Descubra como tirar ferrugem de tênis

14 de abril, 2023
5 minutos de leitura
Lavagem
Descubra como tirar ferrugem de tênis

Você já se perguntou como tirar ferrugem de tênis? As manchas de ferrugem são um problema bem chato, que pode aparecer tanto nas roupas quanto nos calçados que têm zíperes, fivelas e/ou botões de metal. Isso porque essas peças podem oxidar quando expostas à umidade, o que causa essas marcas amareladas.

Se você encontrou uma mancha de ferrugem no seu tênis, não se preocupe. Remover esse tipo de mancha é mais fácil do que parece! Aqui, no blog da Yuool, vamos contar todas as dicas que você precisa saber para tirar ferrugem do tênis. Fique conosco para conferir todas as informações!

Por que o tênis fica manchado de ferrugem?

Antes de contar como tirar ferrugem de tênis, é importante entender o que causa esse problema nos calçados. Bem, a ferrugem é resultado de um processo químico chamado de oxidação, que acontece quando algum tipo de metal entra em contato com umidade.

É por isso que é muito comum encontrar essas marcas amareladas em tênis e/ou outros calçados que contam com partes fabricadas em metal, como fivelas, zíperes, botões, ilhoses, entre outros.

Como tirar ferrugem de tênis: conheça as opções

como tirar ferrugem de tênis

Vamos à resposta para a pergunta: afinal, como tirar ferrugem de tênis? Existem alguns truques que podem ajudar você a recuperar um tênis manchado de ferrugem. Mas atenção! Antes de seguir qualquer uma das dicas abaixo, confira na etiqueta, ok?

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um produto curinga para tirar ferrugem de tênis. Mas como tirar ferrugem de tênis com bicarbonato? Faça uma mistura da substância com água e aplique diretamente na parte enferrujada. Depois disso, deixe a peça secar. Em seguida, enxágue com água fria e lave normalmente.

Detergente neutro

O detergente neutro é outro bom produto para tirar ferrugem de tênis. Adicione uma colher de chá de detergente neutro para louças em um copo com água morna. Aplique a mistura sobre a mancha. Em seguida, deixe secar por cerca de cinco minutos. Para finalizar, basta enxaguar com água fria.

Vinagre branco com sal

Quando o assunto é o que tira ferrugem de tênis, a misturinha de vinagre branco com sal com certeza faz parte da lista. Aplique a combinação diretamente na mancha, deixe secar por alguns minutos e depois enxágue para verificar se a marca realmente saiu.

Evite utilizar produtos muito abrasivos, que podem danificar o tecido e/ou manchar ainda mais o tênis. Para fazer uma limpeza completa, verifique na etiqueta se o seu tênis pode ser lavado na máquina. Esse processo é simples e rápido e vai te ajudar a deixar o calçado mais limpo.

Os sapatos da Yuool podem — e devem! — ser lavados na lavadora, mas é importante tomar alguns cuidados, como evitar o uso de água quente e amaciante. Além disso, nunca use a secadora. Deixe o tênis secar naturalmente à sombra. Os tênis não possuem partes fabricadas em metal, por isso, podem ser lavados livremente na máquina.

Como tirar ferrugem de tênis de pano

Como tirar ferrugem de tênis de pano? Sabemos que, a depender das características do material no qual o tênis é fabricado, o processo de tirar manchas de ferrugem pode variar. No caso dos tênis de pano, que têm o material um pouco mais frágil, podem surgir dúvidas na hora da limpeza.

A verdade é que as dicas para tirar ferrugem de tênis de pano são as mesmas do que para calçados de outros materiais. Porém, é necessário ter um cuidado a mais na hora de escolher o produto certo. Sempre leia as instruções de lavagem do fabricante e evite esfregar demais os tênis de pano para não desgastar o tecido.

Como prevenir as manchas de ferrugem?

Além de saber como tirar ferrugem de tênis depois que o problema já se instaurou, é muito útil entender também como prevenir que as marcas amareladas surjam novamente com o passar do tempo. As manchas enferrujadas nem sempre saem com tanta facilidade, então, é essencial prevenir.

Para prevenir, é importante limitar o contato do calçado com a água e evitar ao máximo que o tênis fique molhado ou úmido. Caso isso aconteça, seque o calçado imediatamente para evitar que o metal fique em contato com a umidade. Em dias de chuva, prefira sair com calçados que não contam com peças em metal.

Yuool: conheça os modelos de tênis da marca

Agora você já sabe como tirar ferrugem de tênis! Gostou das dicas? Se está buscando novos modelos de tênis para completar seu guarda-roupa, a Yuool é a opção certa! Somos uma DNVB (Digitally Native Vertical Brand), por isso, nosso modelo de negócios é 100% nascido no digital.

Oferecemos venda direta para o cliente final, sem canais de distribuição e intermediários. Com esse modelo, conseguimos vender produtos de qualidade a preços justos, aliando pesquisa e tecnologia no desenvolvimento de cada peça.

Acreditamos que um produto de qualidade gera menos descarte para o planeta. Investimos em práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva, da fabricação à entrega. Acesse nosso site para conferir a coleção completa com tênis casuais e fitness.

banner yuool