Conheça os tipos de pés e os sapatos ideais para cada um

26 de outubro, 2022
5 minutos de leitura
Dicas
Conheça os tipos de pés e os sapatos ideais para cada um

Você já parou para pensar que nós, como seres humanos cheios de características únicas, também possuímos tipos de pés diferentes? Essa é uma observação importante a se fazer na hora de comprar calçados, pois existem modelos que se encaixam melhor a determinados formatos de pés. 

Entender qual é o formato do seu pé ajuda a prevenir lesões, reduzir as chances de incômodos ao caminhar e até mesmo diminuir a ocorrência de dores. Para te ajudar a entender quais são os tipos de pés existentes e as diferenças entre eles, além de te guiar na hora de escolher um calçado que traga mais conforto e melhor performance, nós criamos este artigo. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

tipos de pés

Pé cavo

O pé cavo, também conhecido como pé varo, possui uma curvatura maior do que as demais no arco maior, o que fica mais evidente quando a pessoa caminha. Em casos mais extremos, a planta do pé sequer toca o chão.

Quem tem esse tipo de pé precisa sempre ficar atento ao praticar atividades físicas. Isso porque, geralmente, há uma chance maior de sofrer uma lesão e dores crônicas devido à menor flexibilidade e maior rigidez dos pés.

Para quem possui esse tipo de pé, é recomendado o uso de calçados que tenham a palmilha mais elevada, o que facilita o equilíbrio da distribuição do peso do corpo. Neste artigo, você pode saber mais sobre todos os formatos existentes de palmilhas e verificar qual é o mais indicado para você.

Pé grego

Devido à nossa herança cultural da Grécia Antiga, o pé grego é um dos mais comuns no Ocidente. Ele tem como característica principal o segundo dedo maior do que os outros, formando uma espécie de triângulo. 

Na hora de escolher os sapatos, quem tem pé grego deve prestar bastante atenção ao tamanho e levar em conta o comprimento do dedo mais longo. Caso isso passe despercebido, o dedo mais longo ficará pressionado contra o sapato, o que poderá resultar em desconforto e dores. 

Também é importante investir em calçados que ofereçam um apoio adequado a esse tipo de pé e ajudem a corrigir a postura ao caminhar, evitando até mesmo problemas nas costas a longo prazo.

Pé plano

Já o pé plano, ou “pé chato”, como é popularmente conhecido, tem pouco ou nenhum arqueamento, fazendo com que ele (ou a maior parte dele) entre em contato com o chão. É exatamente o oposto do pé cavo.

Embora seja um formato de pé mais flexível do que os demais, também pode levar a problemas de saúde, como artrose e fadiga muscular das pernas. Por isso, um acompanhamento médico frequente é ideal para evitar qualquer tipo de consequência que a sua pisada possa ocasionar. 

É também um tipo de pé que requer cuidados especiais no dia a dia, principalmente com os calçados. Uma solução é optar por palmilhas ou sapatilhas mais altas e de tecido, que deixem o encaixe dos pés mais confortável.

As palmilhas dos tênis da Yuool, por exemplo, são compostas por viscoelástico, um material que consegue se ajustar aos pés, oferecendo o máximo de conforto para o dia a dia de quem usa.

Pé romano

Esse é um dos tipos de pés mais raros. Estima-se que apenas 10% da população tenha esse tipo de pé. No pé romano, os três primeiros dedos, incluindo o dedão, são praticamente do mesmo tamanho e maiores do que os demais. Por isso, a ponta dos dedos possui uma forma quase reta e quadrada.

Se você tem esse formato de pé, procure sapatos mais largos, que garantam espaço suficiente para acomodar todos os dedos, já que a maior parte deles possui o mesmo tamanho. Isso evita que os dedos se esfoliem ou formem calos.

Pé egípcio 

O pé egípcio é considerado um dos tipos de pés mais comuns na população mundial. Ele se caracteriza pelo fato de o dedão ser bem maior do que os demais dedos, ocasionando uma linha diagonal decrescente que faz lembrar o desenho de uma escada.

Por ser um formato popular, a boa notícia é que a maioria dos calçados serve para quem tem o pé egípcio. Então, para essas pessoas, existe uma infinidade de sapatos no mercado. A única dica é ficar de olho no tamanho deles. Aqui, você encontra um passo a passo de como encontrar o tamanho de tênis ideal para você.

A Yuool se preocupa com todos os tipos de pés

A Yuool defende a ideia de que o mundo deve ser mais confortável para todas as pessoas. Por isso, acreditamos que é possível estar sempre por dentro de uma moda atemporal, sem distinção de gênero e que contribua para o amplo bem-estar.

Também podemos dizer que os nossos tênis são pensados para todos os tipos de pés, para que você se sinta cada vez mais conectado com quem você é, sempre indo em busca do conforto que merece.

Tecnologia e sustentabilidade

Na Yuool, nós integramos pesquisa, tecnologia e sustentabilidade em todos os processos de desenvolvimento de nossos produtos, embalagens e acessórios. Todos os itens são feitos a partir de materiais sustentáveis e de qualidade. 

O tecido dos Yuool Tênis, por exemplo, é feito com uma lã de fibra natural, a lã Merino. Além de ser fiada e tecida na Itália, ela possui uma qualidade inigualável, que contribui para o seu bem-estar no dia a dia sem causar prejuízos à natureza. Para completar, o solado é feito de EVA, um material leve e flexível.

Enquanto isso, o Yuool Fit, voltado para pessoas que buscam calçados próprios para as atividades físicas, é produzido a partir de um tecido composto por 50% de algodão orgânico e 50% de garrafa PET reciclada e rastreada. Também contamos com uma tecnologia em sua entressola que oferece uma supermaciez ao calçado.

Já o Yuool Home 2.0, uma nova versão da nossa linha pensada no conforto doméstico, possui palmilha ultrassoft, com aberturas que permitem a respiração absoluta do pé. Além disso, o tecido também é composto por garrafa PET reciclada e rastreada, proporcionando maior conforto e durabilidade.