Conheça as principais características da cor índigo, a cor do ano

26 de maio, 2022
5 minutos de leitura
Estilo
Conheça as principais características da cor índigo, a cor do ano

A cor índigo é um corante natural que deu início ao processo de tingimento realizado pela indústria têxtil. Hoje, pela praticidade, a utilização do corante sintético é mais comum.

Sem precisar de produtos químicos para extrair o composto da planta e fixar a tinta no tecido, o procedimento não causa danos ao meio ambiente. Para saber do que se trata e como é a cor índigo, confira este artigo na íntegra!

O que é e o que a cor índigo significa?

Basicamente, o índigo é um tom do médio para o escuro, entre as cores azul e violeta. Muito utilizado desde a antiguidade, o pigmento foi encontrado pela primeira vez em um pedaço de tecido há 6.200 anos, no Peru.

Também existem evidências da aplicação da tinta azulada nas roupas dos faraós e na borda de faixas que envolviam múmias no antigo Egito. Isso sinaliza que a especiaria era associada à riqueza.

Extraído de alguns tipos de plantas Indigofera Tinctoria, presentes no sudeste da ásia, principalmente na Índia, o corante na cor índigo significa espiritualidade, conhecimento, criatividade e percepção elevada.

Onde e como a cor índigo é utilizada?

Para identificar que a cor é índigo, basta pensar nos modelos mais antigos e clássicos de calças jeans. Na época, as peças ainda eram tingidas com o tonalizante natural, mas, a partir do século XIX, passaram a ser coloridas com anilinas artificiais.

Além dessa utilização, a cor índigo é aplicada, frequentemente, em tratamentos cromoterapêuticos, em iluminação de ambiente, objetos decorativos, acessórios, alimentos e até detecção de enfermidades nos rins.

Entretanto, o uso mais predominante é na moda. Roupas de algodão, lã e jeans são as mais visadas pelo índigo. Em alguns casos, a tinta é utilizada como realçador para aprofundar os tons.

Como a cor índigo é feita?

A essa altura, você deve estar se perguntando: “como fazer a cor índigo? Será que é simples obter o corante?”. Para começar, saiba que a substância é extraída da planta de forma natural, por meio de um processo manual.

Geralmente, as folhas da planta são colhidas quando atingem três meses de idade. Após a extração, são colocadas em tanques com água e pressionadas. O líquido obtido é transferido para outro tanque.

Na sequência, a solução recebe oxigênio e é agitada por trabalhadores manualmente. Por fim, o fluido permanece em repouso para decantar. Então, o índigo precipitado é retirado, aquecido e moldado para secar ao sol, sendo comercializado em blocos, fragmentado ou pulverizado.

Homem usa tênis Yuool Fit na cor índigo

Por que o índigo é considerado a cor do ano?

Para quem é místico, segundo a numerologia, a cor de 2022 é o azul-índigo. Isso porque, de acordo com o cálculo, temos: 2022 = 2+0+2+2 = 6. Em outras palavras, o ano universal 6 é representado pelo índigo na cromoterapia.

Dessa maneira, conforme os estudiosos do assunto, a energia deste ano auxilia no despertar da consciência. Além disso, a cor índigo transmite tranquilidade e relaxamento do corpo e da mente, favorecendo a limpeza dos pensamentos negativos.

Índigo: a cor da moda e da sustentabilidade

A versatilidade é uma grande aliada da moda sustentável. Nesse sentido, as cores índigo e preto, por exemplo, formam uma combinação atemporal, com certa neutralidade e originalidade na medida certa!

Além disso, o consumo consciente cresce. Com isso, o corante natural azul volta a ganhar destaque na moda. Comparado a pigmentos sintéticos, que visam a produção em massa, o índigo não causa danos ao meio ambiente, contribui com o movimento slow fashion e ainda:

  • resiste bem à lavagem;
  • apresenta tom sólido e estável no tecido;
  • não desbota com o sol;
  • proporciona diferentes tonalidades de azul.

A relação da Yuool com a cor índigo

Diante de tantas vantagens promovidas pelo azul-índigo, a Yuool não podia abrir mão de usar a coloração em seus produtos. Portanto, confira alguns dos calçados que apresentam essa cor a seguir.

Yuool Indigo

O tênis produzido em lã Merino italiana conta com certificado de sustentabilidade e possui propriedades responsáveis por garantir o conforto térmico. Desse modo, não importa a estação do ano, o calçado é sempre agradável aos pés.

Com solado de EVA e palmilha em viscoelástico, a pisada é macia e distribui o peso do corpo com equilíbrio. O modelo na cor índigo combina tanto com peças casuais quanto sofisticadas.

Yuool Fit Indigo

Ideal para a prática de exercícios físicos, o Yuool Fit Indigo apresenta solado em grafeno, o que confere alta durabilidade e resistência ao produto. Além disso, o cabedal do tênis é fabricado com algodão orgânico (50%) e garrafa PET reciclada rastreada (50%), reduzindo, consequentemente, os impactos ambientais.

Yuool Home Indigo

Se o intuito é manter o conforto e o estilo em casa, o Yuool Home Indigo é a alternativa perfeita! Também confeccionado a partir de algodão e garrafa PET reciclada e rastreada, o calçado é tecnológico, possuindo altíssimo nível de respirabilidade e ação antiviral.

A palmilha é forrada com lã Merino certificada, enquanto o solado é fabricado em EVA. O calçado representa a modernização das pantufas. Já a cor índigo reforça a noção de autenticidade e atemporalidade.

Saiba mais sobre a Yuool

Todos os tênis da Yuool são desenvolvidos a partir de técnicas sustentáveis, com matérias-primas e fornecedores certificados. Por meio de muito investimento em pesquisa e tecnologia, os calçados buscam fortalecer os pilares do conforto e minimalismo.

Afinal, os modelos são versáteis e altamente duráveis, o que facilita a composição de looks cotidianos e mais elaborados. Portanto, para quem quer caminhar para o futuro de forma consciente, a Yuool é uma excelente companhia!