Confira 4 dicas de como tirar mofo do tênis

21 de outubro, 2022
4 minutos de leitura
Dicas
Confira 4 dicas de como tirar mofo do tênis

Quer aprender como tirar mofo de tênis? A umidade pode causar esse tipo de problema, trazendo riscos à saúde e à integridade do seu calçado. Sendo assim, é interessante aprender algumas dicas para retirar o mofo e, então, voltar a usar o produto. 

Neste artigo, vamos citar recomendações para evitar que o seu calçado fique mofado. Depois, apresentaremos cinco dicas de como tirar mofo de tênis. O melhor é que você pode usar produtos que já tem em casa para fazer essa limpeza. Confira!  

Como evitar que o tênis fique mofado?

O mofo é a aglomeração de fungos que se formam em uma superfície. A umidade pode ser mais alta, a depender da época do ano e do lugar onde você mora. Do mesmo modo, o aparecimento do mofo no tênis depende de como você guarda o calçado. 

Por isso, para evitar um tênis mofado, é importante manter o produto em lugares bem arejados, como sapateiras abertas. Estantes e caixas apropriadas para calçados também facilitam a circulação de ar. 

No entanto, caso tenha um espaço fechado onde armazene seus sapatos, dá para usar algumas técnicas para evitar o mofo. Um dos cuidados com tênis que você pode adotar é usar saquinhos de sílica em gel, um material antisséptico e fungicida que muitas vezes acompanha calçados e bolsas recém-comprados. 

4 dicas simples de como tirar mofo do tênis

como tirar mofo do tênis

Afinal, o que tira o mofo de tênis? Entre as recomendações está aplicar produtos que ajudem a tirar essa mancha. Verifique os passos para a limpeza que indicamos a seguir. 

Retire os excessos

Inicialmente, recomenda-se fazer uma análise da mancha de mofo para entender a profundidade. Com cuidado, passe um pano sobre a mancha. Assim, dá para retirar os excessos do bolor presentes no calçado.   

Também é possível retirar o excesso com uma escova de dentes seca. Sem aplicar muita força, esfregue a mancha com auxílio do item. Em seguida, use a escova novamente, desta vez, ligeiramente umedecida.

Use uma mistura de água e vinagre

Após retirar o excesso dos fungos, uma das principais dicas de como tirar mofo de tênis é fazer uma mistura de uma porção de água e vinagre. Use um recipiente para juntar os ingredientes, colocando a mesma proporção de cada um — se usar 250 ml de água, também utilize 250 ml de vinagre, por exemplo. 

Em seguida, aplique a mistura para tirar mofo usando uma escova. Quando terminar de esfregar e tiver retirado a mancha, deixe o seu tênis secando naturalmente. Evite secá-lo ao sol para não danificar o calçado. 

Aplique uma mistura de água e bicarbonato

Mais uma recomendação de como tirar mofo de tênis é utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Para isso, separe 500 ml de água e uma colher de chá de bicarbonato. Use um recipiente para misturar os dois itens.

Com a ajuda de uma esponja macia ou de um pano, aplique a mistura de água e bicarbonato no seu calçado. Depois, esfregue o tênis com um pano úmido. Por fim, deixe o calçado secar

Utilize sabão em pó

A quarta dica é útil principalmente para quem quer saber como tirar mofo de tênis de tecido delicado, como cetim ou veludo. Esses casos demandam cuidados redobrados para que o item não seja danificado. Evite usar métodos mais agressivos para retirar o mofo e não utilize escovas para a limpeza. Em vez disso, prefira usar algodão ou um pano macio. 

Utilize o sabão em pó para lavar roupas e misture-o com água. Faça bastante espuma e aplique com o auxílio do algodão ou do pano. Deixe a espuma agir por ao menos uma hora. 

É indicado usar somente a espuma para evitar que o calçado fique muito molhado. Para finalizar, use um algodão levemente úmido para retirar o sabão e deixe o tênis secar. 

Yuool: simplicidade para o seu dia a dia

Os tênis da Yuool são minimalistas e sem gênero. Com isso, os produtos atendem às necessidades do seu dia a dia e podem ser combinados facilmente com outras peças do seu armário. 

Além disso, o Yuool Fit, o Yuool Home e o Yuool Tênis podem ser levados à máquina de lavar. Assim, podem ser higienizados mais facilmente e deixar sua rotina menos complicada. Basta seguir os passos recomendados para não estragar o seu tênis. 

É importante usar sabão em pó ou líquido, além de deixar os amaciantes longe do seu tênis da Yuool, já que esses produtos podem danificá-lo. Também é indicado utilizar água fria para a lavagem, pois o líquido quente pode prejudicar o seu tênis. 

Sempre configure a máquina no ciclo curto, de cerca de 30 minutos. Você também pode optar pela etapa de centrifugação para que o tênis fique seco mais rápido. Deixe o calçado secar de forma natural, à sombra, acompanhado dos moldes que vêm com o seu Yuool.

banner yuool