O que é persona e como definir a do seu negócio?

05 de outubro, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
O que é persona e como definir a do seu negócio?

Se você tem um negócio próprio ou trabalha numa empresa e ainda não sabe o que é persona, pode estar perdendo muitas oportunidades de venda, sabia? Afinal, definir sua persona vai te ajudar a entender quem é o seu cliente ideal e de que forma você consegue chegar até ele.

Neste artigo, vamos te mostrar para que serve a persona, quais características você precisa levar em consideração na hora de criar uma e no que ela se difere do público-alvo. Confira ainda exemplos de personas e situações em que elas são usadas na prática. Boa leitura!

O que é persona?

Bom, para entender o que é persona você precisa ter em mente que ela é uma exemplificação do comprador ideal do seu produto ou serviço. Apesar de fictícia, se baseia em características de pessoas reais. Por isso, é importante entender quem é o seu público, seus gostos, comportamentos e motivações de compra.

Quanto mais específico você conseguir ser na hora de desenhar a sua persona, melhor será para a sua estratégia de negócio. Isso inclui criar um perfil detalhado com nome, idade, sexo, localização, estado civil, profissão, escolaridade e várias outras informações que você julgar necessárias para atingir os seus objetivos.

Ah! Se você estiver pensando em iniciar um negócio do zero, antes de criar a sua persona, pode ser bacana dar uma lida neste artigo, no qual damos várias ideias de empreendedorismo e dicas para você se inspirar.

Exemplos de persona

Agora que você já sabe qual é a definição do termo, que tal dar uma olhada em alguns exemplos de persona? É importante lembrar que essa estrutura pode mudar dependendo do seu modelo de negócio, mas alguns dados básicos são fundamentais para todos os segmentos de mercado.

Por meio dos exemplos, também ficará mais fácil para você entender a diferença entre persona e público-alvo, dois termos tão familiares que são facilmente confundidos por quem está dando os primeiros passos no mundo do marketing.

Exemplo de uma persona que deseja adquirir um curso de inglês: Luana tem 23 anos, mora em São Paulo, é recém-formada e busca ascensão na carreira. Em seu tempo livre, adora viajar, ouvir música, assistir filmes e ler. Além disso, está buscando um curso de inglês para conseguir um cargo promissor. Sem contar que também quer aprender o idioma para um dia poder percorrer mundo afora.

Se você soubesse apenas quem é o seu público-alvo, não teria tantas informações ricas e precisas sobre a pessoa que se interessa pelo seu produto. No máximo saberia algumas informações mais genéricas, como a faixa etária média, os estados onde a maior parte dos interessados mora e em que fase de vida estão.

A definição do seu público-alvo requer um estudo menos aprofundado, que pode se limitar a pesquisas realizadas com os seus próprios consumidores ou, ainda, com os relatórios disponibilizados na internet sobre o seu setor.

Já a persona, apesar de precisar ser baseada nos seus clientes atuais e necessitar de uma pesquisa mais detalhada, também pode ser construída com base em quem seria o seu comprador(a) ideal, tendo como referência seus anos de experiência no mercado.

Como definir a persona do seu negócio?

Depois dos exemplos acima, com certeza ficará mais fácil entender como definir a persona do seu negócio. Pegue um papel, uma caneta, o notebook, tablet ou qualquer outro dispositivo de anotação e venha com a gente construir o perfil do seu cliente ideal!

Antes de tudo, você vai precisar consultar a base de leads que já possui, está bem? Una em um único lugar todas as informações que respondam às perguntas abaixo e outras que julgar necessárias durante o processo de criação da sua persona.

  • Como é o seu potencial cliente? Pense tanto em relação às características físicas quanto psicológicas. Se você vende itens de moda, por exemplo, entender como ele é fisicamente é ainda mais importante, já que vai definir em quais produtos você deve apostar.
  • Sobre quais assuntos ele tem interesse? O que costuma pesquisar na internet? Sobre o que geralmente fala?
  • O que ele faz no trabalho? Qual cargo ele ocupa?
  • Qual é seu nível de escolaridade?
  • Quais dores ele tem que a sua empresa pode ajudar a resolver? Por exemplo: ele não sabe como divulgar o próprio negócio? Seu plano de saúde não atende às suas necessidades? O curso em que ele está matriculado fornece apenas conteúdos superficiais e ele sente necessidade de aprofundar os conhecimentos?
  • Quem influencia suas decisões? Pai, mãe, esposa, esposo?

Enfim, o céu é o limite quando se trata de informações sobre a sua persona. É importante unir tanto dados reais, por meio de pesquisas, quanto deixar a imaginação rolar. Contudo, lembre-se sempre do que se trata o seu negócio e quais objetivos você deseja alcançar com ele. Aí, sim, você saberá para quem deve vender.

Conheça a persona da Yuool

Por ser uma marca de calçados que busca a revolução no varejo por meio do investimento em pesquisas e materiais sustentáveis, a Yuool tem um perfil de público muito bem definido, que possui os mesmos valores e objetivos que a nossa empresa.

São pessoas que, assim como nós, acreditam que se preocupar com o planeta é uma obrigação, por isso, buscam peças que possam ser usadas por mais tempo e nas mais diversas ocasiões, gerando menos lixo desnecessário. Saiba tudo o que está por trás da nossa marca aqui.

Se você deseja uma vida mais simples e confortável, se preocupa com o seu proposito e acredita na moda minimalista, genderless e atemporal, seja bem-vindo(a) à comunidade da Yuool!

banner yuool