Confira 6 documentários sobre minimalismo para repensar o consumo

29 de março, 2022
5 minutos de leitura
Meio Ambiente
Confira 6 documentários sobre minimalismo para repensar o consumo

Os documentários sobre minimalismo apresentam depoimentos de pessoas que vivem com menos bens e foco no propósito. Por isso, as obras de não-ficção provocam reflexões importantes sobre as formas de consumo e os estilos de vida.

 

Neste artigo, selecionamos seis documentários sobre minimalismo para inspirar você a ter uma rotina mais simples. Confira a seguir os principais detalhes sobre eles e aproveite o seu tempo livre para assistir. Boa leitura!

 

Documentários sobre minimalismo: aprenda a viver bem com menos

 

 

Os documentários sobre minimalismo permitem aprender a respeito desse tema de uma forma bem leve. Desse jeito, é possível conhecer, por meio de histórias reais, os hábitos que você pode adotar se deseja viver bem com menos. Entenda adiante.

 

Minimalism: A Documentary About the Important Things

 

O documentário Minimalism: A Documentary About the Important Things, disponível para assinantes da Netflix, é realizado por Matt D’Avella e traz a dupla Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, do movimento The Minimalists.

 

Eles entrevistam pessoas que resolveram adotar o minimalismo em suas vidas e contam como encontraram a alegria nas coisas mais importantes. Além do mais, a produção destaca de que maneira a indústria pode despertar o consumo de maneira desenfreada.

 

No Impact Man

 

Caso você tenha interesse em documentários sobre minimalismo, pode gostar de assistir No Impact Man. Nesse filme, uma família relata os efeitos de adotar um estilo de vida que gere menos impactos ao meio ambiente.

 

Também disponível na Netflix, a obra mostra de que maneira eles vivem e abrem mão de comodidades, como a energia elétrica, em prol de uma rotina mais sustentável. O documentário também revela como eles se concentram em atividades com mais valor para a família.

 

Tiny House Nation

 

Tiny House Nation é um documentário que não trata necessariamente do minimalismo enquanto conceito, mas aborda práticas semelhantes a esse estilo de vida. O filme mostra como famílias buscam um cotidiano mais simples e menos ligado ao consumismo.

 

No documentário em formato de série, as pessoas se mudam para casas menores e mais personalizadas. A apresentação fica por conta de John Weisbarth e Zack Giffin.

 

The True Cost

 

Dirigido por Andrew Morgan, o documentário The True Cost é uma das referências para quem busca entender melhor a indústria da moda. Assistindo ao filme, você pode refletir sobre os impactos do consumo em questões como os direitos humanos.

 

O longa é gravado em várias partes do mundo e mostra os reflexos do consumo na cadeia produtiva. Os salários baixos e as jornadas de trabalho cansativas estão entre os problemas que os trabalhadores da indústria da moda precisam enfrentar.

 

Além do mais, o documentário aborda os impactos da produção fashion no meio ambiente. A moda é a segunda indústria que mais polui, ficando atrás apenas do setor de petróleo. Além disso, materiais como couro produzem resíduos químicos que prejudicam a natureza.

 

The Story of Stuff

 

Outro documentário que segue essa linha é o The Story of Stuff. Produzido por Annie Leonard, o curta-metragem pretende mostrar o custo das coisas que utilizamos na nossa rotina.

 

Com 20min de duração, o título tem uma abordagem didática e bem-humorada. O espectador pode acompanhar todo o processo produtivo, desde a extração até o descarte. Ao assistir à obra, você pode entender os riscos do consumo excessivo para o meio ambiente e a saúde da população.

 

Ordem na Casa com Marie Kondo

 

Mais uma opção entre os documentários sobre minimalismo é Ordem na Casa com Marie Kondo, que pode ser assistida na Netflix. A série é comandada por ela mesma, consultora de organização.

 

Ela é dona do método KonMari, que separa os objetos por categorias e estimula as pessoas a permanecerem com os itens que trazem mais alegria. Para começar, quem participa da série deve se comprometer a fazer a arrumação. Somente depois se inicia o descarte do que não precisa.

 

Além de aprender a organizar e a jogar fora as coisas que não servem mais, a série é muito divertida. O método de organização da casa também ajuda a colocar mais leveza na sua vida.

 

Yuool: tênis minimalistas para o seu dia a dia

 

Gostou de conhecer opções de filmes e séries sobre minimalismo? A Yuool é uma marca de calçados minimalistas, produzidos para durar por mais tempo e serem utilizados em várias ocasiões da sua rotina.

 

As nossas peças podem ser facilmente combinadas com outros itens do seu armário. Assim, vestir-se fica mais simples e você ganha mais tempo para o que realmente importa.

 

A Yuool também se preocupa com os princípios de sustentabilidade. Por isso, cuidamos para que a cadeia produtiva gere menos impacto ao meio ambiente. Desde a escolha de matéria-prima até a entrega das peças, adotamos medidas para minimizar os efeitos nocivos.

 

Os calçados da Yuool chegam até a sua casa em caixas feitas de material reciclado. Já o molde que acompanha o tênis é produzido com bagaço de cana-de-açúcar e projetado para gerar menos resíduos.

 

O folheto que detalha as características das peças também é feito de material reciclado e você pode utilizar esse folheto como marcador de livro para evitar descartá-lo.

 

Gostaria de adotar algumas práticas minimalistas? Preparamos um e-book com 25 dicas para viver uma vida mais confortável! Clique aqui para receber seu e-book gratuitamente e confira diversas formas de melhorar sua qualidade de vida.

banner yuool