Livros sobre empreendedorismo: 10 leituras essenciais para conferir

19 de junho, 2023
5 minutos de leitura
Empreendedorismo
Livros sobre empreendedorismo: 10 leituras essenciais para conferir

Abrir um novo negócio é sempre desafiador, não é mesmo? Afinal, existem diversos aspectos a serem considerados para esse novo começo, e buscar conhecimento nunca é demais. Por isso, reunimos uma lista com dez livros sobre empreendedorismo para que você possa conhecer algumas histórias inspiradoras.

Afinal, o que é empreender?

O empreendedorismo vem do verbo “empreender”, que significa “pôr em execução ou realizar”. No mundo empresarial, ele ganha um novo significado, estando relacionado à criação de novos produtos. Também é possível encontrar essa definição para algo relacionado à inovação e riscos.

A motivação pessoal é a constantemente razão pela qual as pessoas decidem empreender. Você sabia que mais de 3 milhões de empresas foram abertas no último ano no Brasil? Esse dado foi divulgado pelo Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia.

A Yuool, por exemplo, nasceu com o objetivo de revolucionar o varejo. Dá pra perceber que empreender está caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros, não é mesmo? Por isso, buscar conhecimento por meio de livros para empreendedores iniciantes ou mais experientes é essencial.

Confira 10 sugestões de leitura para começar a empreender

Quais são os melhores livros de empreendedorismo? Tudo depende do seu objetivo para começar o negócio. A seguir, trouxemos dez recomendações que podem orientar você na hora de iniciar esse novo capítulo na sua vida.

1- Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Inaugurando a nossa lista de livros sobre empreendedorismo, trouxemos Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Nele, o leitor encontrará várias dicas sobre educação financeira, aprendendo a lidar com o dinheiro. Isso é essencial para quem quer iniciar um novo negócio.

2- De Zero a Um, de Peter Thiel

Se está procurando um livro sobre negócios, vale considerar o De Zero a Um, de Peter Thiel. Ele é cofundador da PayPal e traz uma visão diferenciada sobre o empreendedorismo. Ao longo da leitura, você conhecerá algumas maneiras inovadoras de planejar o seu negócio. O autor acredita que é mais fácil copiar modelos antigos do que criar novos, mas que o progresso vem do monopólio.

3- A Startup Enxuta, de Eric Ries

Em A Startup Enxuta, o leitor embarca numa jornada para entender como a inovação contínua ajuda a criar negócios bem-sucedidos. É um livro mais focado em startups, que vem fazendo cada vez mais sucesso, mas é uma ótima opção para quem busca maneiras alternativas de empreender mesmo em negócios mais tradicionais.

4- Como o Google Funciona, de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Quando se pensa em um negócio bem-sucedido, o Google certamente vem à cabeça, certo? Por isso, um dos livros para empreendedores é Como o Google Funciona, de Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg. Os autores trazem casos e exemplos da história e do dia a dia do Google para que o leitor possa se inspirar.

5- Girlboss, de Sophia Amoruso

O quinto item da nossa lista de livros sobre empreendedorismo é focado na presença feminina nesse mercado. Girlboss, de Sophia Amoruso, conta a história da própria autora, que decidiu vender roupas de brechó no Ebay. Oito anos depois, ela se tornou fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de moda para jovens mulheres. A obra inspirou a série Girlboss, da Netflix.

livros sobre empreendedorismo interna

61bb4de25b489livros sobre empreendedorismo interna

6- O Jeito Disney de Encantar Clientes, de Disney Institute

Entre os livros que todo empreendedor deve ler, a obra O Jeito Disney de Encantar Clientes é uma ótima opção. Afinal, a fidelização de clientes é algo muito importante para qualquer negócio. No livro, você irá conhecer práticas e filosofias que a Disney executa no atendimento ao cliente.

7- Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser, de Patricia Lages

A obra Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser desvenda os segredos do mundo corporativo e do empreendedorismo para o universo feminino. Ao longo da leitura, você terá contato com algumas dicas que a autora aprendeu com sua própria experiência e por meio de uma extensa pesquisa.

8- A Coragem para Liderar, de Brené Brown

Liderança é algo que fará parte do dia a dia de qualquer empreendedor. Por isso, em A Coragem para Liderar, Brené Brown traz uma extensa pesquisa, com histórias e fatos reais sobre como a liderança corajosa pode fazer a diferença em várias situações do dia a dia.

9- Empresas Feitas Para Vencer, de Jim Collins

Nessa obra, Jim Collins mostra como algumas grandes empresas conseguiram ter sucesso ao longo do tempo. Mais do que isso, Empresas Feitas Para Vencer traz características universais que levam algumas corporações à excelência e outras não.

10- Mindset: a nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

Para finalizar nossa lista com livros sobre empreendedorismo, trouxemos Mindset: A nova psicologia do sucesso. Nessa obra, a professora Carol S. Dweck desenvolveu uma pesquisa sobre como a atitude mental que usamos para encarar a vida é fundamental para termos sucesso. Isso é muito bacana para quem está pensando em começar um novo negócio.

Inspire-se na história da Yuool!

Depois de finalizar suas leituras, que tal conhecer mais sobre a Yuool? Como você viu, nascemos com o objetivo de revolucionar o varejo. Como fazemos isso? Com produtos minimalistas e de qualidade, visando ainda a sustentabilidade. Você pode conferir tudo isso no nosso catálogo.

A Yuool tem uma relação direta com o empreendedorismo. Isso porque estamos sempre em busca soluções para problemas reais e formas de revolucionar a maneira como os produtos chegam aos consumidores. Inclusive, somos uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand), ou seja, um modelo de negócio digital que tem a venda de produtos diretamente para o consumidor final. Acesse e confira!