Customização de tênis: aprenda técnicas práticas e criativas

12 de janeiro, 2023
5 minutos de leitura
Moda
Customização de tênis: aprenda técnicas práticas e criativas

Ícones da moda contemporânea, os tênis são parceiros inseparáveis na hora de praticar esportes, curtir o fim de semana ou até mesmo trabalhar. A verdade é que não queremos nos separar deles! Por isso, é comum pensarmos em formas criativas de repaginar os modelos utilizando técnicas como a customização de tênis.

Esse é um jeito fácil e prático de personalizar calçados novos, revitalizar peças antigas ou simplesmente imprimir o seu toque pessoal aos modelos. Por isso, hoje, você vai aprender a deixar os seus tênis preferidos ainda mais exclusivos e originais. Siga a leitura deste conteúdo e confira dicas incríveis sobre customização de tênis!

O que é a customização de tênis

A customização de tênis é uma técnica utilizada para transformar os calçados por meio de pequenas alterações nas formas, cores e materiais das peças. O objetivo é criar um novo conceito para os modelos, tornando-os mais autênticos.

Essas alterações artísticas também podem ser utilizadas para restaurar peças antigas e desgastadas. Em ambos os casos, o resultado será um tênis personalizado, exclusivo e único. É possível customizar os modelos utilizando materiais acessíveis, como tinta, caneta, fita de tecidos e glitter.

Como customizar o tênis? 

customização de tênis

Agora que você já sabe o que é, chegou a hora de aprender como customizar o tênis. Existem diversas formas de transformar os calçados. Algumas utilizam tinta e pincel, outras, sprays e até ferramentas como o aerógrafo. Assim, antes de começar o projeto, é interessante decidir qual é o efeito desejado e a técnica mais indicada.

É possível conseguir vários resultados com a customização de tênis. Você pode, por exemplo, alterar a cor em locais específicos do calçado ou acrescentar alguns detalhes charmosos, como pedras e glitter. Em outros casos, é possível transformar totalmente a peça, adicionando lettering ou ilustrações.

Dessa forma, basta usar a criatividade e deixar o tênis com a sua cara. Para você se inspirar, veja algumas sugestões simples e que tornarão qualquer tênis ainda mais incrível!

Como pintar um tênis 

Aprenda como pintar um tênis de couro de forma prática e rápida. Para isso, você precisará de tinta para couro, uma caneta marcadora permanente, fita-crepe e um pincel fino.

Com os materiais em mãos, demarque com a fita-crepe a área que será pintada e comece usando o pincel e a tinta. Para detalhes, como nomes e logos, utilize a caneta marcadora. Esse procedimento é ideal para quem gostaria de aprender como pintar um tênis de couro sem gastar muito.   

Como customizar tênis com renda 

Outra forma rápida e acessível de transformar o tênis é utilizando tecidos. Uma sugestão que traz um resultado charmoso é colar pequenos pedaços de renda no calçado. Aprender como customizar tênis com renda também é bem simples.

Recorte os pedaços de renda do tamanho e no formato que preferir. Em seguida, cole o tecido nos locais desejados utilizando cola universal. Você pode cobrir toda a extensão do calçado ou apenas locais específicos. Essa técnica é uma boa opção para revitalizar tênis com manchas ou marcas de desgaste.  

Como customizar tênis com strass 

Essa é uma ótima sugestão para quem busca aprender como customizar tênis branco. Os materiais necessários são apenas as cartelas de strass, cola própria para esse tipo de pedra e uma tesoura.   

Para começar a transformação, corte os strass em tiras e cole-os aos poucos no tênis. Pule os espaços das costuras e cubra toda a peça. Você pode deixar o logo em branco ou cobri-lo. O que importa é que a peça combine com você.   

Customização de tênis profissional

Se você se identificou com os tênis customizados, mas não quer se aventurar no trabalho artístico, é possível terceirizar essa tarefa. Atualmente, há diversos profissionais especializados em customização de tênis.

Nesse caso, você terá um projeto único e adaptado ao seu estilo pessoal. Os designers trabalham com temáticas variadas, que incluem marcas de refrigerantes, atletas famosos, super-heróis, pinturas abstratas, entre outras.

Quem quer ainda mais praticidade pode adquirir modelos que já vêm customizados, como o Yuool Kobra. O tênis é fruto da collab entre a Yuool e o artista Eduardo Kobra. Com um solado estilizado, ele é perfeito para os amantes de arte e cultura, além de contar com uma tecnologia resistente ao desgaste.

As peças — com edição limitada — trazem conforto e autenticidade, além de contribuir para uma causa social. Uma atitude de vanguarda, que visa a transformar vidas por meio da arte e do apoio ao Instituto Kobra.

Na Yuool, você encontra tênis atemporais para te acompanhar em qualquer jornada!

Nada melhor do que ter o estilo aliado ao conforto, não é mesmo? Dessa forma, a customização de tênis fica ainda mais especial se for realizada em calçados versáteis, macios e confortáveis. É exatamente isso que a Yuool faz por você!

Aliando o design autêntico ao estilo atemporal em produtos que trazem o certificado Nativa Precious Fiber, a Yuool garante sustentabilidade, bem-estar animal e responsabilidade social corporativa. Tudo para você ter os melhores tênis para te acompanhar em qualquer jornada! Acesse o site e saiba mais!

banner yuool