Veja 5 ideias de empreendedorismo e se inspire para o seu negócio

13 de setembro, 2022
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Veja 5 ideias de empreendedorismo e se inspire para o seu negócio

 

Se você busca ideias de empreendedorismo para colocar em prática, é interessante conhecer algumas opções que podem inspirar a abertura de um novo negócio. Assim, terá a possibilidade de ganhar uma renda extra ou, ainda, de conquistar independência financeira ao criar a sua própria empresa.

Neste artigo, mostramos quais são as principais ideias de empreendedorismo e explicamos por que essas categorias são bons investimentos para empreendedores. Veja qual sugestão se adequa aos seus interesses e planeje os próximos passos para a abertura do seu negócio.

5 ideias de empreendedorismo para você se inspirar

ideias de empreendedorismo

Os empreendedores podem investir em várias alternativas, como produtos alimentícios, cosméticos, itens de moda e os infoprodutos. Confira mais detalhes sobre cada uma das opções.

Alimentação

Uma das principais ideias de empreendedorismo são os negócios do ramo alimentício. As pessoas buscam o consumo de comida em qualquer época do ano, seja qual for o momento da economia.

Portanto, entre as ideias de negócios lucrativos estão o delivery de marmitas. Esse tipo de negócio atende principalmente a demanda de quem não tem tempo para preparar o almoço do dia a dia e prefere procurar refeições a um valor mais baixo do que aquele encontrado em restaurantes.

Outra boa sugestão para o segmento alimentício são os produtos saudáveis. O consumo desses alimentos foi acelerado pela pandemia, e a venda desses produtos atingiu R$ 100 bilhões em 2020, de acordo com o Euromonitor Internacional.

Para esse nicho, algumas ideias são, além das marmitas saudáveis, os pratos sem lactose e sem glúten. Os produtos vegetarianos e veganos também são mais uma tendência.

Produtos de moda

Além dos cosméticos, os produtos de moda também são preferência de empreendedoras brasileiras. Por isso, se você procura dicas de empreendedorismo feminino, pode se interessar por esse setor.

Entre as ideias de empreendedorismo para esse segmento, é possível ter uma confecção própria ou, ainda, fazer a revenda dos produtos. Você também pode optar por abrir um e-commerce ou loja física para vender os itens. Roupas, calçados e acessórios estão entre as opções de investimento.

Infoprodutos

Já os infoprodutos são ideias de negócios digitais para ter a comodidade de trabalhar pela internet. Dessa forma, os infoprodutores podem obter mais flexibilidade de horários e também de local de trabalho. Essa ocupação também oferece a possibilidade de reduzir os custos e escalar os ganhos.

Os infoprodutos são materiais informativos distribuídos no ambiente digital. Entre os principais tipos de produtos digitais estão os e-books, as videoaulas, os audiobooks e os podcasts.

Empreendedorismo social

De outro modo, as ideias de empreendedorismo social incluem negócios que apresentam impactos positivos na sociedade. Geralmente, esse tipo de empresa propõe soluções para mudar a realidade de comunidades vulneráveis. No entanto, se diferenciam de organizações do terceiro setor porque não dependem apenas de doações.

Em vez disso, essas empresas contam com receita em seus produtos ou serviços. Nessa perspectiva, são ideias de empreendedorismo para esse segmento as soluções para a educação, o atendimento à saúde, a geração de empregos e a habitação.

Produtos sustentáveis

Além disso, a sustentabilidade é um fator que atrai cada vez mais a atenção dos consumidores. Em vista disso, as empresas também estão se adaptando para criar produtos fabricados, gerando menor impacto ao meio ambiente, com matérias-primas sustentáveis e cuidados em sua cadeia produtiva.

Entre as ideias de negócios para esse setor estão as ecobags e embalagens ecológicas. Também é possível vender alimentos orgânicos, biojoias, embalagens soluções de paisagismo, entre outras.

Conheça o modelo de negócio da Yuool

A Yuool é uma marca de calçados que busca a revolução no varejo, para transformar a maneira como os produtos chegam aos clientes. A empresa é uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand), modelo de negócio nascido no digital. Por isso, a venda é feita de forma direta para o cliente final, sem dispor de canais de distribuição e intermediários.

A Yuool consegue vender um produto fabricado com os melhores materiais do mundo a um preço justo. A empresa ainda investe em pesquisa, tecnologia e sustentabilidade como aliadas para o desenvolvimento de cada peça. A marca acredita que um produto de qualidade é capaz de gerar menos ruídos e descarte para o planeta. Isso posto, garante qualidade desde o planejamento até a execução.

A Yuool conquistou o certificado Nativa Precious Fiber, um selo mundial baseado em princípios como rastreabilidade, sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Além do mais, a marca trabalha somente com fornecedores certificados, a fim de assegurar uma cadeia produtiva mais sustentável.

A empresa ainda se preocupa com todos os materiais empregados na produção. Entre as matérias-primas usadas nos tênis estão a lã Merino com garantia de bem-estar animal; o algodão orgânico, tecido com baixo impacto ambiental; e a garrafa PET reciclada e rastreada (para certificar uma segunda vida útil).

Se interessa por assuntos de empreendedorismo e finanças? Quer entender melhor o mundo dos investimentos ou deseja começar a investir? Baixe nosso e-book gratuito Guia minimalista para investir, em parceria com Clara Sodré, analista de alocação de fundos da XP Investimentos. Clique aqui!