Descubra a história da cor vermelha e seu significado

22 de fevereiro, 2023
5 minutos de leitura
Moda
Descubra a história da cor vermelha e seu significado

Você já se perguntou qual é a história da cor vermelha? Esse tom vivo e intenso está presente em todo lugar: desde logotipos de marcas até roupas e maquiagem. É inevitável cruzar com essa cor no dia a dia! 

Se você quiser entender como surgiu a cor vermelha e quais são os seus significados e tonalidades, continue a leitura! Neste artigo, você vai conferir essa e outras curiosidades sobre o uso dela na moda e na indústria têxtil. Confira já!

Como surgiu a cor vermelha?

Quando o assunto é a história da cor vermelha, uma das primeiras coisas que você deve saber é que esse tom está entre os mais antigos em uso pela humanidade. Ele foi empregado pela primeira vez nas paredes das cavernas pré-históricas da Era Paleolítica, segundo estudos arqueológicos em regiões da África e da Ásia. Na época, o pigmento era obtido a partir de argilas e terras avermelhadas.

Na Pré-História, a tonalidade era utilizada para pintar o corpo a fins estéticos ou religiosos. A origem da cor vermelha também está associada ao desenvolvimento da extração do pigmento da cochonilha, um inseto comumente encontrado em árvores da região Mediterrânea. 

Com o passar do tempo, o pigmento passou a ser empregado em objetos de decoração, estátuas, louças e vestuário. Com isso, desenvolveram-se também os diferentes tons de vermelho, como o cereja, o bordô, o ocre, o carmim, o escarlate, entre outros.

Significado da cor vermelha

Ao longo da história da cor vermelha, a tonalidade foi ganhando diversos significados novos, a depender do contexto em que estava inserida. No Egito Antigo, por exemplo, a cor representava vida, saúde e vitória. 

O significado da cor vermelha esteve muito relacionado à religião, já que era a cor que representava o sangue de Cristo no Cristianismo, por exemplo. Entre povos europeus, bem como em civilizações americanas e asiáticas, a cor era utilizada nos trajes oficiais para representar a autoridade dos impérios.

A psicologia e história das cores indica que a tonalidade traz uma sensação de urgência e provoca a ação, o que faz com que muitos profissionais de marketing utilizem esse recurso em campanhas de promoção. Essa ideia também funciona nas sinalizações de emergência, já que a cor é capaz de se destacar no ambiente.

Alternativamente, o vermelho está muito associado à sensação de fome. Não é à toa que grandes marcas do setor alimentício, como McDonald’s, Pizza Hut e Burger King usem a cor nas suas identidades visuais. Hoje, o vermelho costuma significar paixão, desejo, ira, intensidade, energia, força e calor. 

O vermelho na moda

história da cor vermelha

O uso do vermelho na moda acontece desde a Antiguidade. Como vimos, as vestimentas nessa cor eram utilizadas por diversos povos para representar autoridade e soberania. Hoje, o tom já tem seu espaço garantido nas coleções de moda, das grifes de luxo às lojas de departamento.  

Usar looks com tons de vermelho transmite uma mensagem de elegância, firmeza, energia, sensualidade e poder. A cor combina bem com tons neutros, como preto, branco e cinza, e pode ser usada tanto em ocasiões formais quanto informais.

Com ele, você pode criar looks marcantes ou mesmo apostar em peças em cores neutras com alguns acessórios em vermelho para dar um up no visual. Aposte em tênis, sandálias, colares, brincos e outros acessórios no tom sem medo de ser feliz!

O que significa sonhar com a cor vermelha?

Outra curiosidade interessante sobre a história da cor vermelha é que, ao longo do tempo, os sonhos com essa tonalidade vêm ganhando significados específicos no imaginário popular.

Segundo a cromoterapia, as cores têm relação direta com as nossas emoções e humor. Por isso, sonhar com vermelho pode ser um sinal de que você precisa dar atenção especial a certos aspectos emocionais que podem estar escondidos no seu inconsciente.

Como o tom é ligado a sentimentos fortes, como paixão ou ira, sonhar com a cor vermelha pode ser um sinal de que você está nutrindo emoções desse tipo. No mesmo caminho, se a cor apareceu em um sonho seu, também pode ser um indicativo de que você passará por momentos intensos, seja no âmbito pessoal ou profissional. 

Há quem diga também que sonhar com vermelho pode ser um sinal de alerta, perigo ou ameaça. Essa interpretação sugere que a cor rubra em sonho pode indicar a necessidade de tomar cuidado com alguma situação da sua vida.

Conheça os modelos de tênis vermelho da Yuool!

E aí, gostou de descobrir a história da cor vermelha e os significados atribuídos a ela? Se a tonalidade está entre as suas preferidas para apostar em looks marcantes, você precisa conhecer o modelo de tênis vermelho da coleção da Yuool.

Produzido em lã Merino fiada e tecida na Itália com certificado de sustentabilidade, o modelo conta com propriedades térmicas para manter a temperatura dos pés em qualquer estação do ano. Assim, aliamos o uso de matéria-prima não nociva ao planeta ao investimento em tecnologia para desenvolver produtos sustentáveis, confortáveis e estilosos.

Em nosso site, você encontra, ainda, opções de calçados em tonalidades similares ao vermelho. Na linha casual, por exemplo, oferecemos um modelo bordô, enquanto na linha fit é possível encontrar tênis cor-de-rosa. Gostou? Confira nossa coleção completa e adquira já o seu calçado Yuool!

banner yuool