Como vender no Instagram e aumentar seu faturamento

21 de setembro, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Como vender no Instagram e aumentar seu faturamento

Se você está iniciando um negócio ou já tem uma loja e pensa em expandir seus canais de vendas, com certeza já se perguntou como vender no Instagram. Afinal, a rede social hoje é uma das mais utilizadas no Brasil e no mundo, funcionando como porta de entrada para muitos usuários conhecerem seus produtos e serviços.

Pensando em ajudar você nessa missão, nós do blog da Yuool preparamos este texto completo para explicar como começar a vender no Instagram do zero. Vamos contar do início tudo que você precisa saber para iniciar essa estratégia e aumentar seu faturamento. Ficou curioso(a)? Continue a leitura e confira!

Como vender no Instagram: passo a passo

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Sabemos que o Instagram é um canal de vendas com enorme potencial. Hoje, muitos dos usuários interagem com as marcas na rede social e fazem compras por lá. A seguir, você vai entender como vender no Instagram passo a passo: é só criar o perfil, configurar a conta e implementar estratégias para estimular as vendas.

Tenha um perfil comercial no Instagram

Começando pelo básico, se você quer saber como vender no Instagram, o primeiro passo é configurar um perfil comercial. Esse tipo de perfil conta com recursos extras que servem para atender às necessidades das marcas. Os dois principais são o Instagram Ads, que permite postar anúncios, e o Instagram Shopping, que possibilita a criação de cards com seus produtos.

Ativar o Instagram Shopping é uma ótima forma de como vender no Instagram. Com esse recurso, você pode subir o seu catálogo de produtos na plataforma e utilizar tags em fotos com marcação de produtos e preços.

Configure a conta no Instagram

Além de criar uma conta comercial para vender no Instagram, também é preciso configurar o perfil para torná-lo cativante. Isso ganha a atenção de usuários que descobrem a marca na plataforma. 

Para isso, comece inserindo a foto de perfil, que deve ser o logo da sua marca. Depois, escreva a bio em forma de apresentação curta explicando o seu negócio e o que ele se propõe a fazer. Caso tenha uma loja virtual, aproveite e coloque na bio o link que direciona para ela.

Publique conteúdos de qualidade

Com o perfil configurado, é hora de partir para as publicações. Faça um planejamento de conteúdo e inspire-se em outras marcas para entender que tipos de postagens mais fazem sentido para a sua persona, isto é, o seu cliente ideal. 

Invista em fotos e vídeos de qualidade, com conteúdos que agreguem valor para a marca e mostrem ao cliente em potencial os benefícios de comprar com você. Vale mesclar a postagem de conteúdos entre stories e feed, já que cada um deles oferece recursos diferentes. Os stories, por exemplo, são um ótimo lugar para interagir com os seguidores.

Outras dicas para vender no Instagram incluem caprichar nas legendas e descrições dos produtos, além de sempre incluir um CTA que instigue a curiosidade do usuário. Isso faz com que ele tome uma ação, seja ela acessar o link da sua loja virtual ou finalizar uma compra através da própria plataforma.

Desenvolva estratégias para conseguir novos clientes

Para aumentar seu faturamento e conseguir mais clientes, existem algumas estratégias de vendas no Instagram que você pode adotar. Confira alguns exemplos a seguir:

  • Hashtags: usar hashtags nas publicações é uma excelente maneira de aumentar a visibilidade da sua loja no Instagram, visto que muitos usuários podem descobrir seu perfil através delas. A dica é utilizar cinco ou seis hashtags ao fim de cada legenda e apostar em termos relacionados ao seu setor.
  • Instagram Ads: fazer anúncios pagos também ajuda a atingir o público certo com mais assertividade. É possível segmentar os anúncios por gênero, faixa etária, interesses, comportamento na rede social, entre vários outros atributos. 
  • Influenciadores digitais: o marketing de influência é mais uma maneira de exponenciar suas vendas no Instagram. Faça parcerias com influenciadores que conversem com os valores da sua marca e falem com o nicho que você deseja atingir. Defina o orçamento disponível para a ação e o modelo da parceria, seja ela pagamento em dinheiro, em produtos para teste ou por afiliação. Por fim, entre em contato para fazer uma proposta.

Como a Yuool utiliza o Instagram

Viu como vender no Instagram pode ser uma ótima estratégia? Aqui na Yuool, o Instagram é um canal importante de vendas. Ainda que a rede social não seja a única que compõe a estratégia de vendas da marca, apostamos em utilizar o Instagram como uma vitrine, dispondo nossos produtos visualmente e capturando todos os detalhes.

Investimos em sessões de fotos que demonstram o estilo de vida urbano e jovem associado à marca. Gostamos de mostrar que nossos calçados podem ser usados em ocasiões do dia a dia, como em atividades físicas, viagens, saídas com amigos e idas à praia e à piscina. Essa é uma ótima dica de como vender no Instagram utilizando recursos visuais.

Yuool: inovação e empreendedorismo em busca de um mundo mais confortável

A Yuool é uma Digitally Native Vertical Brand (DNVB), ou seja, atuamos em um modelo de negócios nascido no digital e que oferece venda direta para o cliente final, inclusive através do Instagram, sem canais de distribuição ou intermediários. Isso nos possibilita vender produtos de qualidade com preços justos.

Nossa missão é revolucionar o varejo através de calçados confortáveis e duráveis, com essência minimalista e sem distinção de gênero. Aliamos pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade na confecção de cada peça, apostando na qualidade para entregar um produto que gere menos descarte para o planeta. Conheça mais sobre a marca aqui!