte com a ajuda de aplicativos

Todos esses passos podem ficar mais práticos e até mesmo mais divertidos com o auxílio de um app para planejar viagem. Entre eles está o PackPoint, que ajuda a fazer as suas malas conforme o destino e a duração da viagem. O aplicativo ainda leva em conta as atividades planejadas e a previsão do tempo no local.

Se o seu destino exigir adaptações com o fuso horário, você pode contar com o Entrain, um app que ajuda a combater a sensação de cansaço devido à mudança. O Triplt é outro app útil para viajantes porque ajuda a checar horários de voo, encontrar endereços e reunir várias informações sobre o destino. Além do mais, o aplicativo pode ser acessado off-line.

Yuool: conforto em qualquer destino

Curtiu aprender os passos de como planejar uma viagem? O catálogo da Yuool conta com excelentes opções de calçados para levar na sua mala. Afinal, as peças da marca são minimalistas e muito leves, não ocupam espaço nem peso da mala.

Com isso, você pode ter na sua bagagem um calçado versátil, que fica bem com qualquer combinação. Da mesma forma, os tênis são extremamente confortáveis para garantir a melhor experiência, seja qual for o seu destino.